miércoles, enero 28, 2009

Natureza rebelde...

Este fim de semana o país foi assolado por um temporal de vento que soprepassou os 200 km/h em algumas regioes. Houve muitas mortes ao cair árvores e muros encima de transeuntes e em Sant Boi, aqui em Barcelona, quatro crianças morreram e muitas ficaram feridas ao desmoronar-se um pavilhao de esportes onde eles treinavam para abrigar-se do forte vento. Estas coisas me deixam com um peso no coraçao pois é nestas horas que nos recordamos do quao frágil é a vida...

Quando fomos sair com o carro, este foi o panorama que encontramos na porta da garagem:


E quando fomos sair pelo portao a pé, este:

Revolutionary Road



Este foi o filme que assistimos domingo passado, Revolutionary Road, do diretor Sam Mendes, com Leonardo diCaprio e Kate Winslet. Excelente filme e estes dois atores também merecem um Oscar, diga-se de passagem. Em fim, nada a ver com o lindo e trágico romance que eles viveram no Titanic. Aqui a realidade é muito mais crua... e obviamente, muito mais trágica.

miércoles, enero 21, 2009

Entre ler o quero e ler o que devo



Daqui a 7 de fevereiro só posso ler Anatomia & Fisiologia de Thibodeau e Patton, Acupuntura-Medicina Interna e Acupuntura Especialidades, e tem muito pano pra manga...
Há poucos dias comecei a ler "La audacia de la esperanza", do Sr. Barack Obama. Só pude ler as primeiras 25 páginas já que tenho que estudar, mas devo dizer que me enganchou desde a primeira página e me surpreendeu, gratamente, a forma humana, humilde e inteligente com que ele se expressa.
Hoje chegou um livro que tinha encomendado, recomendado pela minha amiga Nora Borges, "Mil soles espléndidos", de Khaled Hosseini. O duro é ter que esperar até o mês que vem pra começar a ler. Tenho certeza de que vou adorar. Depois eu conto.
Por último, estou tentando comprar o livro "El pánico del escorpión", de Eduard Muntada. Pode ser adquirido em versao impressa ou digital em Libros en Red, e também na Amazon ou B&N.
Agora deixa eu voltar ao Thibodeau que ele tá aqui me esperando...

martes, enero 20, 2009

Sete almas

Ontem finalmente, fui assistir "Sete almas" (Seven pounds) e recomendo muitíssimo. Eu já amei "Em busca da felicidade" (The Pursuit of Happyness) e achei que o Will Smith merecia um Oscar pela atuaçao e neste caso, eu novamente daria o Oscar a ele por esta interpretaçao brilhante e comovente... ele realmente convence.
O Joan diria que é "un dramón del copón" mas para mim é um daqueles filmes que embora você nao sai do cinema dando risada, porque nao é nenhuma estória de contos de fadas, se sente realmente satisfeito (e com lágrimas nos olhos) por ter visto um filme como Deus manda e uma estória realmente comovente.

martes, enero 13, 2009

Eu adoro o Will Smith, como ator e como pessoa. Acho ele tremendamente carismático e talentoso. É provável que ele esteja ou está aqui na Espanha promovendo o novo filme dele "7 almas", que eu estou louca pra que estreie. Ele apareceu num programa do canal 4, com um humorista de radio e TV, Pablo Motos que é muito engraçado. Olha só o show que o Will Smith deu, cantando "Torito bravo" em tom de rap... rs... muito bom!
http://www.cuatro.com/videos/?xref=20090113ctoultpro_5.Ves&view=ver

martes, enero 06, 2009

Reyes debaixo do edredón

Ontem escutei o helicóptero aterrisando aqui no parque ao lado de casa, trazendo os três reis magos pra multidao de pais e filhos que estavam à espera deles. Em Barcelona capital e cidades do litoral eles chegam de navio, aqui eles chegam de helicóptero, mas tem lugar que eles chegam até de burro!! Depois eles fazem uma passeata pela cidade distribuindo balas pra criançada. No dia 6, pela manha, as crianças acordam e encontram os presentes que os "reyes" trouxeram pra elas antes de voltarem para o Oriente. Aqui em casa eles nao vem, porque nao tem criança e porque o velho e bom papai Noel já passou por aqui há duas semanas atrás. Hoje, desmontar a árvore, guardar os apetrechos "navideños" até o próximo dezembro... nao gosto de desmanchar, desmontar, prefiro montar, construir, criar...

Hoje nevou duas vezes, mas é água-neve, que nao "coalha", derrete em segundos, embora o frio sim, permanece. A previsao pra amanha de manha é de -6º e neve... vamos ver...

domingo, enero 04, 2009

2009 de verdade...

Na teoria 2009 começou dia 1, mas de fato, ele ainda nao começou, pelo menos por aqui. Hoje é domingo e todas as lojas estao abertas. Os centros comerciais abrem ate as 22 horas pois dia 6, é "Dia de Reyes" e costuma ser tao ou mais importante que o Natal, pelo menos para as crianças, que recebem os presentes dos tres reis magos. Só que dia 7, pos reyes, começam as famosas "rebajas", que é a liquidaçao de inverno e onde podemos encontrar quase ou menos que metade de preço, entao, domingo que vem, as lojas voltam a abrir, pois é o primeiro domingo de rebajas. A Nath, que trabalha na Fnac por temporadas, me mandou um sms dizendo que esta depre pois hoje ficou sabendo que domingo que vem a Fnac abre também e que Marx tinha toda a razao, que o povo é consumista demais e .... e ela tem toda a razao. Eu, que nao suporto multidoes e muito menos lojas abarrotadas de gente, fujo como o Diabo da cruz!!!

Entao, 2009 mesmo, só começa de verdade aqui na Espanha, dia 7 de janeiro. Eu tenho vontade já de que comece de uma punhetera vez!!

jueves, enero 01, 2009

Um feliz 2009 para todos...

Apesar da crise mundial, das catástrofes naturais e outras muitas provocadas pelas maos dos proprios homens, 2008 foi um bom ano para mim particularmente. Isso, embora me alegre e me alivie, faz-me sentir até um pouquinho culpada, por estar tao bem, quando muitos (muitos mesmo) estao tao mal. É por isso que eu agradeço, agradeço e agradeço aos Céus, incansavelmente, porque só tenho a agradecer...


Termino o meu segundo ano de Medicina Tradicional Chinesa e estou feliz por estar aprendendo... adoro aprender e dá um imenso prazer ver que o que parecia impossível de se entender a principio, pouco a pouco e com muito esforço, vai se revelando, como um negativo de uma foto e entao você percebe que tendo paciência e perseverança, tudo é possível. Ainda há muito por aprender, muitíssimo, mas aí é que está a graça da vida. Sábado li na contra-capa do La Vanguardia uma interessante entrevista com o Richard J. Haier, neurocientífico especialista en mediçao da inteligencia humana, ele diz que "o importante nao é o que sabemos, senao o que podemos (ou o que nos falta por) aprender" ...algo assim...

Primeiro dia do ano, primeiro filme do ano: Australia, do diretor Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Hugh Jackman: ma-ra-vi-lho-sa!!!