martes, enero 22, 2008

Entre cinema e anatomia... e Ken Follet

Entrando na reta final do meu primeiro ano de Medicina Tradicional Chinesa. Acabram as aulas e agora tenho uns 15 dias pra me preparar para os exames finais e já começo a entrar em pânico porque é muuuuuuuuuita matéria e os exames sao todos no mesmo dia...

Vida de estudante nao é facil nao, ainda mais a estas alturas do campeonato, mas apesar disso, estou bastante satisfeita e ao contrário do final do primeiro semestre quando eu me sentia mais perdida que cachorro em dia de mudança, no final deste semestre sou um cachorro que, pelo menos, já encontrou a casa e espero nao me perder novamente.

Ano que vem, além da teoría, começaremos as aulas práticas e no segundo semestre, os estágios na clínica da escola.



Entretanto, a vida continua e assisti a dois filmes que nao me convenceram muito. O primeiro, "Expiación" (Atonement), do Joe Wrigt, com Keira Knightley. Pelo que soube hoje, teve várias indicaçoes ao Oscar. É um filme bem bolado, com uma linda fotografia, mas chega a ser bastante entediante e lento. O segundo filme, é "El amor en los tiempos del cólera" (Love in the time of cholera), com o incrível Javier Bardem (nominado ao Oscar, mas nao por este filme, óbvio). Definitivamente as estórias o Gabriel Garcia Marques nao combinam comigo. Apesar da linda fotografia e do excelente ator que é o Javier Barden, o personagem e a estória sao um desperdício para o talento dele.



Além dos filmes, também fomos ver a exposiçao "Bodies - The exhibition" que certamente vocês já ouviram falar pois é uma exposiçao que gera muita controvérsia e também porque já esteve no Brasil e em vários países. Trata-se de cadáveres dissecados de forma que toda a água dos corpos é extraída e substituida por um material chamado polímero. Embora sejam corpos reais, tem um aspecto bastante plástico, e nao é nada mórbido (a parte dos fetos é mais "forte", quando você pensa nos abortos). A exposiçao está dividida entre os vários sitemas do corpo humano, incluindo o nervoso, ósseo, respiratorio e reprodutivo entre outros, e em muitos órgaos como o coraçao, o cérebro, pulmoes (inclusive um de fumante, pretinho da silva). É interessante pois te permite ver como funciona cada órgao e como funciona o teu corpo por dentro. Pra mim, que tenho uma prova de anatomia ferrada dentro de pouco, nem se fala...rs.... valeu a pena!!




Mas a maior loucura que eu fiz nos últimos dias, apesar da falta total de tempo, foi ler "Un mundo sin fin" do maravilhoso Ken Follet que é a continuaçao de "Los pilares de la Tierra". Sao quase 1200 páginas que eu consegui ler em 10 dias, apesar da determinaçao de esperar até fevereiro, quando terminassem os exames finais e eu pudesse ler tranquilamente, nao pude resistir. Peguei pra dar uma lidinha nas primeiras páginas e aí já estava perdida, tive que continuar até o final. Foram dez dias de viagem pelo tempo e só através da leitura isso é possível (por enquanto). Valeu a pena os 18 anos de espera entre o primeiro livro e este pois ele nao perdeu o dom de te levar através do tempo com inteligencia e magia. Aqui você pode ler um pequeno trecho em espanhol. Vale a pena!!

martes, enero 15, 2008

Feliz Aniversário, Nath!!!


Este foi o primeiro aninho.... agora, 20 anos depois, o meu bebê está fazendo 21 anos!!!! Mas continua fofa, meiga, carinhosa e cada vez mais linda... é o meu anjinho.
Te amo princesa,
Mamy

jueves, enero 10, 2008

Música

Organizando um pouco meus CDs, dei de cara com o Guilherme Arantes e me deu vontade de matar a saudade... Coloquei o Cd enquanto me vestia e fui subindo o volume, subindo, subindo e cantando, cantando... rs... "Amanha, será um lindo dia..." e me lembrei da novela Dancing Day's, me lembrei dos meus 13, 14 anos, da escola, dos amigos.... lembrei que quando tinha uns 12, ganhei em algum lugar um poster enorme do Guilherme, com as letras das músicas de maior sucesso. Pendurei na parede do meu quarto, novo, recém pintando, com durex atrás e fui pra escola. Quando voltei o poster tinha desaparecido e nunca soube porque nem pra onde....
"Cuide-se bem...." "Pra que ficar juntando os pedacinhos, do amor que se acabou... bye, bye, so long, very well...." "... Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, a meia noite à meia luz, sonhando... daria tudo por meu mundo e nada mais..." "Terra, Planeta Água, Terra, Planeta Áaaaaaaagua... " nesta já tinha 15, foi daquele festival de MPB....

