jueves, junio 28, 2007

Maria Bethania - Festival Únicas en Barcelona

Ontem, sem estar programado, acabei fazendo um programa maravilhoso. A Cleide tinha duas entradas para o show dessa diva e me chamou pra ir com ela. No teatro tomamos "tapas" con "cava" (champagne). Barcelona a noite, verao, é bom demais... andar pela rua... e melhor ainda com uma amiga tao gostosa (no bom sentido...rs) como ela (se bem que ela é gostosa no outro sentido também...rs)
O show "Dentro do mar tem rio" é a estréia do Tour dela pela Europa. Me fez arrepiar toda, os olhos se encheram de lágrimas quando ela começou a cantar o segundo tema, "Asa Branca"... oh voz divina que essa mulher tem!!! Ela tem um sorriso lindo e sorri durante todo o tempo, um carisma, uma simplicidade... conquista o público e o tem na palma da mao. As cançoes sao pura poesia e de certa forma nos sentimos cúmplices dela, porque só os brasileiros (quem sabe português, quero dizer) entendemos certas coisas que ela diz durante o show, como "amar é ter sede mesmo depois de bem bebido"... O Palau da Música estava lotado e o público todo, aplaudiu de pé e nao conseguia deixar de aplaudir... amei!!!

Este é o Palau de la Música.

miércoles, junio 27, 2007

MPB con Fisiopatologia....

... estou tentando estudar Etiologia/Fisiopatologia pra uma prova na segunda-feira ouvindo uma delícia de música na MPF FM seguindo uma dica da Anlene... Por enquanto nao tá dando certo... a música é boa, me inspiro, quero cantar e a concentraçao vai pro brejo... como diz o locutor; "ninguém resiste à musica brasileira"... oh dureza!!

lunes, junio 25, 2007

Ser imigrante (legal) na Espanha

Nem tudo sao flores, mas também nem tudo sao espinhos...
Estou cansada de ver gente reclamando de tudo e de todos pelo fato de ser imigrante aqui na Espanha. Eu nao tive que passar pelo que passa a maioria dos imigrantes com a burocracia para conseguir um visto de residência ou um "permiso de trabalho", pois logo que cheguei, a primeira coisa que fiz foi pedir a minha cidadania espanhola, pois os filhos de espanhois sao considerados "españoles de hecho". Esperei 11 meses e já tinha nas maos a minha "certidao de nascimento" espanhola. Entretanto, tive que correr atrás de papeis para as minhas filhas poderem vir morar comigo e sim que houve burocracia e incompetencia por parte dos funcionarios públicos que informaram mal, algum mal educado (que é uma exceçao, nao a regra), coisa típica de funcionário público em qualquer parte do mundo.
O que eu gostaria de falar é uma coisa que para mim é incrível. Minha filha, imigrante com permiso de residencia, conseguiu entrar no melhor curso de comunicaciones audiovisuales do país, para o qual a nota de corte era mais alta que para entrar em Medicina, sabem por quê? justamente por ela ser extranjeira. Certo, ela fez o vestibular e passou, mas apesar de ela conseguir uma boa nota, nao conseguiu a tal nota super alta, mas mesmo assim ela conseguiu entrar no curso porque havia uma única vaga reservada para extranjeiros (nao integrante da comunidade europeia). Vale. No Brasil, quanto custaria estudar na melhor faculdade um curso como este? Nao tenho nem idéia, mas em qualquer faculdade privada, uma fortuna, com certeza e em uma pública, quem consegue entrar??? Onde ela está é semi-privada, ou seja, o governo banca uma parte e o custo de um ano de curso é de uns 900 euros. Só que, mesmo ela sendo "imigrante", ela tem direito a pedir bolsa. Sim senhor, e com boas notas, este ano, ao invés de pagar para estudar, ela é que foi paga para estudar!! Deram uma bolsa para livros e transporte e nao teve que pagar nada!!!

viernes, junio 22, 2007

A melhor companheira...


... sempre pertinho de mim...

miércoles, junio 20, 2007

Coisas da saudades...

