martes, septiembre 29, 2009

Câncer de Mama: El 'DNI genético' permitirá tratar el cáncer de forma personalizada

"Identificar claramente el perfil genético del tumor mamario, es decir, estar en posesión de su DNI genético, será el primer gran paso para seleccionar un tratamiento óptimo para cada paciente e ir de verdad hacia esa terapia personalizada en cáncer de la que ahora tanto se habla...
Leia a reportagem integral no El País
Somente na Espanha sao diagnosticados 18 mil novos casos de câncer de mama ao ano!! No meu caso, deu positivo para o tal oncogén HER-2. Leia a reportagem, porque é importante estar informada sobre o assunto.

sábado, septiembre 26, 2009

Otimo dia

Dormi até as 9:30 da manha como uma pedra e acordei com a Jolie, que vem me morder o queixo pra me acordar!rs... uma maravilha, já que na noite anterior só dormi 3 horas e estava super cansada. Hoje foi um dia estupendo... bueno, está sendo, porque ainda nao terminou... me sinto taaaaaao bem!!!! Almocei com uma amiga e recebi muuuito carinho... e dei muito também, oras bolas, que é tao bom dar, como receber, isso é de praxe. Agora recebi uma mensagem tao linda da minha querida prima Elvira, lá de Mallorca que caí em lágrimas. Eu já disse e repito, o carinho é um verdadeiro bálsamo pra alma e é lindo quando as pessoas o expressam sem reservas.
Tô feliz... e ponto.
Amanha a Norinha e o Pepe vêm almoçar com a gente. Acho que o dia vai ser divino!
E deixa eu descer que o Joan está chegando da Tunisia e eu tô morrendo de saudade!
Um ótimo domingo pra vocês!!
Fui!!

martes, septiembre 22, 2009

Santa acupuntura...


... que me permitiu estar bem quatro dias seguidos após a 3ª sessao de quimio!! Estou feliz porque eu adoro o que estudo e já comprovei a eficácia da acupuntura para tratar a minha enxaqueca de toda a vida e agora, estou comprovando a eficácia da mesma para tratar os efeitos secundários da quimioterapia. Estive mal no dia da sessao e fui dormir mal. No dia seguinte me levantei sem dor e, claro, com as náuseas habituais, mas no geral, bastante bem, porque se nao tenho dor, como já disse, me sinto feliz. Fiquei bem 5ª, 6ª, sábado e domingo, com direito a cinema, pipocona do Cinesa incluido e almoço no La Masia no domingo. Ontem a tarde a dor de cabeça (aquela de 9 graus na escala Richter, lembram?), voltou e nao me deixou dormir, mas, graças a Deus, hoje cedo, com um café forte, acabou indo embora.
Outra coisa boa é que tomo Primperam para as náuses, desde o dia que tenho quimio, pela manha, para mantê-la sob máximo controle possível, já que ela sempre está aí, esperando para despotricar o mico. Na primeira sessao, tomei durante 7 dias (e vomitei os dois primeiros dias). Na segunda, tomei durante 10 dias! E na 3ª, já tratando com acupuntura, só tive que tomar durante 4 dias e meio! Realmente o que mais sofre com a quimio, é o estômago. Dá sempre a sensaçao de ter um buraco no estómago, fica super sensível. Outra coisa, sao as veias. A da primeira sessao está doendo até hoje! Pero bueno... entre perdas e danos, acho que o saldo é bastante positivo, já que estou podendo estudar bastante.

E, o que dizer das mensagens que tanta gente linda anda me deixando? Difícil expressar... só posso dizer que realmente é bondade de vocês e que eu agradeço imensamente todas e cada uma das palavras de carinho e apoio que recebo. Elas também tem uma boa parte na positividade com que venho tentando levar este tratamento. Toda energia positiva ajuda, e muito.

Entao, pra vocês verem como nao dá pra cansar da minha cara ultimamente, olhem só como posso mudar de look cada três por quatro!!rs... (Clique na foto para ampliar)

Beijo graaaaaaaaaande!!!

jueves, septiembre 10, 2009

É mais difícil do que pensava...

...mas poderia ser bem pior, é o que me consola. Desta vez os efeitos da quimio duraram mais dias. Estive dez dias mal, logo cinco dias bem, aí, na terça quase morri com uma dor de cabeça de 9º na escala Ritcher, sabe?rs... afe... Ontem acordei como se tivesse sido atropelada por um trem, dores por todo o corpo e energia nenhuma: uma canseira impressionante e logo, pela tarde, começou a febre: 36,5, 37, 37,4, 37,6... e aí parou, graças a Deus. Se tivesse chegado a 38 teria que ir para o hospital. Hoje acordei sem febre e sem dores!!!!!!!! auauauauauauaua!!!!!! Isso significa que o meu sistema imunitário ganhou a batalha contra algum vírus FdaP que estava tentando me atacar! O melhor de ficar ruim muito tempo, é que quando a gente está bem é um presente dos Céus!! Gente, que delícia!!! Me sinto tao feliz!!!! Sério, nos dias que estou bem, me dá vontade de fazer mil coisas e aproveitar. Sábado fui almoçar com uma amiga alema que estuda comigo e logo passei a tarde com as meninas, no apartamento, logo cineminha com a Nath (básico)... foi muito bom.