Tem gente que nao é nada musical. Eu sou muuuito musical, embora nao tenha voz pra cantar (mas dizem que sou bem afinadinha), sempre amei ouvir, tirar a letra das músicas em inglês, ficar horas pondo somente as músicas que mais gosto, de todos os discos que tinha. E de certa forma, sempre que ouço uma música, minha memória me transporta pra aquela época, como "Don't leave me now" do Chicago. Sempre digo que é a música mais linda da minha vida e nao tem nada a ver com ninguém... só lembro que tinha isso, 12, 13 anos e que jogava voley na frente de casa com o meu mano Nathan alguns amigos dele e as vizinhas e eu era a mais nova.... sempre que ouço a música, me transporto pra lá.... Quando ouço "Mania de você" da poderosa Rita Lee, me vejo no fim da oitava série, em 1979, sentada na calçada da escola, em frente a padaria, tomando uma coca-cola gelada...
E tem também aquela música que marca uma pessoa. Por exemplo, quando conheci o Tony, meu primeiro marido, pai da Sam e da Nath, ele era o maior gatinho e cantava na banda da cidade, que era famosa em toda a regiao pois faziam bailes em uma cidade cada fim de semana. A primeira vez que passei por onde o conjunto ensaiava, ouvi "Bem simples" do Roupa Nova e parecia o próprio cantando. Pedi pra minha amiga pra entrarmos e me apaixonei no mesmo instante ao vê-lo cantar.... "Tudo bem simples, tudo natural, um amor moreno, fruto tropical..." rs.... Anos mais tarde o Michael Bolton também deixou uma marca eterna... "how am I suposed to leave without you..............." (suspiro profundo...rs)

Quantas vezes ouvi o disco do A-Ha, quando a Nath era apenas um bebê???? Deus!!! Milhoes!!! "Hunting high and low.... Take on me......... Stay on these roads....................."

E logo, conforme as meninas iam crescendo, além de eu influenciá-la nos gostos (a Nath é apaixonada pelo Elton John, como eu.... as duas adoram Roupa Nova.....rs.... etc.), elas também iam exercendo a influência delas no meu: Take that, e pasmem, até Back street boys!!!!rs.... isso depois de acompanhá-las ao show no Anhembi e ficar 7 horas em pé (devia odiá-los...rs....). Mas também coisa de qualidade, como Alanis Morrisset, por exemplo.

O ideal é que num casal os dois tenham o gosto musical o mais parecido possível, porque senao é um grande problema na hora de selecionar os CDs para a viagem... e a viagem pode ser um tortura para ambos... rs... Quando conheci o Joan, fiquei encantada de encontrar no carro dele CDs da Enya, Dido, Zuchero e The Cranberries e nao, nao eram da "ex"...rs...
Há pouco tempo me apaixonei pelo "Cold play", graças as meninas e ao filme "Obsessao" com "Scientist": maravilhosa. Gravei um CD. Outro dia, após ter deixado o Joan sozinho todo o dia, quando cheguei ele me disse: "-Achei um CD com umas música excelentes. Tem uma que eu ouvi um montao de vezes. Olha só..." e colocou pra eu ouvir "Scientist"....rs... vira e mexe ele coloca pra gente ouvir.

É, a música é esencia na vida. Nao é nao??? E voltando ao velho (velho mesmo...rs) Guilherme: "Pra nunca perder esse riso laaaargo, essa simpatia estampada no roooostoooo...."

