lunes, octubre 29, 2007

Primeira segunda-feira com a volta ao horário normal. Na minha cabeça eu mudo o chip automaticamente, desde sempre, mas o meu corpo nao é tao automático assim, e me levantei mais cedo do que normalmente. Agora escurece antes das seis... dias mais curtos e mais frios. Ainda é cedo para ligar o aquecimento geral, mas eu ligo um portátil do meu ladinho, porque senao fico com as maos congelando. Agora, 8 da manha, 10,8º lá fora... isso pra mim, é inverno.


"


Promesas del Este
" (Eastern promises- Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel) é um dos filmes que eu assisti com a Nath nos últimos dias. É sobre o envolvimento de uma parteira com a mafia russa em Londres. Uma estória bastante crua e humana. Gostei.







Sábado, fui com o Joan ver "Invasión" (The Invasion - Nicole Kidman, Daniel Craig). O nome já diz tudo... gostei também, cheio de sustos, mas bem bolado. Os últimos filmes que vi da Nicole Kidman foram bastante rarinhos, mas este, sendo mais comercial, é mais "assistível" e ela, é ela, né? Seja o filme bom ou ruim, ela é uma atriz que dá gosto assistir.

Estes dias lia uma reportagem numa revista de cinema, sobre as atrizes com mais de 40 anos. A Nicole Kidman é uma das poucas que tem trabalhado com regularidade. Outras, como Sandra Bullock (43), Meg Ryan (44), Demi Moore (45) ou inclusive a Julia Roberts (40?), aparecem de veeeez em quando. As que estao beirando os 50 entao, nem se fale... Enquanto isso, os coroas de 40, 50, 60 ou mais, continuam fazendo o papel de mocinho... mundo machista total...

Alguns domingos, o Joan vai com a filha almoçar na mae dele e eu vou almoçar com as minhas filhas. Ontem foi um deles. A Nath preparou o primeiro feijao dela pra mim. Em troca, eu levei a furadeira (e vinho) para pendurar cortinas, quadros e montar uma escrivaninha pro quarto dela... dominguinho produtivo. Sábado montei sozinha uma "libreria", uma estante para por os meus livros aqui no meu cantinho. Hoje, "agujetas" (dores musculares...rs... já aprendi) por todas partes.

Fim de mês, prazo limite para a entrega de trabalhos... vamos lá, maos à obra!
E pra vocês, uma excelente semana!

martes, octubre 23, 2007

Amar aprender...

