domingo, agosto 26, 2007

Mari

Gente, tô aqui chorando que nem uma boba... olhem isso aqui:
http://meromancingtheordinary.blogspot.com/2007/08/hoje-e-o-seu-aniversario.html

Uma amizade assim, nao tem preço. Essa menina aqui, é minha irma de alma, vcs podem ter certeza...

Beijo Mari linda, foi o melhor presente de aniversário, pode ter certeza...

viernes, agosto 24, 2007

Chantal no meu niver...


Chantal e eu


Cleide, eu e Chantal






De trás pra frente: Cleide, Milena, Chantal, Nath, eu e Jolie, e, Sam, comemorando os meus 43 aninhos... (foto do meu celular) Clique para ampliar.


Continuando: na terça, chegou a minha visita especial, a fofinha da Chantal que eu conheço virtualmente desde o início do Além do Atlântico e com quem sempre tive uma afinidade especial. Tinha muita vontade de conhecê-la pessoalmente e finalmente isso se tornou possível. Agora ela vive em Frankfurt, pouquinho mais perto que Recife...rs... Hoje chegou o maridao alemao lindao dela...rs... Amanha o Joan chega e vamos jantar todos juntos. Mais um saldo positivo deste meu blog que vou empurrando meio que com a barriga, mas ao qual eu devo amizades que nao tem preço.
Quarta, comemoramos os meus 43 aninhos (isso tá começando a mexer com a minha cabeça...rs...) com minhas filhas lindas e alguns poucos amigos especiais. Foi muito gostoso.
Comecei um tratamento com um médico tradicional chinês, mas chinês de verdade. O cara quese me vira do avesso. No primeiro dia, a sessao durou 3 horas!! Entre agulhas, descarguinhas elétricas, moxibustao e massagens...rs... agora mesmo tenho um monte de agulhas cravadas ao redor do umbigo, cobertas com esparadrapo, e que me farao companhia até amanha, pois as sessoes sao diárias, durante as duas primeiras semanas. Vamos ver se ele me coloca nos eixos de uma vez por todas.

Los Arcos y San Sebastián



Clique nas fotos para ampliá-las. A pochada estava uma delícia!


Festa de "Los Arcos"

Sexta, sábado e domingo da semana passada estivemos nas festas de um pueblo de Navarra, chamado Los Arcos. Este pueblo faz parte da rota francesa do Caminho de Santiago e além dos visitantes e participantes da festa, a cidade também estava cheia de peregrinos. Participamos do almoço coletivo onde o Ayuntamiento (prefeitura) prepara uma comida típica, la pochada, em grandes calderoes. Todos os vizinhos preparam mesas ao longo da rua principal e trazem mais pratos, vinhos e bebidas. Aqui, como nos Sanfermines em Pamplona, todos se vestem de branco, com o lenço vermelho amarrado no pescoço e uma faixa também vermelha, na cintura. Após o almoço, sao colocadas barreiras de proteçao em todas as saídas desta rua onde comemos, até uma praça. Eles soltam "vaquillas" pela rua e os mais atrevidos correm com e delas. Logo, na praça, alguns especialistas tentam colocar argolas nos chifres das vacas, que claro, bravas e assustadas, tentam chifrá-los. Depois de um tempo, abrem a porteira, entram uns bois grandes, bonitos e mansos, e a vaquilla sai atrás deles, deixando a praça. Nesta festa, ninguém machuca nenhum animal, ao contrário, teve um corredor encurralado que levou uma chifrada e teve que ser operado. É uma festa bonita de se ver, pois é uma tradiçao de geraçoes e geraçoes.

De lá, fomos pra San Sebastián, no País Vasco. Uma linda cidade, com a famosa "Playa de la Concha". O probleminha é que nao sabíamos que lá também estavam comemorando as festas da cidade e a cidade estava completamente abarrotada. Tentamos comer as famosas "tapas" em alguma taberna vasca, mas estava tudo tao cheio que desistimos e fomos jantar no hotel, que fica no Monte Igeldo e tínhamos uma vista de tirar o fôlego do mar Cantábrico e San Sebastián. As 11 da noite, uma queima de fogos sen-sa-cio-nal que durou 20 minutos e nós pudemos ver da varanda do quarto do hotel, sem multidoes, na paz...


