viernes, octubre 01, 2010

Japão


Desde que voltei de viagem não tenho tido tempo pra nada, nem sequer pra vir aqui contar sobre as minhas impressões sobre o Japão e um dos motivos desta falta de tempo é que a Sam e a Nath voltaram a morar comigo desde segunda-feira passada, depois de mais de quatro anos morando sozinhas num apartamento em Barcelona e eu estive preparando o terreno pra chegada delas e de toda a mudança e logo trabalhando sem parar pra organizar tudo.

Depois de tanto tempo desde que cheguei, já esfriaram as emoções e a memória também, assim que tentarei resumir...

Após 25 dias em Pekin, 10 dias no Japão resultaram muito pouco. Amei tudo, do principio ao fim. Pegamos um vôo de Pekin a Kyoto, onde passamos cinco noites. Kyoto é uma cidade linda, com jardins e templos muito bonitos. Nos hospedamos em um hotel que fica dentro da Estação de trem e em questão de conforto e serviço, é o melhor hotel em que me hospedei até hoje, e nem de longe o mais caro. Chama-se Gran Via Kyoto. Compramos um passe de trens JR antes da viagem, que nos permitiu pegar qualquer trem ou metrô JR durante uma semana. Fomos de trem bala à Tokyo e desde Tokyo a varias cidades próximas. Tentamos ver o monte Fuji, mas infelizmente, ao ser tao alto, estava encoberto de nuvens, mas fizemos um passeio muito bonito num navio tipo pirata.
Adorei os japoneses, amáveis, educados (nunca vi gente mais educada!), organizados, limpíssimos (nunca vi gente mais limpa!), tudo funciona perfeitamente, o respeito pelos demais é básico na sociedade japonesa e cheguei a conclusão que além do ZEN, aquele é o país onde nasceu o SEMANCOL... E eu AMO o Semancol!!
Uma das coisas que amei, são os vasos sanitários Toto, aqueles com alta tecnologia de duchas pra lavar frente, verso, com mais ou menos pressão, movimento variado, etc: um luxo só! E tinha até em banheiro de lugares públicos! Quero um Toto em casa! rs...
Quanto a Tokyo, achei que não ia gostar, porque prefiro natureza mais que grandes cidades e pensei que seria uma cidade caótica, com trânsito caótico, poluição, tipo Pekin, sabe? Mas para a minha surpresa, não há nada caótico lá, nem poluição, nem barulho. Utilizam muito os trens e metrôs, e nós também utilizamos e são os mais pontuais do mundo! Há muito carro elétrico ou híbrido, mas não vi congestionamentos nem no centro da cidade, exceto nos anéis viários que circundam a cidade.
Outra coisa que amei, é que nos restaurantes não há aquele tropé de gente falando, sabe, como aqui na Espanha? rs... Todo mundo fala baixinho, pra que só a pessoa com quem se está falando ouça. Nos trens e metrô está proibido falar no celular e isso é outra maravilha, já que todos eles andam com o celular, ouvindo música, vendo videos ou sei lá o que e se todos resolvem falar ao mesmo tempo seria um caos!

É isso, amei o Japão, amei os japoneses e quero voltar... Isso sim, é caro pra cacilda!

2 comentarios:

DO dijo...

Nunca tive a intenção de visitar o Japão,mas confesso que fiquei curioso,rss

Aproveito a oportunidade pra te convidar a comemorar comigo hj lá no RAMSES,Virginia.

Beijos!

Bubusca dijo...

Vixe, nem me diz que é tão caro assim ! A gente tá com planos de ir no ano que vem, vamos ver se vai dar. Já estou amando Tokyo kkkkkk

bjs

Tereza (Bruxelas)