Desde pequena, eu sempre adorei estudar. Eu tinha loucura para ir à escola, mas como nascí no mês de agosto, e no Brasil para começar a primeira série era obrigatório ter 7 anos completo (que tarde!), nao pude começar o curso no ano que eu completava 7, mas quando completaria 8. Nao fui ao prezinho, mas aprendi a ler sozinha, gibizinhos da Disney. De fato, quando finalmente entrei na escola, já sabia ler.
Minha vida até entao era bastante movida... e continuou sendo: comecei o primeiro ano numa escola do Itaim Bibi, pois estava morando com o meu pai e a minha madrasta bruxa entao. Como o meu pai descubriu que eu nao podia chegar perto dele que ela vinha por trás e me beliscava pra eu sair de perto e me mantinha trancada num quarto o dia inteiro, ele ficou com "dó" e me mandou pra casa da minha tia, irma dele, na metade do curso. Entao, pra ir à escola, eu "viajava" de ônibus desde o Jd Sta. Branca, em Santo Amaro, até o Itaim, todos os dias. Peguei sarampo, fiquei um mês sem assistir às aulas e quase perdi o ano por faltas, mas a minha professora, Dona Bernadete, gostava muito de mim e falou pra minha mae que eu era a melhor aluna e nao ia me deixar repetir.
Na segunda série, mudança de escola, pra mas perto de casa: Igreja Verde. Ia andando, todos os dias, sozinha. Os meu primos estudavam em outra escola, municipal, que era muito mais legal e eu era louca pra estudar com eles. Neste ano, outra mudança de casa: fui morar com o meu tio, irmao do meu pai, mas continuei na mesma escola.
Terceira série, finalmente fui para a escola municipal que eu tanto queria, mas, na metade do ano, por motivos de trabalho do meu tio, tivemos que mudar-nos para o interior de Sao Paulo e toca na metade da terceira série, mudar de casa, cidade e escola de novo.
Na nova cidade, muito legal: os tres melhores alunos de cada classe ganhavam um premio em dinheiro do prefeito, numa caderneta de poupança e eu recém chegada, acabei ficando em segundo lugar e tive a minha poupança aberta. Pensei que ficaria nesta escola até me "formar", mas houve mudanças na secretaria de ensino e na 5ª série tive que começar em outra escola, estadual, mas próxima de casa. Sempre estudei em escola pública, e o nivel de ensino era comoo vocês já sabem e talvez por isso, nunca foi difícil ser a melhor aluna. Por motivos religiosos, nao tive nenhum incentivo para continuar estudando o colegial e só fui fazê-lo anos mais tarde, depois de casar e ter as minhas filhas. A idéia de fazer uma faculdade era entao, bastante complicada com duas filhas pequenas.
Quando me mudei para Mallorca, e as meninas já nao eram "tao" pequenas, resolvi me arriscar e prestar o vestibular para maiores de 25 anos. Todos diziam que era uma loucura, que a grande maioria reprovava. Eu nunca tinha estudado espanhol, nem história da Espanha, muito menos catalao, idioma do exame, nem literatura, arte, etc, etc.... Estudei tanto, mas tanto, mas tanto que no dia do exame, me sentia como uma esponja completamente enxarcada... nao cabia nem uma gota mais... Me senti a "zebra" no meio daquela sala lotada de espanhois e me perguntei: "o que é que eu estou fazendo aqui???"... tremia tanto que a minha letra saia horrível.... Exames de "Cultura Geral" onde entrava literatura e gramática catalana, entre outras coisas, " Lógica", lingua estranjeira (Inglês) e um exame específico sobre o curso que eu queria fazer, "Psicologia" e "Comentário de Texto", que pontuava mais. Nos avisaram que nao admitiam erros de gramática, pois quem nao sabia escrever, nao podia cursar uma faculdade e que se eles encontravam qualquer erro, nem se davam ao trabalho de continuar lendo: lixo.... ho...
Durante todos os meses que estive me preparando para os exames, mentalizei que eu ia aprovar. Imaginava o meu nome da lista dos aprovados. Quando alguém me dizia "e se....vc nao aprovar", eu dia que nao existia esta possibilidade: nunca pensei "e se..." eu pensava "quando eu aprovar"... me diziam que em caso contrário, a decepçao seria muito grande.... mas eu nao admitia pensar nesta possibilidade.
Demorou pra sair o resultado... ai como demorou. Um dia a minha prima, que também tinha feito o exame, me ligou dizendo que os resultados tinha saído e estavam expostos no campus. Peguei meu carro e sai voando pra lá, com um nó na garganta do tamanho de um bonde... e no meio de todos os nomes de espanhois com seus números de identificaçao espanhois, lá estava o meu... Voltei pra casa chorando, chorando durante todo o caminho e agradecendo, agradecendo... e agradecendo... Foi assim que comecei minha faculdade de Psicologia numa universidade estrangeira....

Hoje estou encarando um novo desafio. Ontem a minha filha me perguntou onde estava com a cabeça de me meter a estudar Medicina Chinesa: eu amo o que estou estudando!! Estudar o corpo humano me deixa verdadeiramente assombrada: nós somos um milagre!!! Vocês sabem todo o processo e mobilizaçao necessários tao somente para mover o nosso dedo mindinho???? e o nosso coraçao continua batendo, continuamos respirando, estejamos conscientes disso ou nao... Nao existe máquina mais complexa nem mais maravilhosa... e sinceramente, nao posso entender como alguém pode acreditar que isso é uma obra do acaso... "Quem" projetou esse milagre que somos nós, é Graaaaande.... muito "Grande"...

lunes, octubre 22, 2007

Um dia "D"

22 de outubro, desde logo, é um dia chave na minha vida: há 24 anos eu me casava pela primeira vez com o Tony, pai da minhas filhas e uma pessoa que sempre será importante e querida na minha vida. A ilusao era de que seria pra sempre... infelizmente, o casamento nao foi pra sempre, mas o amor, carinho, respeito e as duas filhas maravilhosas, sim...