Quando morava no Brasil, nao assistia muito a TV, só a cabo, mas a única emissora que eu sempre vi em aberto, foi a Globo, basicamente novelas, jornais e Fantástico. Aqui na Espanha até olhei pra colocar a Globo Internacional, mas quando vi que nao passavam filmes, nem jogos de futebol, nem fórmula 1, mas sim novelas, novelas e mais novelas, achei que nao valia o investimento, afinal, quando você sai do Brasil, acaba se curando da mania nacional brasileira de ver novelas (sei que tem gente que nao ve, mas a graaaaande maioria, vê sim senhor!)

E entao, dia desses, fuçando no controle remoto do Canal Digital Plus, que é pago, acabei chegando no canal 154 (eu nunca tinha ido além do 100, vejo só os canais de documentarios e filmes) dou com a TV Record Internacional!! E euzinha, que nunca vejo novela aqui na Espanha (pudera, sao tudo mexicana), tenho a minha disposiçao "Escrava Isaura" (sem chance, depois da primeira, nao dá pra engolir), Luz do sol e Vidas Opostas (e algumas outras mais). Nao vou virar noveleira, mas Luz do sol eu estou acompanhando e é legalzinha, tem atores muito bons (gente, como o tempo passa, atores e atrizes que faziam papel de mocinho, agora fazem papel de mae e pae... e até avós!). Nao é nem pela novela, mas poder ouvir português todos os dias, na TV, é uma delícia!! Cheguei até ver um programa de auditório com o Marcio Garcia no sábado!!! afe... mas esse tipo de programa sim, que nao dá pra tragar... mas a novelinha, tô firme!!!


A Bella está bem: assustada ainda, mas aparentemente, bem.

lunes, junio 18, 2007

¿7 vidas?


Esse bichinho branco, a Bella, que agora tem 1 ano e dois meses, hoje resolveu dar uma de Super Man (quer dizer, Supercat...rs...) e voou 9 andares abaixo (caiu pela janela), pelo pátio do prédio... sorte, que foi pela janela da cozinha e pelo caminho ela deve ter encontrado os varais do vizinhos e devem ter amortecido a queda, porque senao...

A Nath me ligou do Veterinário (menos mal que tem um do lado), imaginem, como... A Bella está lá, internada em observaçao, com soro e oxigênio, mas segundo a radiografia, está tudo inteiro... esperemos que tenha sido só um susto...

El bichito blanco, Bella, que ahora tiene 1 año y dos meses, hoy a decidido hacerse el "Superman" (es decir, Supercat....) y ha volado (se ha caído por la ventana) 9 pisos hacia bajo, por el patio interno de la finca... suerte que ha sido por la ventana de la cocina y los tendederos de los vecinos habrán amortiguado la caída, sino...
Nath me ha llamado del veterinario (menos mal que hay uno justo al lado), imagináos como... Bella sigue allí, ingresada en observación, con suero y oxígeno, pero según la radiografía, no hay nada roto... esperemos que no haya sido más que un susto...

viernes, junio 15, 2007

Vaya tregua...

... Passei a tarde lendo blogs, fuçando aqui e ali. Agora estou com dor em algum ponto das minhas 7 vértebras cervicais... oh Dioooos, tenho que estudar!!!!!!!!!

Vaya anta, lembrei que tenho "seguro a todo riesgo sin franquicia": nao vou ter que gastar nenhum tostao pra consertar os arranhoes.

Trégua

Hoje resolvi fazer uma trégua nos estudos, porque cheguei numa parte muita chata e hoje nao estou inspirada: Sistema Esquelético e os nomes dos trocentos ossos do corpo humano é demais pra minha cabeça, hoje.... pelo menos espero que somente hoje, porque senao estou perdida!

Depois de uma onda de filmes horríveis, nesta última semana assisti a dois que gostei. O primeiro, "Ocean's 13", que, diga o que digam os críticos, eu amei. Muito melhor que "Ocean's 12". O segundo filme, é "Entre mujeres", uma comédia romântica (eu nao classificaria este filme como comédio, pero...) onde a Meg Ryan (continua maravilhosa), faz o papel de uma mae madura que tem cancer de mama. Este último, eu fui ver sozinha na quarta-feira (dia do espectador), sessao das 18:30 horas. Na quarta sai a 5,20 euros. e nos outros dias quase 7. Acho uma barbaridade o preço da entrada do cinema. Se vc compra pela Internet, paga quase 1 euro de comissao, por entrada. Se vc compra pipoca e coca-cola, sao uns 5 euros mais... Eu, sempre levo pipoca de casa, feita no microondas. O pacotinho custa 0,25 céntimos contra os 3 e pouco que custa no cinema e além do mais, é mais gostosa. Tem dó, né?

