sábado, julio 25, 2009

Informaçao sobre o Cancer de Mama

O ICO, Instituto Catalán de Oncología, tem uma página com todo tipo de informaçao sobre o câncer. Aqui está o link sobre o Câncer de Mama, em pdf. Está em espanhol, más é muito fácil de entender. Vale a pena ler, tanto para as mulheres que já o padecem o padeceram, como para os familiares e amigos.

INFORMAÇAO SOBRE O CANCER DE MAMA

Bom fim de semana e "vejo" vocês na volta de Formentera, dia 1º.

jueves, julio 23, 2009

Tratamento

Ontem estivemos no oncologista. A consulta durou quase uma hora e gostamos muito do médico.
Resumindo o que ele nos explicou, o fato de que o meu tumor tivesse menos de 2cm e de que os ganglios estivessem limpos, me livrariam te ter que fazer quimioterapia. Entretanto, há três fatores que agravam o quadro. 1ª) Há três graus de câncer, segundo a agressividade: 1,2 e 3. O meu era grau 3 (mais agressivo). 2ª A presença de uns receptores chamados ER2: positivo. E 3º, a dependencia hormonal ou nao, que também deu positivo para os estrógenos. Devido a estes três fatores, terei que fazer 4 tratamentos que no total durarao 5 anos: começamos com a quimio, agora no início de agosto, durante 6 meses. Em seguida radioterapia durante um mês. E logo os tratamentos para HER2, durante 1 ano, e o hormonal que é o mais longo que durará uns 5 anos.

Segundo o médico estes tratamentos sao os mais avançados no momento e me garantem mais de 90% de cura.

Agora é aproveitar meus últimos dias de ferias em Formentera e me preparar para a "grande batalha" que me espera nos próximos tempos. Tanta gente já passou por isso e venceu... eu vou vencer também, se Deus quiser.

Beijo pra vocês

viernes, julio 17, 2009

Afinal, tudo dá certo...

Ontem estive no médico para tirar os pontos e saber o resultado definitivo dos ganglios sentinela e graças a Deus, realmente deram negativo, assim que nao terei que passar pela faca de novo… ufffff
Por outro lado, ele nos disse que teve uma surpresa quando me abriu, pois, além do tumor detectado nas mamografias, ecografias e biópsia, com a assustadora denominaçao “carcinoma ductal infiltrante, grado III”, encontraram um “extenso componente de carcinoma intraductal, grado III con necrosis, peritumoral”. Segundo ele, este segundo era pior, dos que criam “raizes”. Apesar disso, ele retirou tudo, com uma margem ampla, sem necessidade de fazer uma mastectomia.
Considero que este medico, Dr. Carlos Muñoz Ramos, salvou a minha vida, pois quando recorri a ele, se ele simplesmente houvesse se baseado no informe da ecografia que diagnosticava Bi-Rads III (massa não palpável com apenas 2% de probabilidades de ser maligno), certamente teria pedido pra eu repetir a mamografia+ecografia dentro de 6 meses e então seria tarde demais. Quando me examinou, disse que a ecografia não esclarecia nada e que havia algo que ele não estava gostando nada. Pediu uma biopsia urgente que ele mesmo agendou pra mim e quando fui buscar o resultado também urgente que ele havia pedido, ele já tinha agendado a cirurgia. Este é um medico como Deus manda, coisa bastante rara hoje em dia, infelizmente. Agora a parte dele praticamente está terminada, só tenho que voltar a vê-lo no inicio de agosto e dentro de um ano. Daqui pra frente quem tomará as rédeas no assunto será o oncologista que tenho marcado pra próxima 4ª-feira e que definirá o tratamento. Espero que seja tão bom medico como o Dr. Muñoz Ramos. O que é certeza é que farei radioterapia, embora a quimio, segundo o médico, o tipo de carcinoma que eu tive me enquadra no limite, então acho bastante provável que, por segurança, será necessário.
Mas o que importa, de verdade, é que eu me sinto muito bem, estou feliz, sim senhor e vou deixar pra sofrer quando for irremediável, nem um minuto antes, certo?
Antes de iniciar os tratamentos, agora no final de julho, iremos passar uma semaninha na ilha de Formentera, só pra relaxar e recarregar as baterias.

