miércoles, enero 26, 2011

Despedida

ULTIMO POST

Há muito tempo que não escrevo no blog, mas estava esperando ter um pouco de tempo pra escrever com calma a minha despedida do mundo dos blogs. Quando comecei há oito anos atrás, estava longe das meninas, longe dos amigos, não havia Orkut, nem Facebook ou Twitter e era uma necessidade ter um lugar para me comunicar com as pessoas.
Muita coisa rolou nestes anos todos e vocês foram partícipes das minhas aventuras, viagens e da minha experiência com o cäncer de mama.
Se este fosse o último capítulo de um livro, eu diria que é um final feliz, pois me encontro bem, de bem com o amor, com a família e também com a saúde, graças a Deus.
Neste último post gostaria de deixar um último recado às mulheres, sobre a minha experiência com o câncer. Há algumas semanas atras, recebi uma mensagem linda, que me emocionou e me fez chorar. Foi de uma silenciosa leitora assídua do blog que me acompanha desde o começo, o nome dela é Patricia e ela escreveu para me agradecer, pois ela teve que enfrentar um caso de câncer de uma familiar muito próxima e graças a ela ter lido aqui sobre a minha experiência, não foi um choque tão grande pra ela, como teria sido um primeiro contato com esse monstro que nos assusta a todos e que evitamos até nomeá-lo. Fico muito, muito feliz de ter podido ajudar, de alguma forma.

Agora faz 18 meses que me detectaram o tumor, foram meses difíceis deps da cirurgia, as seis sessões de quimioterapia, as trinta e três sessões de radioterapia, as sessões de quimioterápicas com Trastuzumab a cada três semanas durante todo o ano de 2010. Agora levo um ano tomando Tamoxifeno, e ainda tenho de tomá-lo por mais quatro anos. No geral não sinto grandes efeitos, mas há dois que molestam, um é uma dor horrível nas articulaçoes que as vezes me despertam durante a noite latejando e outro, que aumenta o apetite e retém líquidos, o que já me fez engordar dois quilos e vou ter que lutar muito pra me manter em forma, pois todas as mulheres que o tomam engordam... e muito. Mas fora isto, a minha última mamografia estava perfeita e embora como qualquer pessoa que passou por isso, tenho um pavor danado de que volte a passar, rezo muito pra que isso não aconteça. Praticamente deixei de tomar leite, tomo só um pouquinho no café da manhã, porque é muito difícil mudar um hábito de toda a vida, mas o fato de o leite de vaca ter um hormonio de crescimento tão potente pra fazer com que um bezerro duplique o peso em quarenta dias, realmente é preocupante. Adotei alimentos muito conhecidos por suas propriedades anticancerígenas, como os aspargos verdes, o brócoles ou o chitaki, além de tomar cápsulas de antioxidantes da Solgar. Também tenho evitado o microondas. Antes só fazia arroz no microondas e agora voltei ao velho método. Uso só pra dar uma esquentadinha... Sei lá. Penso que antigamente não havia tanto câncer de mama e também não havia microondas, nem tantos alimentos industrializados. Só pode ter que ver com os hábitos da "vida moderna", é ou não é? Seja como for, gato escaldado tem medo de água fria...

Então, deixo aqui o meu adeus, continuarei lendo os blogs, inclusive deixo aqui a minha recomendação do blog de outra brasileira que mora aqui em Barcelona, que eu amo, de paixão, o Barcelona está longe, da Bel, é sem dúvida o meu preferido, além dos blogs aí da minha listinha.

Agradeço a todos por todo o carinho e amizade que sempre recebi e desejo a todos o melhor... Beijos,

Virginia

8 comentarios:

anlene gomes dijo...

Virginia, aodrei o último post! Não fico triste que você deixe o blog, fazem parte da vida o desejo de mudanças e os finais de certos ciclos. Foi muito bom te conhecer e saber que seguiremos em contato! Obrigada por tudo que nos deu aqui e por ter esta alma grande e linda! Um beijo no teu coração :)

Chantal dijo...

Fico feliz que você esteja bem e também porque tive, graças ao blog, a oportunidade de conhecê-la.

À você tudo de melhor, sempre.

Namastê!

nora borges dijo...

Beijos, querida. Graças ao blog nos tornamos amigos.

Anónimo dijo...

Virginia,

Eu fico um pouco triste sim, mas é verdade o que você disse: há muitas outras formas de contato.
Você e a Norinha são duas pessoas que aprendi a gostar através dos respectivos blogs.
Espero que a gente possa manter contato por outras vias e torço muito para que a nossa saúde continue firme e forte depois dos sustos.
Vou pensar sobre o leite. Na verdade não tomo leite propriamente, mas o uso para fazer kefir. A carne vermelha quase abandonei completamente. Muito raramente a como, mas nunca fui mesmo muito carnívora.
O brócoli é realmente super indicado.Li uma entrevista do Prof. Umberto Veronesi e ele falava justamente da importância da alimentação.
Muitas alegrias na sua vida e que o novo olhar (acho que muita coisa muda, quando a gente se vê frente a frente com algo tão assustador como o câncer) volte a ser aquele que a gente tem quando criança, como se estivesse vendo tudo pela primeira vez. Acho que você tem esse frescor e essa alegria e isso certamente ajudou na sua completa cura.
Se falar com a Nora, diga-lhe que mando um beijo. Vou mandar um e-mail para vocês contando as novidades que não são muitas, mas enfim...
Um beijo
Gaby

Anónimo dijo...

Oi Virgínia. Sou uma leitora silenciosa do seu blog. Fico triste pelo fim dele, mas feliz por você estar bem recuperada na sua saúde e por estar feliz em sua vida também. Te desejo TODA sorte e TODA felicidade do mundo pra você e pra tua família. Foi bom te conhecer e aprender com você. Deus te abençoe e siga em frente sem medo de ser feliz. Boa sorte.
Teresa Cristina Elisio

Jackeliny Palmgren dijo...

Deixarás saudades amiga! Mas, o mais importante é que você está feliz. Gostaria de agradecer por todos os seus posts, pela sua alegria de viver transmitida em letras para a gente. Obrigada por tudo! Beijos e siga feliz!

Vivi dijo...

Vi não sabia que vc tinha fechado o blog. Passou um filme na minha cabeça, lembrei que te acompanho a tanto tempo que nem sei mais, acho que desde o começo :)
Foi uma delícia poder conhecer uma pessoa especial e guerreira como vc no mundo dos blogs e na minha próxima visita a Barcelona temos que nos ver.

Muitos bjos amiga e se precisar sabes onde e encontrar.
Bjokas

DO dijo...

Só muita perseverança mesmo pra continuar blogando atualmente,Virginia. O meu mesmo vai aos trancos e barrancos.Mais um vício que um prazer. ESpero que esteja bem.
Beijos