Amanha, provavelmente eu vá retomar as minhas aulas de Tai Chi Taoísta na mesma associaçao em que eu fazia quando morava em Mallorca (Asociacion de Tai Chi Taoísta de España). Faz tempo que eu estou morrendo de vontade, mas nao encontro nenhum lugar próximo para fazer e acabarei indo a Barcelona mesmo, que é perto, só que eu nao tenho saco é pra trânsito, lugar para estacionar, etc... acabarei indo de trem. Dirigir em Sao Paulo nos engarrafamentos quilométricos me deixou traumatizada para toda a vida e atualmente, nao tenho um mínimo de paciência para trânsito, embora adore dirigir. O que nao suporto e ficar parada e "presa".

Ontem recebi a visita de uma amiga brasileira que nao via desde outubro do ano passado, a Cleide, que eu conheci através da Mari. Batemos um papo gostoso, fomo jantar pizza no Diablitos, passear pela cidade a noite. Ela dormiu aqui e esta manha estive dando umas dicas pra ela, recém chegada na blogosfera (como se eu soubesse muito). Muito gostoso. Acho que faremos Tai Chi juntas.

Hoje levei meu carro para fazer a primeira revisao (15 mil km). Estou chateada porque faz um ano e meio que eu o comprei, 0 km, mas ele está cheio de arranhoezinhos na carroceria. O grande problema que há aqui, é que quando você estaciona o carro na rua, ou mesmo no estacionamento do supermercado, nunca sabe como o encontrará na volta. Um dia foi no supermercado, outro dia quando o deixei na estaçao e fui de trem a Barcelona. Da primeira vez creio que foi um/a mal manobrista, da segunda, pior, acho que foi moleque ou adolescente FdaP que arranhou com alguma objeto pontiagudo. Hoje mandei fazer orçamento pra ver quanto fica pra arrumar, porque dá dó andar com um carro que é novo, cheio de arranhao... dá a impressao que a motorista é barbeira!rs... chato mesmo....

E o sol e o calor já estao em ponto de praia e piscina, vamos ver se me animo porque ainda estou branca que dói! Mas eu amo o verao, amo poder passear a noite pelas ruas, sem ter que por blusa, oh coisa boa. Amo também que comece a escurecer quase as 10 da noite. O dia é comprido é rende pra caramba.

Bueno, apesar da trégua nos estudos, acho que vou dar só uma lidinha... estou sentindo peso na consciência...
Bom fim de semana a todos

jueves, junio 07, 2007

Fotos no Fotolog

Estou sem tempo pra escrever, mas ando colocando cada dia uma foto da viagem ao Egito no FOTOLOG.

Na bendita prova aí abaixo, tirei um 8,50 com possibilidades de subir pra 9 pq reclamei com a professora de uma das respostas que ela considerou errada mas que o erro vem de um dos esquemas que ela mesmo passou... bueno, nao dá pra tirar 10 em todas...rs.... o importante é aprender: Tai Yin-Pulmao, Jue Yin-Pericardio, Shao Yin-Coraçao, Yang Ming-Intestino Grosso, Shao Yang-San Jiao, Tai Yang - Intestino Delgado: estes sao só os 6 meridianos principais das maos.... vou praticando pra nao esquecer....rs...

Ah! Estou feliz porque hoje, finalmente, chegou a cidadania espanhola da Nathália, por ser minha filha. Nao que lhe faça muita falta, mas mais pra frente pode ser uma mao na roda. Agora falta a da Sam, que por culpa da incompetencia da pessoa que a informou da primeira vez, dizendo que ela tinha que esperar completar 21 anos, quando era justo o contrário, o processo é outro e demora mais. Que se há de fazer??? Eu gostaria de andar distribuindo troféus "A Anta de Ouro"... como tem anta nesse mundo!!! rs.... E eu que nao ia escrever, acabei escrevendo...rs...


Deixa eu continuar estudando

lunes, junio 04, 2007

Meridianos....

Hoje eu tenho prova disso.......... ..