martes, septiembre 26, 2006

De volta a casa, cansada de tanto viajar...



Grand Palácio, em Bankgok; Mari após a cerimônia do casamento; Joan e Joana, de 5 anos; passeio de elefante, com todos os convidados, após a cerimônia (e a Mari vestida de noiva!!!) e com a Esperaça, mae da Joana, após o passeio de elefante. Para ampliar, clique na foto.

Tailândia: O mais bonito realmente, de toda a viagem, foi mesmo o casamento da Mari e Pukhet, que é um verdadeiro paraíso e acho que poderia ter ficado por lá mais um mês inteiro sem reclamar….rs…. Para quem gosta de sossego, recomendo o Katathani, que está en Kata Noi, no sul de Pukhet: o hotel é uma maravilha e o lugar, um paraíso. Enquanto você está na piscina, vem as tailandesas oferecendo-se para fazer manicure, pedicure, massagem nos pés ou massagem tailandesa. Eu fiz de tudo e o preço é dez vez menor que aquí na Espanha. A massagem tailandesa dura quase uma hora e nao fica um centímetro do seu corpo sem ser tocado. O melhor, deitado na grama, debaixo da sobra de uma árvore, ouvindo as ondas do mar…. Eu achei que aquela mulher era um anjo!!!!rs… Convenci o Joan para fazer também e ele adorou também. Achei as tailandesas lindas e os tailandeses, feios, coitados…rs… Mas isso sim, muito gentís, muito educados e amáveis. A comida excelente, mas tudo “pimenta com…”, suuuuuuuper apimentado…. e na India, e no Nepal….. quero ficar um mês sem por pimenta na boca!!!
Pela noite nós todos íamos jantar juntos e dar uma volta por Patong, que é a parte mais agitada da Ilha, muitos turistas, muitas lojas, etc. Foi muito atingido pelo Tsunami e já reconstruído. Kata nao sofreu tantos prejuizos, mas assim como em Patong, tem placa de "Rota de escape" para possíveis Tsunamis e instruçoes...rs.... eu, hein!!Nao tenho fotos da cerimonia, pois tinha deixado a câmera no quarto onde a Mari se vestiu, mas nem que a tivesse levado, chorei pra caramba aliás, foi uma choradeira danada, desde que a Mari pois os pés dentro: a mae do Jason soltou -"beautifoul!!!" e começou a chorar... e o Jason, eu, a Esperança, a Doris....rs.... foi muito emocionante. Assim que a Mari ou o resto do pessoal me mandar mais fotos eu posto, vale? Que conste que ela me autorizou a postar fotos do casamento...rs....



Sentada em frente ao Tajmahal; indianas entrando no recinto do Tajmahal, que é imenso; outro passeio de elefante em Jaipur (subiam carregados de turistas e desciam vazios) e tuk tuks, onde cabem dois passageiros atrás....teoricamente...rs.... (clique nas fotos para ampliar)

