martes, junio 30, 2009

Primeira morte por gripe suína na Espanha

Uma menina de 19 anos! Ela estava grávida de 7 meses e ontem, devido ao seu estado tao crítico, os médicos decidiram fazer-lhe uma cesárea, e o bebê está bem. Ela sofria de asma, o que agravou o quadro, produzindo pneumonia. Já sao mais de 6 mil casos detectados na Europa, e com esta, 4 mortes. Acho que, apesar das férias de verao, nao é o momento ideal para ficar viajando...

lunes, junio 29, 2009

Oh dúvida cruel!!! Internet pra tudo!

Acabei de ler uma reportagem no El País, sobre uma nova página Web, a Hunch.com, que ajuda às pessoas indecisas a tomarem decisoes nos dilemas cotidianos, como, o que quero ser quando crescer, como por exemplo: bombeiro, astronauta ou médico sem fronteiras?...o que fazer para o jantar, ou como agradar a sogra (se nao tem esta opçao, vai aí uma idéia). É mole?
Você tem que responder a algumas perguntas para que eles possam ter mais ou menos o teu perfil e logo você pode consultar mais de 2000 assuntos.

He, he... gostei! rs...

domingo, junio 28, 2009

CANCER DE MAMA

Um dos meus grande e eternos defeitos, foi guardar tudo pra mim, minhas tristezas e decepçoes, por medo a magoar as pessoas envolvidas, para nao "criar" problemas.

Pois hoje levantei com vontade de botar a boca no mundo, porque sinto necessidade de desabafar, pois talvez quando todo o mundo saiba, as coisas tornem-se realmente reais...

Eu amamentei as minhas filhas num total de quase dois anos: 10 meses a Sam, que já começou a andar a esta idade e queria mais era correr, e 13 meses a Nath, que queria mais o colo da Mamy e ficar cafungando perto de mim. Eu, maravilhada, porque nao há nada, NADA, neste mundo mais lindo e gratificante doque amamentar o teu bebê. Com isso, sempre tive a ilusao de que era imune ao câncer de mama, pois algo sempre li a este respeito: mito.

Desde os 38, venho fazendo mamografias anuais. Elas sempre saem muito densas e necessitam ecografias para que o médico possa analisar melhor.

O fato é que na minha mamografia de rotina, em dezembro passado, apareceram uns micro-cistos em ambas mamas, que nao estavam lá no ano anterior. O médico da ecografia me disse que era como se um grupo de amiguinhos houvessem decidido se juntar, ilegalmente, mas que isso nao queria dizer que a intençao era montar um grupo terrorista. Falou que eu deveria repetir a mamografia (mama direita) em seis meses. A ginecologista disse que nao era nada, mas, por via das dúvidas, para consultar com um especialista em patologías mamárias do Hospital General de Catalunya. Ele também disse que no momento nao havia porque se preocupar, e já fez o pedido de mamografia e ecografia para 6 meses depois.

Em março, mais ou menos, notei uma pequena depressao na parte inferir do seio direito. Achei super estranho e pesquisei. Na pesquisa encontrei este como um dos signos de alarme de um possível tumor. Além disso, apalpando, comecei a sentir um caroço, e dor.

Voltei a ginecologista, ela pediu outra ecografia. Desta vez, o médico era outro e eu nao gostei nada dele, porque nao abriu a boca pra dizer nada. Demorou muito e me deixou morta de medo, mas no final, colocou no diagnostico, Bi-rads 2, que, pesquisando, também fiquei sabendo que significa presença de algo benigno. A ginecologista disse pra nao me preocupar e fazer a mamografia prevista em junho.

Mas, o caroço cada vez mais palpável e dolorido...

Agora em junho, fui repetir a mamografia da mama direita e a ecografia, conforme previsto. O médico da ecografia era o mesmo. Falei pra ele que dava pra sentir o caroço, ele apalpou antes da eco. No final, ele colocou diagnóstico Bi-rads3, que significa uma mínima possibilidade de ser maligno. Pesquisando, de novo, vi que o Bi-rads 3 refere-se a "massa nao palpável"... mas se o meu é perfeitamente palpável!!! Ele viu!!! Bom, fiquei preocupada, mas nao tanto como o J, que insistiu para eu adiantar a consulta com o especialista que estava prevista para 6 de julho.

O especialista, médico muito bom, disse que a ecografia nao dizia praticamente nada e ao me examinar, disse que tinha alguma coisa que ele nao estava gostando nada e pediu uma biópsia urgente. Fiz a biópsia na sexta-feira de manha e nesta quinta-feira fui vê-lo pra saber o resultado. Ele disse que já tinha o resultado e que, infelizmente, nao era bom. É realmente um tumor, pequeno, mas malígno. Disse-me que inclusive já tinha reservado hora pra minha cirurgia, que será dia 8 de julho. Vao retirar somente o tumor e através de um exame chamado sentinela, que será feito no dia anterior a cirurgia, quando eu ingresse no hospital, os ganglios linfáticos afetados, que logo serao analisados e, conforme o resultado, saberemos se a estória para por aqui ou se estará só começando.

Falou da necessidade de radioterapia e, dependendo, quimio.

Muita coisa pra absorver num único momento.