Vista de San Sebastián desde a varanda do quarto do Hotel Monte Igeldo

Almoçamos em Tudela com o grupo de engenheiros com quem Joan faz todos os anos uma rota em bicicleta, alguns acompanhados de suas esposas que fazem o trajeto no ônibus e ficam a espera deles no destino. Ainda nao me atrevo a ir, porque nao estou preparada para subir montanhas em bicicleta e também ficaria entediada de ir de ônibus. Desci os mais de 300 km dirigindo sozinha até Barcelona, para esperar a minha amiga Chantal que viria passar a semana comigo... amanha conto como foi nosso encontro e coloco fotos, mas já adianto que a minha intuiçao nao falhava: ela é uma gracinha de gente. Estou muito feliz de, finalmente, tê-la conhecido pessoalmente, pois ela foi uma das minha primeiras amigas virtuais, desde o comecinho do Além do Atlântico, em 2003.








viernes, agosto 10, 2007

Cadê o povo?

Barcelona em agosto, dá mais ou menos a sensaçao de Sao Paulo na semana entre natal e ano novo. Apesar dos milhoes de turistas que a cidade recebe, a grande maioria dos moradores está de férias em algum lugar do planeta e devo admitir, que assim como acontecia em Sao Paulo, eu disfruto da cidade tranquila.

Ontem vi numa revista a foto de uma praia na China. Vocês tem noçao do que é uma praia na China??? Imagina milhoes e milhoes de chineses com vontade de ir à praia. E aí, é um monte de cabecinha na areia e outro monte de cabecinha na água e nao dá nem pra ver a areia.... e nem a água!! Céus... eu nao aguento multidao...

O Woody Allen está filmando o seu novo filme na cidade com a Scarlett Johansson e está um bafafá danado. Agora eles foram para Astúrias, onde estao gravando com o Javier Barden (Mar Adentro) e a Penélope Cruz. Abaixo a Scarlett na famosa Rambla de Barcelona.


No mês de agosto acontecem as festas de muitos "pueblos" na Espanha, aproveitando o verao. Iremos a festa de um pequeno pueblo de Pamplona (Navarra) e também iremos a San Sebastián, que está no País Vasco e eu ainda nao conheço. Na outra semana, finalmente vou conhecer ela... vai passar a semaninha toda comigo.... logo vou visitar ela, que está gravidinha e nao está podendo viajar, senao ela viria e faríamos um verdadeiro clube da Luluzinha.... outra vez será...

A viagem de férias mesmo, vai ser em outubro: Quenia...

Acabo de ler um blog, que nem sei porque ainda passo lá pra ler, pois é o blog mais negativo do mundo: só fala mal de tudo: Espanha, espanhois e principalmente, Barcelona e catalaes; tudo de mal ocorre à dita cuja. O pior, é que nao admite comentário em contra do seu ponto de vista negativo: te deleta e corta você da lista de "amigos". Na realidade sei porque continuo indo lá de vez em quando: pra ver se alguma coisa positiva acontece na vida dela ou se ela já percebeu que a intolerância é a maior característica da personalidade dela, que vive se queixando da intolerância contra os imigrantes... sinto pena, muita pena...


miércoles, agosto 01, 2007

Escrever, nao escrever... e se escrever, escrever sobre o quê??

Passam os dias, acontecem coisas no mundo, importantes, impactantes ou nem tanto... acontecem coisas no meu pequeno mundo particular, nem tao importantes, muito menos impactantes... mais bem, banais. Após tantos dias sem escrever, penso se devo escrever sobre as minhas banalidades cotidianas ou sobre o que penso sobre coisas que estao passando por esse mundo afora e, também penso, se a alguém interessa tanto uma coisa, como outra: o que faço ou o que penso.
Penso que se escrevo só sobre meus filmes, livros e etc, dá a impressao que sou uma alienada que nao sabe nem se importa com fatos que ocorrem mais além do meu âmbito familiar... e devo me importar com o que pensam sobre o que penso??? Muitas vezes penso em simplesmente deixar de escrever, que o blog já deu o que tinha que dar, mas a verdade é que o que me mantém online é que graças a ele eu conheci gente que nao quero que desapareça da minha vida e que, quem sabe, posso conhecer mais ainda e abandoná-lo seria como uma espécie de ingratidao.
Entao escrevo, escreverei, sobre o que me der na telha, seja pessoal ou nao. Sei que é irrelevante para 99,99% da humanidade, mais se 00,01% encontrar algo válido, pois já é uma alegria.

