viernes, enero 05, 2007

Onde podemos estar seguros??



Fotos: 1) Mesquita Azul, 2) Cisterna, 3)Palacio Topkapi; 4 e 5) Harem do Palacio, 6 e 7) Bósforo ao fundo 8)Cordeiros para o jantar; 9) Uma Mesquita vista da ponte; 10 e 11) Gatos de rua, lindíssimos; 12) Mesquita azul por dentro, 13) Sta Sophia ao fundo; 14) Vendedores de um suco típico de lá, para tirar fotos. Se clicar na foto, poderá vê-la em full-size.

Uma agradável e linda surpresa, assim defino Estambul (Istanbul). Depois da viagem à India e Nepal, reconheço que esperava muito menos da Turquia, que tem mais de 90% do território em sólo asiático e menos de 10% em território europeu. Claro, só estivemos em Estambul, mas gostaríamos de ir a Capadoccia e outras regioes que nos disseram que sao muito bonitas. Linda, limpa, gente amável e hospitaleira, segura, mística... diferente... digamos, misteriosa. As mesquitas sao algo impressionante, principalmente a Mesquita Azul. Nao se ofendam os católicos, mas pensei, quando estava dentro da mesquita, que se eu fosse Deus, preferiria a Mesquita Azul que a Basílica de Sao Pedro ou qualquer Catedral destas carregadas de Santos e ouro. (Pra mim, Deus está em todas as partes, até no barraquinho da favela, ou seja, dentro de cada um de nós.) É realmente lindíssima, um trabalho delicado e de extremo bom gosto.
Nosso hotel, Kalyon, está às margens do mar Marmara e a Mesquita Azul e Santa Sophia estao bem atrás, assim como o Palácio Topkapi. Podíamos ir andando a todas partes. Só pegamos o bonde (tranvía) para ir à Torre Galata, de onde se tem uma vista espetacular. Também estivemos no Gran Bazar, um mercado com mais de 4 mil lojas!!! Uma loucura total: jóias, tapetes, pinturas, bolsas Prada, Gucci piratas, foulards, artesanato... e todo mundo querendo levar a gente pra dentro da loja deles. Sempre nos confundem com italianos, porque sempre nos falam em italiano, mas encontramos turcos que falavam até catalao, impressionante. Eu, nestes lugares, nem tenho vontade de comprar, só de sair correeeeeeendo, Deus me livre!!!
O revellón nós passamos num cruzeiro pelo Bósforo (lembram daquele filme onde o Sultao (Omar Xarife, óbvio) mandava amarrar uma pedra no pescoço da concumbina que tinha se apaixonado por un suposto eunuco e mandava jogá-la no Bósforo? Pelas fotos que eu vi dos sultoes, preferia qualquer eunuco a um sultao feio, gordo e babao daqueles!) com jantar, música típica, dança do ventre (é óooobvio) e a meia-noite, todos os barcos se reuniram debaixo da ponte que liga os dois continentes: Europa e Ásia. Foi muito lindo, apesar do frio terrível (sim, passamos um frio tremendo lá em Estambul), valeu a pena.
Agora, uma das coisas que mais me impressinou, foi a segurança. Como tudo estava tao perto do hotel, e nao via uma única alma pelo passeio marítmo durante a noite, pensei que fosse perigoso caminhar por alí. Perguntamos ao recepcionista do hotel e ele disse que nao havia nenhum problema, que podíamos ir andando. Incrível, e assim foi. Saimos todas as noites, voltamos tarde, quase a meia noite, e sem nenhum problema. Agora, esta manha, leio no Globo Online: "Reforço policial em vias expressas não impede assalto a turistas no Rio: Van com alemães e croatas foi cercada por bando quando deixava o aeroporto. Governador quer providência da PM". E logo outra reportagem sobre a violência no Rio. Se supoe que a Turquia é um país do terceiro mundo. Estambul é uma cidade imensa. Qualquer turísta pode passear pelas ruas a noite, sem ser assaltado e no Rio, indo do aeroporto ao Hotel, os carros sao interceptados por assaltantes armados com pistolas e fusíveis???? ( fuzíveis????? Afe Maria, fuzis!!! fuzil, nao fusível....rs.... Até parece que os bandidos vao preparados para os apagoes...rs... ai meu português...) triste, muito triste e sinto-me envergonhada. Quando você fala que é do Brasil, além do Ronaldinho gaucho, é dessas coisas que as pessoas lembram e, infelizmente, nao podemos negar que é perigoso viajar ao Brasil... Nós estávamos querendo ir assistir ao carnaval, mas, nao dá medo??? É uma grande pena.
Por outro lado, estao os atentados terroristas, que aqui em Madrid, matou a dois equatorianos que estacionavam os seu carros no aeroporto. Nós estivemos lá no início de dezembro, para o casamento da Nora. Poderia ter passado conosco...

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi Virginia,

quero muito um dia conhecer a Turquia, de preferência no verão..rsrs. Adorei suas fotos!

beijão pro cê e bom fimdi :)

Anónimo dijo...

Brigadão Virginia! Talvez eu tenha que fazer essa prova outra vez, para tirar no mínimo 4 em todas as partes, e aí poder me candidatar na Uni. Mas com certeza, o que consegui já foi uma grande vitória pra mim.

E você abalou, hein?! Notaço! Parabéns! Espanhol é uma das línguas mais lindas do mundo, e um dos meus objetivos para 2007, vale?! :)

bjos

Anónimo dijo...

Uma fiquei morrendo de vontade de ir para Turquia agora e dois morrendo de medo de ir para o Rio...bua bua.
Tambem estou morrendo de saudades de voces e morendo de dor nas costas...mas isso a gente ja resolve amanha, marquei de ir em uma fisioterapeuta e acupunturista aqui perto de casa.
Beijos e um super final de semana para voces.
Mari
Ah! deixei umas fotos de arvores no blog so para voce...rs
Tambem vou te ligar, que dia 'e melhor? Sabe como 'e quando a gente comeca a falar nao tem educacao..rs

Anónimo dijo...

OI Vi, sua viagem foi linda.

Só nao concordo que viajar ao Brasil seja mais perigoso que a outros lugares, de terceiro mundo ou nao, todos têm os seus perigos. O que está acontecendo no Rio agora é uma coisa local por causa das drogas e que outras cidades como Nova York por exemplo, enfrentaram e conseguiram vencer .
No Brasil existem lugares super- tranquilos com índice de violência baixíssimo, mas disse ninguém fala, nao vira notícia.
Enfim, milhares de turistas em vários países do mundo sao assaltados (como aqui em Barcelona também sao, basta abrir os jornais na parte policial) mas parece que a violência no Brasil sempre é a pior, e é o que os próprios brasileiros vendem por aí. Nao entendo...enfim.

beijos

Anónimo dijo...

Adorei as fotos,VIRGINIA.
Bom saber que vc gostou de ISTAMBUL.
Beijos!