Com tudo isso que me passou, acho muito importante advertir do quao importante é fazer as mamografias anuais e estar sempre muito atenta a qualquer mudança na mama: nódulo ou depressao. Amamentar nao é sinônimo de imunidade contra o câncer de mama, já que amamentei durante 23 meses, mas sim diminui o risco. Se nao tivesse amamentado talvez teria sido mais grave, nao sei. O mais importante que qualquer coisa, é que é a melhor garantia de saúde para a criança, pois com o leite materno estamos "vacinando" aos nossos bebês, naturalmente. Olha só o meu caso: peguei catapora quando a Sam tinha 4 meses e foi violenta., tinha febre de 40 º e me doia o corpo inteiro. O médico me disse para parar de amamentar imediatamente e dar leite em pó pra ela, disse que nao deveria nem pegá-la no colo para na contagiá-la. Liguei para o pediatra e ele me disse: -"De jeito nenhum!!!! Se você parar de amamentá-la sim que ela vai pegar!!" Cortei uma camiseta velha para poder amamentá-la sem entrar em contato direto com a minha pele e resultado: ela nao pegou catapora, pois o meu leite tinha os anticorpos que garantíam a imunidade dela, naquele momento.

viernes, julio 10, 2009

De volta a casa

Graças a Deus e a toda energia positiva que todo mundo me enviou, deu tudo certo. A cirurgia correu super bem, os dois ganglios centinelas que também foram extraidos durante a cirurgia deram negativo (nao estavam "contaminados") e agora eles serao analisados mais rigorosamente para eliminar qualquer possibilidade e o resultado sai dentro de 6 dias.

A parte da incomodidade dos pontos debaixo da axila e os da mama, estou bem e naturalmente, agradecida por esta primeira etapa ter terminado bem.

Estive acompañada todo o tempo pela Sam, Nath e Joan, cada noite um dormiu lá no hospital pra me fazer companhia e durante todo o dia eles foram se revezando. Nao posso me queixar nadica de nada...rs O médico excelente, as enfermeiras todas uns amores... mas claro, queria logo voltar pra casa porque quando nao estou, a minha gata faz greve de fome...rs... tadinha, nao come!!!!

Agradeço, de todo meu coraçao, a todos vocês por estarem comigo através do carinho, das oraçoes e da energia positiva que eu acolhi com o coraçao aberto e feliz.

Um beijo enorme pra todos vocês e muuuuuuuito obrigada!

PD: Chantal, quando cheguei do hospital encontrei um aviso do correio que estava me esperando de uma tal Chantal de Frankfurt. Amanha vou mandar ir buscar!!! rs.... beiju muito grande!!!

martes, julio 07, 2009

Falta pouco

Dentro de poucas horas ingresso no hospital para fazer o exame que eles chamam aqui " Ganglio Centinela" e amanha de manha eles me operam.
Encontrei esta informaçao sobre este exame que é inovador, pois permite extrair somente os gânnglios afetados, nao todos, como se fazia antes e que produzia tantos efeitos colaterais indesejados (clique en "comenzar" e vá clicando nas flechas para seguir a apresentaçao):

http://www.elmundo.es/elmundosalud/documentos/2004/04/mama_centinela.html

Ontem fiz a ressonância, que ainda nao estava pronta quando vi o médico, mas ele me confirmou que farei quimio durante uns 6 meses, começando um mês depois da cirurgia. O J. já disse que vai me comprar uma peruca igual da Farra Fawcet...rs... finalmente vou ter um cabelao bonito, mesmo que seja de mentirinha...rs... pelo menos até terminar o tratamento e o meu voltar a crescer.
Sinceramente, perder um peito, se for o caso, nao me preocupa. Perder o cabelo, tampouco. Tudo isso parece completamente suplérfuo, quando se trata de VIVER.

Pensei muito estes dias, já que durmo bem, até que me desperto, por qualquer motivo, e aí a cachola já entra em marcha e é impossível voltar a conciliar o sono, só pensando, pensando e pensando. Assim, cheguei a conclusao que de uma certa forma tudo isso será positivo, pois aprenderei muito de toda esta experiência. A melhor forma de aprender, é viver em primeira pessoa e espero sacar uma boa liçao de tudo isso.

Obrigada de novo aos meus amigos e a minha familia linda... a todos, pelo carinho balsâmico.

Um beijo grande e até a volta!

jueves, julio 02, 2009

Como uma onda no mar...

Dizem que nós mulheres somos como ondas (Os homens sao de Marte, as mulheres sao de Venus), e nada melhor do que esta metáfora para descrever os meus estados de ánimo nestes últimos dias: hora arriba, hora abajo, hora ni fu, ni fa. Mas na média, estou bastante bem, simplesmente que é um momento de espera, já que tudo começa de verdad a partir de 2ª feira e é assim que me sinto, em "stand by"... coisa esquisita....

Gostaria de agradecer, do fundo do meu coraçao, o carinho e essa energia tao positiva e bonita que todos vocês tem me enviado. Dá pra sentir essa energia tao gostosa e balsâmica, é, balsâmica mesmo: faz um bem enoooooorme! Nao há melhor bálsamo que o carinho! Estas minhas leitoras silenciosas, que hoje se manifestam, que fofas! Muito obrigada por me deixarem escutar as tuas "vozes". Hortensia, te desejo muitíssima sorte, muita força e muito carinho também.

Obrigada pelas mensagens, obrigada pelos emails, obrigada pelo carinho de todos vocês.
Nesta vida, tudo, absolutamente tudo tem o seu lado positivo e é neste lado que estou concentrando toda a minha atençao.

Um beijo enorme pra vocês!!!