miércoles, agosto 04, 2010

Panorama

Depois de uma primeira semana extremamente movida, com as manhas no hospital, visitas a lugares relacionados com a MTC e seminários pela tarde, logo bater perna por nossa conta para conhecer os lugares que é preciso conhecer estando em Beijing, se acabaram as minhas reservas de energia que, somados ao clima EXTREMO desta cidade e os ar condicionados dos lugares fechados, é igual a uma gripe danada, tosse, febre e vontade de passar o dia todo deitada. Este é o panorama da coisa. Ontem sai pra almoçar um pouco com os companheiros aqui pertinho e depois disso já não pus os pés na rua. A sorte é que temos médicos no grupo e 24 acupuntores recém formados louquinhos para exercer o que se aprendeu nestes quatro anos. Recebi tratamento duas vezes hoje e a febre já não vem tão alta como antes. A Gemma, que é medica, me examinou também ao estilo ocidental e disse que devido aos meus recentes tratamentos de quimio e radioterapia, há uma imunodepressão e que isso poderia desencadear em uma pneumonia. Se a febre persiste até amanha, farei uma radiografia dos pulmões para descartar qualquer complicação.

A saudade de casa, das meninas, do Joan e da minha gatinha são imensas, além da saudades de um arroz com feijão que eu sempre faço em casa quando aperta o desejo, de uma boa pizza, um suculento jamón de jabugo, um bom vinho de Toro o de Ribera Del Duero...rs... pois é, a comida aqui é bastante boa e como muito melhor do que me imaginava, mas dá a impressão que é tudo muito parecido. Eu encontrei um preparado de Nescafé com leite, manteiga e azeite de oliva, todos a preço de ouro para os padrões locais, mas convertidos a euros sai até mais barato que na Espanha. Comprei dois sacos de chocolate no aeroporto de Londres e foi uma das melhores coisas que fiz, porque chocolate também não abunda por aqui. Aliás, o açúcar também é artigo de luxo e a única coisa que notei que desapareceu do meu quarto, foram alguns envelopinhos que eu trouxe: eu não tomei nada na primeira semana e praticamente já não resta nenhum... não imaginei que o açúcar também teria que ser guardado no cofre com o dinheiro e o Ipad...rs

Sábado estivemos visitando um trecho restaurado da Grande Muralha e definitivamente, é uma MARAVILHA. Me destrocei as pernas pra subir até o ponto mais alto e ainda tenho dor nos músculos da batata da perna, mas vale a pena o esforço, porque é um lugar mágico. Quando o Joan vier dentro de alguns dias, repetirei a visita com todo o gosto. No domingo passamos todo o dia visitando a Cidade Proibida, com fila de uma hora pra comprar as entradas e todo o dia andando por aquele lugar que é imenso, e ainda assim acho que não vimos nem a metade. Também tivemos a grande sorte de ter três dias seguidos sem a triste nuvem cinza que cobre toda a cidade. Abriu o céu quando estávamos lá encima e pudemos ver nuvens (de verdade, não de poluição) e até um céu azul e até o sol!! Com isso a temperatura baixou, a umidade também e tivemos dias bastante agradáveis. Pena que ontem não pude aproveitar, mas hoje a neblina já estava de volta, e com ela o calor que faz suar até pelos olhos!rs...

Bueno, tenho muitas coisas pra contar, mas deixarei um pouquinho pra próxima vez, porque isso aqui já está longo demais.

PD: como já disse antes, recebo os comentários do Blog e do Facebook por email, mas nao posso respondê-los, nem publicá-los. Tenho que reenviar pra minha super secretária Nathália para que ela os publique por mim.

4 comentarios:

anlene gomes dijo...

Virginia, espero que você melhore logo. Descanse flor, porque as viagens nos roubam energia por todos os lados, você sabe disso melhor que eu, é importante dar um tempo ao corpo e à mente. Vou ficar na torcida! Adoro ler tuas crônicas viajeiras! Beijos linda!

Delma dijo...

OI Vi

Que máximo que devem ser as Grandes Muralhas da China...e estou AMANDO suas impressões do Oriente.
Beijinhos e tomara que vc melhore logo.

Delma

Jackeliny Palmgren dijo...

Melhoras querida...Beijos.

bel lepikson dijo...

Desfruta muito desse sonho que agora já é realidade e luta muito contra essa gripe, não deixe ela estragar a viagem! Continuarei acompanhando e torcendo por você.

Beijos!