miércoles, abril 11, 2007

Cem anos de solidao

Esta última semana estive lendo "Cien años de soledad", um clássico da literatura em castelhano, do premio nobel Gabriel Garcia Marques.
Correndo o risco de, com certeza indignar ou ferir os sentimentos dos "cultos em literatura", eu, que leio porque adoro ler, leio por puro prazer, sem pretensoes de ler somente grandes obras maestras, sinto dizer que me entediei uma barbaridade! Cansei! Parecia interminável, com parágrafos gigantescos que quase me deixavam sem fôlego... Uma estória interminável (terminei na marra) e ultra-fantástica de Aurelianos e José Arcadios, mortes e mais mortes, infelicidade e, lógico, solidao.

Parei pra ler o "Estarás ahí" no sábado, que, mesmo nao sendo nenhuma graaaaande obra literária, me proporcionou algumas horas de entretenimento e um bom sabor de boca e para mim isso é o que vale.

Sei que este é o livro de cabeceira de muita gente que já o leu, releu e voltou a ler, mas, que seria do amarelo se todos gostassem do azul????

2 comentarios:

Denise S. dijo...

Eu li duas vezes - da primeira, me perdi um pouco, da segunda, adorei. Este livro me forjou de uma certa forma, fiquei muito admirada, era muito nova, devia ter uns 14 anos.
Agora, recentemente, li uma autora espenhola chamada Rosa Montero que amei. Vc já leu "A Louca da Casa"? É ótimo!

Anónimo dijo...

Oi, querida. ando com saudade de vc. Não recebeu meu e-mail?
Agora, comentando teu texto: A gente não precisa se sentir obrigada a gostar de uma obra, mas é importante refletir o por que ela é considerada uma obra prima.
As vezes, é preciso uma segunda leitura, mas pra frente, para poder degustar melhor o texto, a criaçao dos personagens... o estilo do autor.
Eu tentei três vezes ler o Grande Sertão, Veredas, de João Guimarães Rosa e ficava nas primeiras dez páginas. Quando resolvi lê-lo de verdade, já tinha 30 anos e enlouqueci pelo livro. Hoje é a grande obra literária que eu li em toda a minha vida.
Cem Anos de Solidão é um destes. Simplesmente bárbaro!