martes, julio 27, 2010

Direto do outro lado do mundo

Este e todos os demais posts que eu venha a publicar enquanto estiver na China, vão ser indiretos, pois, pasmem, aqui na China não posso acessar ao Facebook, nem ao Twiter e o pior de tudo, nenhum blogspot, blogger, wordpress ou outros servidores de Blogs pois parece ser que eles estão “censurados”, então, vou ir escrevendo de vez em quando e a Nath vai postar pra mim, assim vocês irão sabendo mais ou menos o que ando fazendo por aqui e as minhas impressões pessoais sobre Beijing.

O mais impactante desta cidade são o clima e a poluição. Quando se abrem as portas do aeroporto pra você sair, já recebe a primeira ráfaga de ar quente, como se estivesse entrando num forno. O calor é terrível, não pelo calor em si, mas pela umidade que está sempre a muuuuito alta. O resultado é que todo o mundo passa o dia suando e se abanando, inclusive os homens. Dentro de todos os locais há ar condicionado, mas estar na rua é realmente uma tortura. A segunda coisa é a poluição, que todo o mundo fala, mas só vendo pra crer. Desde que cheguei não deu pra ver a cor do céu e simplesmente se adivinha o sol lá encima pois há uma eterna neblina que cobre toda a cidade, e essa neblina é simplesmente poluição. Quando eu saio na rua, tenho a impressão que tem algo errado com os meus olhos, porque vejo tudo meio embaçado, mas não há nada de errado com eles, todo o mundo vê o que eu vejo.

Por outro lado, o povo, embora praticamente ninguém fale inglês, é realmente encantador: são super amáveis, educados e prestativos e de uma forma ou de outra, sempre acabamos nos entendendo.

O pouco da cidade que vi até agora, vindo do aeroporto, indo ao hospital cada dia e dando alguns passeios por aqui não muito longe, Beijing é uma cidade super moderna, e muito limpa. Vemos muito poucos ocidentais por aqui. A maioria dos turistas que vemos pelo centro são chineses e chamamos muito a atenção, todos nos olham, comentam, nos sorriem e alguns nos perguntam de onde somos, já que muitas vezes saímos os 25 andando pela rua e é a maior atração...rs

Por enquanto é só. Estes primeiros dias têm sido bastante corridos e o tempo para estar quieta aqui no meu quarto e escrever é meio curto. Nós temos que sair para o hospital as 7:45 cada manha, então é preciso se levantar bem cedo pra poder tomar o café da manha: talharines, arroz, verduras, carnes e suco de laranja quente, é, quente de esquentado, vocês já viram isso? Pois aqui sim. Nos dois primeiros dias eu comi uns paes de forma tostados com uma manteiga que tem por aí, mas hoje eu me arrisquei e tomei talharines com um tortinha chinesa e sabem que? Tava uma delícia! Logo eu conto mais coisas!















5 comentarios:

nora borges dijo...

Amei saber de vc, querida. E as fotos também.
Beijos.

Jackeliny Palmgren dijo...

Que legal! Boa estada ai na China... sucesso! Beijos.

Anónimo dijo...

Oi Vi,

Incrivel ler o seu post, 'e como se estivesse ouvindo o Jason descrever as impressoes que ele teve dai, so que em portugues...heheheeh.
Inclusive o fato de que os turistas sao minoria...ele tambem teve a mesma sensacao, e a poluicao ele disse que nem deu para tirar fotos legais do muro por causa da neblina ( poluicao).
Espero que tenha encontrado algumas coisinhas para comer.
Saudades

Bubusca dijo...

Tô te seguindo daqui, viu? Delícia !
Bjs

Unknown dijo...

Estou devorando o seu Blog.
Muito bom, nessa fase de minha vida, é bom demais ler relatos como o seu.
Felicidades


Wilma