A India foi o país que menos gostei (sim do TajMahal, óbvio): um calor absurdo que tornava impossível ficar fora do carro com ar condicionado ou do quarto do hotel, pois literalmente sentia queimar o corpo, mesmo à sombra. Outra coisa era o ataque massivo e insistente de todos, oferencendo-nos coisas para comprar, e o pior de tudo, crianças tao pequenas que me partia a alma. Se você fraquejava e comprava a um, entao era ainda pior. Fraquejei muitas vezes comprando qualquer besteira que nem me interessava só para ajudar as crianças, mas me sentia muito mal…. Delhi, em alguns lugares, parece o bairro dos Jardins, em Sao Paulo, mas todo o trajeto que fizemos pelo Triângulo de Ouro (Delhi, Agra e Jaipur) só vimos a mais absoluta miséria, um caos total de gente, bicicletas, camelos, motos, carros, buzinando sem parar (eles usam mais a buzina que qualquer outra coisa. Seta, nem pensar)… As indianas também sao lindas, embora todas sejam muito parecidas e acho que 99,5% usam sari: cores e mais cores…. Muito bonito.
Lá, tem que dar gorjeta para tudo: ninguém tira uma foto de você, sem gorjeta e também nao pode fazer foto de ninguém, sem pagar. Vai no banheiro, te abrem a torneira e te dao o papel na mao (nunca tem papel higiênico nos banheiros), mas tem que dar gorjeta… eles te chamam para ir no banheiro!!! Ao mesmo tempo, essa pessoa que fica o dia todo lá esperando que você vá, nao se preocupa em limpar nada. O conceito deles de limpeza é completamente diferente do nosso. Eles bebem uma água amarela que eu nem acreditava….
Achei os indús mais sacanas: com propina (gorjeta), simpáticos. Sem propina, antipatía total. Você pede um jantar no quarto, e eles trazem em três etapas, para você ter que dar três gorjetas. Assim como as malas: se sao três, uma para cada um, assim você tem que pagar aos três…rs….
O trânsito, a coisa mais absurda que eu já vi na vida. Só vendo para crer: motos com cinco pessoas: pai, filhos e mae com bebê nos braços. Tudo sem capacete…
Duas vezes, em plena Rodovia, de sentido único, demos de cara com um caminhao e um carro, na contra-mao!!! Menos mal que a velocidade máxima lá, é de 80 km/h, porque senao seria uma catástrofe…



Com um velhinho simpático em Potala; com a Sanguita no recinto da ONG "Amics de Nepal"; outro nepalí simpatiquíssimo; Golden Temple; rio onde incineram os mortos (da pra ver dois corpos alí a espera...); nas escadarias do Monkey Temple, uma senhora mendigando e um macaco moribundo, esperando para morrer; e alguns dos centenares de macacos do mesmo templo... (clique nas fotos para ampliar)

Nepal, Katmandu. Dizem que é um dos países mais pobres do mundo, mas gostei mil vezes mais de Katmandu, que de qualquer lugar da India. Pena que nesta época ainda chove muito e nao pudemos ver os Himalaias, porque existe um passeio de aviao para sobrevoar o Everest…. Mas estava super nublado. A melhor época começa agora em outubro, novembro, quando termina a época das chuvas. O pessoal vai muito lá para fazer trekking e nós planejamos fazer um de 21 dias, quando pudermos.

Lá nós fomos visitar a Sanguita, que o Joan apadrinhou há uns 7 anos atrás e agora já está com 13 anos. Achei ela muito fofa, super tímida. Também me partiu o coraçao quando entrei na ala dos bebês… todos órfaos…
O artesanato, as roupas, etc, eu achei mais bonitos que os indianos, pois nao tem tanto brilho, sao mais simples.

Eu creio em Deus, oro a ele, agradeço sempre e peço proteçao, mas, sem querer ofender, cada vez mais tenho a certeza de que as religioes sao o mal da humanidade. Assim como quando estive no Vaticano, senti um repúdio total por tanto luxo e riquezas da igreja, nestes paises que visitei, vi templos e mais templos cheios de Deuses e Budas de ouro, o povo doando o que nao tem…. Para que??? Os animais mortos de fome, o povo morto de fome…. Nao entra na minha cabeça. Vi os palácios todos de mármore, ouro….. e o povo, morto de fome…. Sempre foi assim e será que, sempre será?????
Admiro a filosofia do Buda. As coisas que ele pregou, séculos antes de Cristo, sao extremamente sábias, mas como sempre, a crença e o poder acabam disvirtuando algo simples, sem rituais, sem parafernálias, santos ou estátuas de ouro. Para que serve tudo isso se as pessoas estao morrendo de fome e nao tem acesso ao mais básico para viver dignamente????

Para quem vive se queixando da vida, dar uma voltinha por estes lugares é uma excelente terapia para aprender a dar valor ao que tem, e quando digo o que tem, me refiro ao “básico do básico”, que tem gente no mundo que sequer sabe o que é….

Beijus......






lunes, septiembre 18, 2006

From Taj Mahal...

