jueves, septiembre 13, 2007

Domésticas

No Brasil, todos sabemos que a mao de obra é barata. Nao é difícil ter alguém pra fazer o serviço da casa, fixo, todos os dias ou, menos ainda, ter alguém pra fazer faxina uma vez por semana (8 horas) ou passar roupa.
Por estas bandas as coisas sao um bocadim diferentes. A mao de obra nao é NADA barata. Outro dia li um artigo no jornal dizendo que os trabalhadores técnicos, como eletricistas, encanadores ou instaladores ganhavam mais que advogados ou médicos. Eles cobram por hora e a hora deles, vale ouro. Por isso é tao normal ver eletrodoméstico parecendo novinho no lixo: fica mais caro mandar arrumar que comprar outro novo.

Mas, voltando às assistentes domésticas, elas também trabalham por hora e a hora delas nao é barata nao: mínimo 10 euros, mínimo. E nao é fácil encontrar nao. Eu tinha uma peruana que vinha duas vezes por semana, 4/5 horas cada dia. De repente começou a falhar, falhar até que um dia veio dizendo que estava fazendo tratamento para a depressao e que nao queria continuar trabalhando. Arrumei outra, búlgara, que falava mais que a boca: cada vez que eu chegava perto ela começava a matracar, matracar e eu nao conseguia escapar: cai fora. Entao dei uma de corajosa e resolvi assumir todo o trabalho: nao preciso de ninguém, vou fazendo pouco a pouco, um dia uma coisa, outro dia outro... só que a casinha é um bocadim grande: contando com a garagem, sao 4 andares, mais de 350m2... ho...
Na época dos meus exames, a coisa pegou, pois mesmo tendo que estudar, a sujeira nao tira folga e nao dá moleza... oh trabalhinho ingrato que você faz num dia e no outro, no outro... e nunca acaba.
Comecei a procurar alguém a sério em agosto. Liguei até pra uma agência e me disseram que todos estavam de férias mas que em setembro, quando voltassem, me ligariam: ainda estou esperando. Peguei uma revista de anúncios de gente procurando trabalho e mandei sms pelo celular, dizendo que precisava de alguém pra isso e aquilo e que se interessasse, pra me ligar: ninguém respondeu. Outra combinou de vir, pedi pra avisar se acontecesse algo e nao pudesse aparecer: nao apareceu, nem ligou. Agora me fala: por quê poe anúncio se oferecendo pra trabalhar se nao quer trabalhar??? Realmente eu nao entendo.
Outro dia, voltando do médico, vi um anúncio num poste há 10 metros de casa: "Chica brasileña se ofrece para limpiar, planchar, cuidar a niños, etc, etc..." Arranquei o papelzinho com o número do celular e liguei na hora. Já é a segunda semana que ela vem e é uma gracinha, passa roupa bem pra caramba e ainda por cima, é brasileira: amei!!

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi Virginia,
Conheci o seu blog atraves da querida Nora de quem sou fa ja ha algum tempo e, como ela mesma diz, se ajudarmos o destino, um dia nos conheceremos pessoalmente.
Queria lhe perguntar sobre esse tratamento com medicina chinesa.
Eu tenho uma hernia de disco e volta e meia fico mal. O que me ajuda muito é a osteopatia.
Lendo sobre o seu tratamento, me veio uma vontade de saber mais sobre ele, pois, quem sabe, eu encontro um "bom chines" por aqui também (moro na Italia).
Meu e-mail é: gabgaby23@yahoo.com.br e, se voce puder e tiver oportunidade, escreva-me falando do tratamento e dos resultados. Obrigada e um abraço,
Gabriela
P.S. Parabéns pela nova ajudante. Acho que é mais facil se entender com uma profissional brasileira, pois, de modo geral, temos um mesmo conceito do que é uma limpeza (apesar da falta de ralos por aqui). Claro que ha exceçoes e nao se pode escolher por nacionalidade e sim por profissionalidade, mas sempre ajuda ter alguns conceitos em comum.
Ciao

Anónimo dijo...

Isto que eu chamo de sorte,hem VIRGINIA.
Ainda mais num país diferente do nosso,pelo menos dá pra explicar,com detalhes aquilo que vc quer.
beijos!

citacastro dijo...

Acabei de chegar em casa e to aqui chorando de saudades....Deve ser os hormonios ne?
Beijos
Mari

Anónimo dijo...

De qualquer modo, obrigada. Ciao
Gabriela