Dentro de pouco começo o 4º ano de Medician Tradicional Chinesa!!!!!!! Gente, o último ano!!! Incrível como o tempo passa voando. Dentro de um ano, se Deus quiser, terei terminado e estarei em Pekin, com o resto da minha turma, fazendo o estágio final no Hospital da Universidade de Pekin. Já pensou??

To feliz porque a Nora está vindo morar em Barcelona, vocês acreditam?? A minha primeira enfermeira...rs... ela me acompanhou na minha primeira sessao de quimio e fez comidinha pra mim nos primeiros dias. Veio lá de Madrid só pra cuidar de mim e agora está vindo morar aqui. Isso eu chamo presente dos Céus, também... Agora tá faltando a Mari... né dona sumida??? Vai ser muito bom ter uma boa amiga por perto, pra gente almoçar uma vez por semana juntas, bater papo, etc...

Entao, tava aqui pensando nas vantagens de nao ter cabelo. Sabem que sao muitas? por exemplo, nada de cabelereiro durante mais de 6 meses. Como eu vou a cada dois pra cortar e fazer reflejo, uma ecomomía de pelo menos, 300€... nao preciso comprar champú, nem condicionador, nem máscara de tratamento. Economia de uns 50€. O banho é super rápido, porque lavo a cabeça ao mesmo tempo que lavo o rosto, com o mesmo gel, um, dois, três e se acabou. Ecomomia de agua (ecológico). Nao preciso secar, nem usar chapinha. Economia de luz... um montao! Por último, economia de tempo, porque nao preciso me preocupar em pentear, se o cabelo tá bom, ou nao... é turbante, lencinho ou peruca e vapt-vupt! Como vocês podem ver, nao há nada, nada neste mundo, que nao tenha o seu lado positivo.

miércoles, septiembre 02, 2009

Começa a semana boa? Isso espero...

Parece ser que os efeitos das sessoes de quimio sao acumulativos, pois esta semaninha foi pior, em certo sentido, que a primeira, e os efeitos negativos duraram um dia a mais. Isso contando que o dia que começa hoje, vai ser bom... isso espero, meeeeesmo! Acordei as 5:30 com o J. que ia pra Zaragoza e nao consegui dormir mais, pois uma vez o cachola se poe em marcha, nao há como parar!! Adoraria ter um botao de OFF pra apertar e desligar instantaneamente...

Recebi uma apresentaçao em powerpoint muito bonita, sobre o sofrimento. Procurei no YouTube e encontrei outra, com o mesmo texto:



Uma coisa que eu jamais me perguntei, desde que começou toda esta estória, é "por quê eu" ou "oque é que eu fiz pra merecer isso". Nao considero que tenha sido castigada, ou que seja uma pobre vítima. É um verdadeiro saco tudo isso e gostaria que fosse mais light, mas, no final, sei que isso será positivo para mim, como ser humano e me ajudará a ajudar a outras pessoas.
Ah! Tenho ouvido muita música também, tipo meditaçao, relaxamento e clássica, Mozart piano, Bethoven em piano e violino... ajuda um montao. Aliás, tenho aliviado as minhas dores de cabeça com meditaçao. Também estou fazendo acupuntura em mim mesma, embora menos, porque quando estou mal é complicado e tem alguns pontos que sao essenciais, os shu dorsais, que como o nome já diz, ficam nas costas, lateralmente à coluna vertebral, aos quais nao tenho acesso. Quero ver se faço ao menos uma sessao por semana em Barcelona, pois ajuda muito a combater a leucopenia, que é o descenso dos glóbulos blancos durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Mudando de pato pra ganso, mesmo em semana de quimio, fomos ao cinema no sábado para assistir o novo filme da Isabel Coixet (Elegy,La vida secreta de las palabras, Mi vida sin mí) "Mapa de los sonidos de Tokio", roteiro e direçao dela. Bueno... ela quis fazer um tipo de "Lost in translation", mas nao deu muito certo nao: muuito lento e outras cositas más. Tem uma cena que o cara tira um pelinho da boca (nem te falo de onde) que... me poupe!!
Mas tudo bem, tem filme que eu tenho que ver, mesmo sabendo que vou achar uma droga, tenho que ver para crer... fazer o que! Hoje estava querendo ver algo assim mais colírio, tipo, Ashton Kutcher em American Playboy...rs...

E pra chutar o balde, vai aqui uma foto recém tirada, recém levantada, sem cabelo e sem maquiagem...rs...



Agora vou ver se volto um pouquinho pra cama e durmo uma horinha mais. Fui!!