Falando de banalidades pessoais, terminei de ler o "La Sangre de los inocentes" e embora nao possa deixar de admirar uma escritora jovem que tenha o dom de escrever quase 800 páginas sobre eventos ocorridos ao longo de séculos até os dias de hoje, na minha opiniao falta "algo", no princípio prometia muito, mas acho que ela nao soube arrematar bem o desenlace. Tem livros que eu recomendo e que voltaria a ler dentro de alguns anos, como sempre fiz com meus livros preferidos, mas este nao é o caso.

Disse que nao queria saber nada de China, mas eu tinha encomendado um livro na Fnac: "Medicina China: una trama sin tejedor" de Ted J. Kaptchuk e nao pude resistir a começar a ler. De certa forma me alegro, pois realmente gosto do que estou estudando e tenho muita vontade de aprender e aprender bem e principalmente entender todos os conceitos que sao tao difíceis de entender com a nossa pobre mente ocidental.


Domingo a tarde fui ao cinema aqui ao lado de casa com o Fê e a Nath e tivemos o desprazer de assistir "Next" com a Juliane Moore e o Nicolas Cage. Ultimamente bons atores nao sao sinônimos de bons filmes, infelizmente. Menos mal que a pipoca e a coca-cola estavam divinos...rs...





O melhor programa realmente, foi o de segunda a noite. Eu, a Sam, a Nath e o Fê percorremos 140 km para assistir ao concerto do magnífico Carlos Nuñes (eu já falei dele aqui) com a Orquestra Nacional de Andora no Castelo de Peralada, um dos concertos do Festival de Peralada. Eu já tinha tido o prazer de assistir ao Carlos Nuñes e queria muito que as minhas filhas o conhecessem. Nao só eu chorei de emoçao, mas a Nath também. Ele tem o dom de atingir diretamente a alma dos ouvintes. É um deleite. Se algum dia tiverem a oportunidade de vê-lo (no site dele tem a programaçao), nao percam, garanto que vale muuuuito a pena. Infelizmente o Joan estava de viagem e nao pode ir com a gente, mas ele nunca perde nenhum.
Sam eu e Nath no Castelo de Peralada, antes do show.

Tínhamos intençao de ir ao Brasil neste fim de ano, tanto para visitar a família, como para fazer um pequeno tour pelo Nordeste, mas com o caos aéreo que se instalou no país, acabamos desistindo da empreitada. O acidente da TAM foi só a culminaçao de uma situaçao que já há tempos vinha fazendo o ato de viajar de aviao no Brasil, ser coisa de "Relaxa e goza", segundo a Marta Suplicy... fala sério. O vôo de regresso da Sam em junho sofreu um atraso de várias horas, devido a greve dos controladores aéreos.
Hoje li na Folha de Sao Paulo que segundo as primeiras informaçoes encontradas na caixa preta, o piloto errou na posiçao do manete que deveria estar em ponto morto e estava na posiçao de aceleraçao, mas diz que também pode ter sido uma falha no computador de bordo. Seja o que for, isso nao exime a culpa daqueles que permitiram a utilizaçao da pista sem as condiçoes necessárias para a segurança dos vôos, nem de que Congonhas, apesar de existir antes de todas as urbanizaçoes que hoje estao ao redor dele, ser um risco muito grande, tanto para os que voam, como para os que estao sob a linha de vôo. Realmente dá um nó no estômago quando o aviao está se acercando ao aeroporto, pois parece que ele passa raspando nos edifícios. Nao deveriam ter deixado urbanizar toda esta zona. Como agora já é tarde, o negócio é tirar o aeroporto de lá.
Tenho visto o Jornal da Record e seria cômico, se nao fosse trágico: agora Cumbica, que nao está preparado para tanto, recebe todos os vôos que sao desviados de Congonhas e aquilo agora sim que está um caos. Incompetência atrás de incompetência: efeito dominó. Vergonha.