Licença de um mês, pra cirurgia, mas uns seis meses para tratamento.

Este verao creio que nao vai ter praia...rs...

Estou morrendo de medo, por dentro, mas ao mesmo tempo, ainda nao me parece real, sabe? estou como que "em suspenso".

Minha vida começou bastante atribulada, passei por coisas de novela durante minha infancia e adolescencia, mas desde que me fiz adulta, tomei as rédeas e sempre decidi o meu caminho. Levo uns anos muuuuuito bem. Algumas pessoas até me dizem, com uma inveja sadia... mas eu, de alguma maneira, estava esperando o momento de que alguma coisa fosse mudar e ter que começar a lutar, de novo.... só nao sabia qual seria a missao, desta vez. Aí está e como é algo completamente novo e inesperado, ainda estou estudando quais sao as armas que devo usar... é preciso aprender durante o caminho, porque eu nao tenho nem idéia!!

miércoles, junio 24, 2009

Festa da Oprah em Barcelona

A famosa apresentadora norte-americana, Oprah Winfrey alugou um dos lugares mais turístico de Barcelona, chamado "Pueblo Español" para festejar seus 55 aninhos com mais de 1700 convidados. Após a festinha, ela e a tropa embarcaram num cruzeiro pelo Mediterrâneo. Os pobres turistas mortais que de nada sabiam, tiveram a entrada barrada e reclamaram muito, pois no Pueblo español pode-se ver réplicas de famosas cidades e monumentos de toda a Espanha.
Quem pode, pode... e quem nao pode, se sacode!

sábado, junio 20, 2009

Bolsas

Tenho que estar muito agradecida a este país. As facilidades que a Nath tem tido aqui para estudar, nem sonhando teria nada parecido no Brasil. Ela está terminando o 4º e último curso na Universidade Pompeu Fabra, como bolsista. Graças à Deus e ao governo espanhol, nao tivemos que gastar nada para ela estudar numa das melhores universidades daqui. Agora ela acaba de ganhar duas bolsas mais, uma para estudar durante 6 meses de Erasmus em Estocolmo (janeiro a junho de 2010) e outra para estudar inglês em Malta, durante 3 semanas, no final de julho. Ela tem que aportar os ingressos familiares, que nao sao muitos, já que ela e a Sam vivem sozinhas e ela nao trabalha e também as notas, claro, que devem ser boas, e la é uma ótima aluna, claro...rs...
À primeira bolsa ela teve acesso mesmo sendo imigrante, pois durante os dois primeiros cursos ela ainda nao tinha a nacionalidade espanhola. As outras duas sim, só dao pra cidadaos da comunidade européia. Se ela nao tivesse a cidadania, nao teria direito.
Muito legal poder estudar, viajar e aprender... e de graça!
Ela até criou um blog pra contar as aventuras dela la em Estocolmo:
http://www.stockholming.blogspot.com/
E aproveitando pra fazer propaganda de filha, que todo mundo já percebeu que sou uma coruja danada, vou dar o endereço de outros dois blogs dela, já que eu adoro como ela escreve (mil vezes melhor que a mae, diga-se de passagem):
http://meninaoniria.wordpress.com/ Aqui ela comenta sobre os sonhos malucos que ela tem e que ela recorda sempre, como se fosse filme.... impressionante...rs...
E por último, http://stendhalteniarazon.wordpress.com/, sobre as filmagens do curta-metragem que ela está fazendo.... ela ainda vai ganhar um Oscar, vocês vao ver!rs...

E por último, bom fim de semana!

PD: Tô de Mac novo.... é uma ma-ra-vi-lha!!! Tô até com vontade de dar uma renovada neste blog aqui, viu?

jueves, junio 18, 2009

Quase dois meses depois...




...sigo com vida, embora atribulada, com mil preocupaçoes e zero inspiraçao para escrever... isso já nao passou antes? Sim, a verdade é que sim, embora as preocupaçoes sejam outras, but... here I am!

Vou resumir muito resumido a minha viagem ao Peru: viagem maravilhosa. Amei, tudo e todos, principalmente o povo: amável, simpático, gentil, honrado, etc,etc... Organizaçao: 10. Em tudo: aerportos, estaçoes de trens, taxis... tudo funciona perfeitamente, melhor que qualquer outro lugar em que já estive. Acreditam? Pois é a mais pura verdade. Foi uma grande e grata surpresa.
Tirei fotos pra dar e vender e como o blog nao me permite subir varias de uma vez, coloquei uma seleçao no Flickr pra vocês verem.
Machuppichu realmente vale a pena, tem uma energia magnífica e me deixou assombrada com a majestuosidade do entorno.
Também estivemos no Lago Titicaca, visitando as Ilhas de Uros, totalmente artificiais, feitas com uma espécie de junco, aliás, tudo, tudo é feito de junco. Super interessante.

Estivemos uma semana, e valeu muito a pena, só que teria sido ainda melhor se pudéssemos estar uma semana mais.
Aqui fica o link do FLICKR. Dá pra ampliar as fotos e vê-las como apresentaçao.
Beijo grande!


PD: A Nora me disse que quando ela abre o meu blog sai uma mensagem de que contém virus. Isso passou com mais alguém? Eu já abri em varios computadores e nao vejo nada.