jueves, septiembre 27, 2007

Meu novo cantinho

E apesar de tudo, me dou ao luxo de ficar tirando fotos do meu novo cantinho para estudar. Comprei a escrivaninha semana passada, no Ikea, claro... e meus gerânios continuam ao meu lado.











Nao há forma da foto ficar centrada... Clique para ampliar













ops! tava faltando ela, a minha companheira...rs... eu estudo, ela dorme...

De volta à carga...

Depois de uns dias que passaram voando com a Mari em Londres, agora aqui, recuperando a matéria atrasada das aulas que começaram dia 18. Sem tempo nem pra fotos, nem nada, no way... quem sabe no fim de semana...
Deixa eu voltar pra Diagnóstico e articulaçoes.... ai, ai...

jueves, septiembre 13, 2007

Domésticas

No Brasil, todos sabemos que a mao de obra é barata. Nao é difícil ter alguém pra fazer o serviço da casa, fixo, todos os dias ou, menos ainda, ter alguém pra fazer faxina uma vez por semana (8 horas) ou passar roupa.
Por estas bandas as coisas sao um bocadim diferentes. A mao de obra nao é NADA barata. Outro dia li um artigo no jornal dizendo que os trabalhadores técnicos, como eletricistas, encanadores ou instaladores ganhavam mais que advogados ou médicos. Eles cobram por hora e a hora deles, vale ouro. Por isso é tao normal ver eletrodoméstico parecendo novinho no lixo: fica mais caro mandar arrumar que comprar outro novo.

Mas, voltando às assistentes domésticas, elas também trabalham por hora e a hora delas nao é barata nao: mínimo 10 euros, mínimo. E nao é fácil encontrar nao. Eu tinha uma peruana que vinha duas vezes por semana, 4/5 horas cada dia. De repente começou a falhar, falhar até que um dia veio dizendo que estava fazendo tratamento para a depressao e que nao queria continuar trabalhando. Arrumei outra, búlgara, que falava mais que a boca: cada vez que eu chegava perto ela começava a matracar, matracar e eu nao conseguia escapar: cai fora. Entao dei uma de corajosa e resolvi assumir todo o trabalho: nao preciso de ninguém, vou fazendo pouco a pouco, um dia uma coisa, outro dia outro... só que a casinha é um bocadim grande: contando com a garagem, sao 4 andares, mais de 350m2... ho...
Na época dos meus exames, a coisa pegou, pois mesmo tendo que estudar, a sujeira nao tira folga e nao dá moleza... oh trabalhinho ingrato que você faz num dia e no outro, no outro... e nunca acaba.
Comecei a procurar alguém a sério em agosto. Liguei até pra uma agência e me disseram que todos estavam de férias mas que em setembro, quando voltassem, me ligariam: ainda estou esperando. Peguei uma revista de anúncios de gente procurando trabalho e mandei sms pelo celular, dizendo que precisava de alguém pra isso e aquilo e que se interessasse, pra me ligar: ninguém respondeu. Outra combinou de vir, pedi pra avisar se acontecesse algo e nao pudesse aparecer: nao apareceu, nem ligou. Agora me fala: por quê poe anúncio se oferecendo pra trabalhar se nao quer trabalhar??? Realmente eu nao entendo.
Outro dia, voltando do médico, vi um anúncio num poste há 10 metros de casa: "Chica brasileña se ofrece para limpiar, planchar, cuidar a niños, etc, etc..." Arranquei o papelzinho com o número do celular e liguei na hora. Já é a segunda semana que ela vem e é uma gracinha, passa roupa bem pra caramba e ainda por cima, é brasileira: amei!!

miércoles, septiembre 12, 2007

O mar...

... e o fim de semana prolongado na Costa Brava foi uma verdadeira bençao. O Parador de Aiguablava, conforme as fotos que eu havia postado antes, está em um entorno paradisíaco. O clima colaborou e pudemos aproveitar pra deitar na areia e pegar um bronzeadinho de fim de verao, a água do mar, transparente e convidativa... uma verdadeira delícia. Também conheci Llers, Begur e Pals, pueblo medieval lindíssimo, deu vontade de ficar por lá mesmo...

sábado, septiembre 08, 2007

jueves, septiembre 06, 2007

Bird singing

Acabei de ver num comment da Sam no Orkut e nao resisti...rs.... nao é uma fofura??? (ligue o som, claro!)

Acabei apagando o passarinho porque cada vez que abria a página do blog o sem-vergonha começava a cantar e já estava ficando pesado....rs...

Want more? Get 'em @ www.FriendsterStuff.com!

miércoles, septiembre 05, 2007

Finzinho de verao, como peneira...

Como uma peneira (colador), assim é como eu estou me sentindo após 3 semanas de tratamento de eletro-acupuntura e quimomassagem... bom, feito pizza também, pela quiromassagem, porque o cara aperta, aperta e aperta pra todos os lados e olha que doe pra caramba!! Mas, nao sou masoquista nao, o resultado está sendo ótimo. Nada de dores, nem cervical, nem enxaqueca. Gosto do chinês, gosto mesmo. Aliás, sao três: pai, mae e filha e sao todos uns amores. Ele, o Dr. Wu, a princípio parece secao, mas nao é nao, ele se preocupa, explica como pode com o seu limitado espanhol, as vezes chamando a filha pra traduzir alguma coisa, mas é um bom médico e tomara eu consiga ser uma profissional tao boa como ele e chegue a saber tanto como ele sabe...

Como nas duas primeiras semanas o tratamento foi diário e dura entre 2 horas, 2 horas e meia, entre ir e voltar, perco uma manha inteira ou uma tarde inteira, por isso meu tempo tem andado bastante curtinho. Esta semana, devido a melhora, fui premiada com sessoes dia sim, dia nao. Estou devendo respostas de email pra meio mundo: hoje começo!!
Na primeira semana, eu ia de carro. A distância é curta, mas o trânsito e a falta de lugar para estacionar, me faziam perder tempo e dinheiro: +- 6 euros de pedágio e mais 6 a 8 de estacionamento, mais, 28 de cada sessao e é claro, gasolina. Semana passada comecei a ir de trem: levo o mesmo tempo, sem estrés e me custa 2,60 ida e volta.

Estamos às vésperas de um feriadao aqui na Catalunya. Terça-feira é feriado e os que podem, emendam. Andamos olhando passagens pras Canárias, pra Menorca, Formentera e até Amsterdan. Nos primeiros, tudo cheio. Afinal descartei Amsterdan porque o verao está na reta final e eu quero aproveitar o pouquinho que ainda resta, nada de país mais frio que este, entao, reservamos no Parador de Aiguablava, na magnífica Costa Brava, que está pertinho e nao é preciso pegar aviao...rs...É que eu ainda nao matei a minha vontade de mar este ano. Só queremos relaxar, ler e descansar antes de que as minhas férias acabem (e já falta bem pouco).


O Parador fica bem no alto de um penhasco e tem uma vista fantástica. A página do Paradores nao estava abrindo e eu peguei estas fotos deste site.

E conforme prometido, de 22 a 25 eu, a Nath, o Joan e possivelmente a Cleide, estaremos matando as saudades da "Mari linda", já que ela nao pôde vir no meu aniversário. Nao podería deixar de vê-la barrigudinha...rs... Estou louca pra xeretar lojas de nenen...rs...