Correndo, so pra dizer, sem acentos..rs... que o casamento da Mari foi o mais lindo que eu presenciei na minha vida e ela, a noiva mais linda. Foi uma cerimonia tailandesa budista e eu participei como guardia da entrada (se eu nao quisesse, o noivo nao podia entrar...rs..., junto com a Esperanca, uma outra amiga angolana da Mari que deve ter sido outra das minhas irmas em outra encarnacao, pois eh um verdadeiro anjo e eu me apaixonei por ela e pela filhinha dela, Joana, que foi a dama de honra e me dizia todo o tempo que eu era bonita e que me amava...rs.... Pukhet eh um verdadeiro paraiso e os tailandeses sao muito amaveis, um povo muito humilde e simpatico.

Acabamos de voltar de ver o Taj Mahah, em Agra (India) e nao tenho palavras para descrever.... soh que estou triste pela pobreza e pelas criancas que vieram em comitiva atras de mim pra eu comprar lembrancinhas... teve uma menina que correu atras do carro e eu nao aguentei, pedi para o motorista parar....

Bueno, era soh para dar sinal de vida. As fotos eu soh poderei postar quando voltar para casa, pois aqui no hotel nao dah pra descarregar as fotos.

Um beijo grande a todos e muitas saudades das minhas "quatro gatas", Sam, Nath, Jolie e Bella...rs...

domingo, septiembre 10, 2006

Tailandia, India e Nepal...



Namastê!!!
Daquí 15 dias estamos de volta...
Um beijo grande a todos!!!

viernes, septiembre 01, 2006

De Londres a Barcelona…

Depois de passar toda a semana com a Mari em Londres, cá estou de volta, aproveitando os dias que restam até partir com destino a Tailândia para assistir ao casamento dela e do Jason.

Foram uns dias estupendos, a pesar de chover dia sim, dia nao, o que nao interferiu nos nossos planos, afinal, eu nao fui a Londres para fazer turismo (eu já havia estado há 10 anos atrás) e sim, para vê-la (a Mari) rs…






O legal é que estivemos em lugares onde os turistas nao costumam visitar. (Aqui, na noite do meu aniversário com a Ombretta (como se escreve?????), uma italiana lindona e gente boa que está hospedada na casa da Mari)




Chegamos a passar um dia inteiro no Kew Royal Botanical Gardens, desfrutando da beleza da natureza (fiz mais de 200 fotos de árvores e flores!!!), com direito a almoço italiano com vinho e uma maravilhosa "siesta" no gramado, debaixo de uma árvore gigante...rs...

Foi engraçado que no dia anterior havíamos estado na Harrods e eu me senti “pobre”: Deus me livre que preços!!!!!!rs… e no Kew Garden eu me senti “feia”, pois com tanta beleza natural achei que eu sobrava nas fotos…rs…




Mas o principal, é que, a pesar de sempre ter achado a Mari uma delícia de pessoa, fiquei perplexa com a comemoraçao que ela e o Jason preparam para o meu aniversário: uma super paella (feita por ele, e uma das melhores que já comi), vinho Rioja espanhol, champagne, bolo com velinhas, “happy birthday to you” e até flores!!!! (Esta é uma das flores que eu ganhei.... nao é maravilhosa?)





No sábado estivemos em Notting Hill e almoçamos num Rodízio brasileiro: me enchi de arroz com feijao e picanha…. E logo quase cai de costas quando veio a conta: 26 libras cada uma!!!!!! Uffff…. Mas valeu, valeu meeeeeesmo! Achei engraçado como um brasileiro paga caro na Europa para comer de vez em quando, o manjar dos Deuses, o nosso velho Arroz com Feijao de todos os dias…rs…


Tive a honra de ver a Mari vestida de noiva em primeira mao (maravilhosa!) e vou ter a honra de estar presente na cerimônia… nao vejo a hora!!!

Na volta, muitas saudades do Joan,
da Sam, da Nath, da Jolie e da Bella… e almoçamos todos juntos para matar as saudades (a Jolie e a Bella nao compartiram a mesa, claro…rs).

Jason, Mari e Ombretta: muuuuuuito obrigada por todo o carinho. O melhor presente que eu tive neste aniversário, foi, sem dúvida nenhuma, a amizade de vocês. Beijos grandes e nos vemos dentro de alguns dias em Pukhet!!!!