sábado, agosto 28, 2010

De volta a Espanha e com um jet lag do caramba!

25 dias na China, 9 dias no Japão... uma longa viagem...
Pra resumir as minhas impressões sobre ambos países, devo dizer que o Japão me deixa saudades e vontade de voltar, enquanto a China, sinceramente, talvez eu tenha que voltar por motivos profissionais, mas a verdade e que sentí um verdadeiro prazer ao ir-me. Foi uma experiencia positiva pelo lado mais importante, que era aprender mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa e fazer meu estagio num dos hospitais mais reconhecidos na China, o Tongren Hospital. Por um lado, estar longe da familia, por outro, ficar doente, uma semana de cama, com uma gripe tao forte como nunca havia tido antes. Tive que ir ao medico e tomar antibióticos de 500mg durante doze dias. A tosse esta me acompanhando de volta pra casa...rs... Nao foi nada fácil com relacao a comida, que e bastante boa, so que comer comida chinesa durante tres semanas, sem sequer um café da manha como Deus manda, foi complicado.
Hotel: O hotel que a organizacao do estagio nos colocou era chines e foi penoso. Por um lado, ninguem falava ingles, mas o pior de tudo era a falta de limpeza, imundicie meeesmo. O meu quarto nao foi varrido durante as tres semanas e o po, eu mesma tirava. Isso sim, trocavam a roupa de cama día sim, día nao e as toalhas cada dia. O banheiro encardidissimo, sabe as juntas dos azuleijos negras? Pois assim. Chegamos a conclusao que eles tem um conceito de limpeza diferente. Eu ainda tive a sorte de ter assoalho no chao, porque os que tinham carpete, Deus me livre! Alem da sujeira, o mal cheiro. Para o conceito chines, era um bom hotel, pois so haviam carros de luxo no estacionamento. Havia um karaokê muito suspeito no Lounge. Suspeito porque la trabalhavam umas mocinhas súper jovens e bonitas, vestidas algo assim como aeromocas de mini-saia, e, pasmem, só podiam entrar homens!!! E durante toda a noite, no sétimo andar, onde eu estava e onde estavam os melhores quartos, havia um movimento de saltos altos, campainhas tocando, gente rindo e falando alto, que era impossivel dormir sem uns protetores nos ouvidos. Sei... Karaokê... Realmente nunca vi nada igual, entre a sujeira, o barulho e a falta de respeito com os demais, a minha vontade era ir embora para o Japao o quanto antes. No ultimo dia de estagio nos ofereceram um almoco em um bom restaurante chinês e logo houve a cerimonia de entrega dos Certificados. Quando tudo terminou, me despedí do pessoal e fui para um hotel da rede Marriot para esperar o Joan que chegava no día seguinte. La todos falavam ingles, o café da manha era ocidental e o melhor de tudo: estava limpo! Entao, a minha recomendacao para os que forem a China, e procurar um hotel de alguma rede internacional, nunca um chines, pois o padrao de limpeza e de serviço são muito diferentes.
Taxis: os taxis sao muito baratos e há muitos, mas em certos momentos ou lugares, era impossivel pegar um, pois eles nao paravam! Te diziam que nao com a mao e, o pior, dez metros depois eles paravam pra algum chines! Me senti discriminada. Outras vezes, subiamos, mostrávamos o endereco aonde iamos (sempre em chines, porque eles nao entendem pingin) e diziam que nao, e tinhamos que descer... Uma odisseia!
Compras: outra batalha e o assunto do "regateio". Ha mercados famosos como o da Seda, o da Perola ou o de Jade, onde se encontra todo tipo de falsificações, desde bolsas, relogios e roupas, ate sapatos e eletronicos. A qualidade e bastante duvidosa e o preco que eles te dao costuma ser 10 vezes mais do que realmente pode te custar, entao ai comeca a pechincha, onde eles te poe um valor na calculadora, voce outro, ai ele de novo, um verdadeiro teatro e esgotador. No final voce sempre sai com a sensacao de que podia ter pago menos... Isso sim, nestes mercados todos falam ingles e ate arranham o espanhol: cheaper, only for you... Balato amiga, compla...
Censura: horrivel nao ter acesso ao Facebook, Twitter, Youtube e aos blogs em geral. Pra mim é temível um país que te priva do direito de escolher por si mesmo os sites que deseja navegar. So pra tirar a duvida, digitei "sexo" no Google e me saiu algo em chines como dizendo que a minha busca nao tinha sido encontrada...rs... Vale, censurar conteúdos adultos eu até entendo, mais o Facebook? Meu blog???
Pontos positivos: os chineses são o povo mais trabalhador que eu ja vi: as 5 da manha ja ouvia barulho nas obras que haviam perto do hotel e as 10:30, 11 da noite os operarios continuavam trabalhando, de segunda a segunda: tudo aberto, todos os dias, sem descanso. Sao rapidissimos! Há uma abundancia de funcionarios por toda parte, as vezes tres garçons atendiam a nossa mesa, ao mesmo tempo. Beijing é uma cidade ultra moderna, com arranhacéus por todos os lados, e há edifícios impressionantes com arquitetura súper vanguardista. Realmente impressiona. A frota automobilística é bem moderna (exceto os táxis) e tem muuuuito carro de alta gama! Certamente eles dominarão o mundo dentro de muito pouco tempo...
E isso, sao apenas algumas impressoes pessoais, se bem que todo o grupo parecía opinar a mesma coisa.

No meu proximo post: JAPÃO.

5 comentarios:

anlene gomes dijo...

Virginia, muito interessante suas impressões. Sinceramente, nunca tive vontade de conhecer a China, ao menos estas megacidades poluídas e superlotadas. Esta história de que os chineses serão os donos do mundo me assusta, porque parece que acontecerá muito mais rápido do que imaginamos. Espero que o chinese style of life, ao menos nestas coisas que você observou, fique só por lá mesmo kkkkkkk Bj

Naluh dijo...

Bem vinda de volta ao Ocidente!!! Eu, particularmente, nunca tive muita curiosidade nem com China nem com Japão (e similares como Vietnan, Korea, etc). Engraçado que eu AMO viajar e aproveitei muito o meu tempo qdo estava morando na Europa - no meio do caminho para tudo, né?! Enfim, gosto da comida e da medicina, mas em moderação! hehehe
Beijos e queijos!

Marilia dijo...

Virginia, muito bom seu post sobre a China. Vou descreveu exatamente do jeito que eu imaginava. Estou curiosa para saber do Japao, pq este sim, tenho muita vontade de conhecer. Beijos

Bubusca dijo...

Uau! que interessante ler tudo isso! Estou aguardando o post sobre o Japao, pois estou com vontade de passar férias lá no ano que vem.
Beijocas
Tereza

Anónimo dijo...

Oi Virginia,

Eu também, como as pessoas que me precederam, sempre me senti mais atraída pelo Japão do que pela China.
Ainda que a generalização seja sempre limitante, a minha impressão é de que as coisas fossem exatamente como você descreveu.
Espero que esteja melhor e volto daqui a pouco para ler as suas impressões do Japão.
Um beijo (e a Norinha, como está?)
Gabi (gabgaby)