martes, enero 08, 2008

Brain training

¿cuántos años tiene tu cerebro?
Quem diria, eu que há anos nao jogo nada, nem Paciência, nos intervalos de estudos e provas, em vez de descansar o côco, estou asiduamente praticando com o presente que ganhei das meninas no natal: o Brain Training com a consola portátil da Nintendo DS lite. Na realidade nao é um jogo, sao exercicíos para ativar várias áreas do cérebro que, ao nao usá-las regularmente, vao se atrofiando... sim senhores! o cérebro também precisa ser exercitado senao enferruja. Já faz tempo que evito ao máximo usar calculadora, pois fico boba de ver em lojas o povo pegando calculadora pra fazer as contas mais elementais (elementares... ai meu português indo pro brejo...). Também tento digitar os números de telefone, pelo menos dos mais achegados, porque quem é que já nao esqueceu ou perdeu o celular e nao sabia nem o número de casa???? nao é brincadeira nao. Quando recomecei os estudos, fiquei impressionada com a minha falta de memória: estudava, estudava e no dia seguinte já nao lembrava de nada! Após alguns meses a situaçao melhorou bastante (menos mal), mas também estou notando uma boa melhora com os exercícios do Brain training. Eu e o Joan disputamos a maquininha no fim de semana pra jogar Sudoku!!! rs....


É isso aí, vamos colocar a cachola pra trabalhar!!!

viernes, enero 04, 2008

Uma linda mensagem para 2008

Recebi do meu amigo JR e quero compartilhar com vocês, é lindíssima...

miércoles, enero 02, 2008

Fim de ano

Revellón no Parador de Alcañiz

Parador de Alcañiz - Castillo de Calatrava

Passamos o fim de ano no Parador Nacional de Alcañiz, na provincia de Teruel, uma das mais frias da Espanha. Eu já comentei sobre os Paradores anteriormente. A maioria sao castelos medievais, conventos, monasterios etc, que foram restaurados e transformados em hotéis. Neste caso, trata-se do Castillo de Calatrava (castelo) que no ano 1179 converteu-se na sede da Orden de los Calatrava, formada por monges guerreiros. Desde os anos 60 foi convertido em um dos Paradores. Na realidade fomos à Alcañiz porque todos os outros paradores já estavam completos. É incrível que tem vários que queremos conhecer e até agora nao conseguimos, pois é preciso reservar com muita antecedência.


Uma das janelas do quarto

Janela da Torre

Eu tenho uma atraçao imensa pelo medieval e hospedar-me entre paredes por onde passaram tantas vidas, tantas histórias ao longo dos séculos é algo que me mexe comigo. Aliás, como já disse muitas vezes, este país me emociona profundamente... sou realmente apaixonada por esta terra...

Pueblo de Alcañiz:


Aproveitamos para passear pelos pueblos das redondezas e dia 31 almoçamos em Vallderobres, que também tem um castelo e está sendo totalmente restaurado. Achamos lindo... com a ponte antiga e o rio de águas cristalinas...

Vallderobres



Almoçamos neste restaurante da esquerda. Umas costelinhas de cabrito da hora....rs..

Voltamos dia 1º de manhazinha. Ao sair de Alcañiz, o termômetro marcava -3. Pouco frio, pois por lá já chegaram a -11 este inverno. Como o tempo estava seco, nao nevou, mas estava tuuuudo branco, coberto de gelo. Uma paisagem linda.



E pra começar bem o ano, eu fui com o Joan e a Nath pegar o primeiro cineminha do ano e valeu a pena. Assistimos "American Gangster", do diretor Ridley Scott, com Denzel Washington, Russell Crowe. É baseado na vida de Frank Lucas, um negro pobre do Harlem que chegou a ser o traficante mais poderoso de Nova York durante os anos da guerra do Vietnan. Excelente em todos os sentidos!!!!

E o ano começa com mais violência. Tínhamos adiado a nossa viagem ao Quênia para poder ir com minha amiga Nora e o Pepe e tudo indicava que a Mari, Jason e o pequeno James viriam também, mas infelizmente, e nao só por ter que cancelar a viagem, a violência explodiu no país. Até agora já morreram mais de 300 pessoas e cerca de 75 mil estao fugindo para paises vizinhos. É triste...

martes, enero 01, 2008

FELIZ 2008!!!!


Saúde em primeiro lugar. Amor em segundo. Paz para todo o planeta.... e sonhos feito realidade. Que 2008 seja equivalente a um aumento da consciência de todos aqueles que sentem ódio, raiva, inveja e só pensam em obter mais e mais poder à qualquer custo. Que aprendam que se houver mais amor, automaticamente haverá menos violência, menos guerras, menos abusos e menos infelicidade no mundo.... isso é o que eu espero e desejo.