Há 5 anos atrás, neste mesmo dia, começava uma mudança radical na minha vida. Uma ilusao mais que no final nao se viu cumprida: os nossos sonhos geralmente vao muito além da realidade... mas nao me arrependo, pois tudo o que viví, todos os momentos, bons ou maus, nao tem preço e à custa de decisoes tomadas por mim mesma, aprendi... A única coisa que eu "apagaria", seria a dor, sentida e causada.... porque nao sei o que dói mais, se ser machucado ou machucar... porém, sem a dor: como vamos aprender??

jueves, octubre 18, 2007

Principios Inspiradores de una Filosofía Personal de Vida

  1. Busca en ti mismo la fuerza del propósito, la fe en la propia regeneración. Tu divinidad te espera. Esfuérzate en hallarla y actualizarla.
  2. Practica en todo momento la religión universal del bien sin distinción de creencias, de clases, de partidos, de intereses, de nacionalidades, de razas, de reinos de la naturaleza.
  3. Relega al olvido tus faltas y limitaciones pasadas, para renacer con renovados estímulos a una vida mejor. Entonces, tácitamente serás merecedor de la invisible ayuda.
  4. Practica la simpatía y adquiere el hábito del contento a través de todas las circunstancias. Decídete a realizar el leve esfuerzo de prescindir de los pequeños defectos. Lucha con todas tus fuerzas contra la depresión, la tristeza, el tedio, el mal humor. Combate los métodos dominantes de acritud y grosería e imponte la condición de ser siempre y con todo el mundo, amable.
  5. Procura dar todas las facilidades posibles a los demás. Ayúdalos a descubrir su camino más noble y a seguirlo. Haz de la generosidad de pensamiento y acción tu ley silenciosa.
  6. Proponte firmemente no censurar a nadie, ni aún de pensamiento. ¿Qué sabemos de las verdaderas causas de los actos ajenos?. Esfuérzate por el contrario, en comprender.
  7. Adopta una divisa solar de alegría, a todas horas. Entonces la luz oculta que guía el mundo te la incrementará y te sorprenderán a ti mismo los resultados.
  8. Procura no auto-exaltarte ni auto-compadecerte. O sea, no pensar demasiado en ti mismo, si no es con el fin de perfeccionarte.
  9. Invoca la armonía como fórmula de salud integral, de equilibrio del cuerpo y del espíritu. Porque la armonía es la ley suprema del Universo.
  10. Irradia con humildad tu mensaje viviente de belleza, de espiritualidad y de paz, en un mundo atormentado, materializado, desorientado. Él necesita de tu eficaz contribución. Ofrécesela. Ofrécele tu mente positiva, tu cuerpo puro, tu aura armoniosa, tu contentamiento irradiante, tu fe sin límites en la bondad de la vida y en las leyes que conducen a un alto fin, la evolución humana.

Venerable Kalu Rimpoche

lunes, octubre 15, 2007

Filmes e mais filmes

Esta semana fui ao cinema duas vezes. Sábado assisti "El Orfanato" (México/Espanha) pre-selecionada pela Academia Espanhola para competir pela indicaçao ao Oscar de melhor filme estrangeiro. No geral eu nao gosto nada de filmes de terror, mas a curiosidade falou mais alto e no final das contas, acho que valeu a pena, pois susto é o que nao falta: prato cheio para os amantes do gênero.




Na quarta assisti "Un Plan brillante" (Flawless), com Michael Caine e Demi Moore. Ambientada nos anos 60, vale a pena pela atuaçao do Michael Caine e pela trama bastante bem montada, com suspense até o final.






Outros filmes das últimas semanas:


"La extraña que hay en tí" (The brave one), com a maravilhosa Jodie Foster, achei excelente. Ela faz o papel de uma locutora de rádio de Nova York que sofre um ataque brutal num parque, onde o noivo morre e la fica em côma. Quando ela se recupera, converte-se numa justiceira.


"La gran estafa" (The Hoax), com Richard Gere, também muito boa, sobre o escritor Clifford Irving que inventa que está escrevendo as memórias do Howard Hughes (ainda estava vivo e desaparecido) e realmente escreve o livro, para conseguir popularidade.

Agora tem dois que estou morrendo de vontade de assistir: "La huella" (Sleuth), com Michael Caine e Jude Law e "Promesas del Este" (Eastern promises) com Viggo Mortensen e Naomi Watts... Naaaaaaaaath, vamos???? rs...

viernes, octubre 12, 2007

Vocês já viram um catalao que escreve português perfeitamente (com crase e tudo) e nao sabe escrever em catalao? Ho, pois eu acabei de conhecer um(a) que nao sabe escrever e sequer conjugar o verbo viver (viure)...

... mas como disse o meu querido amigo Do, deixa ele(a) ladrar sozinho que o dia está lindíssimo (hoje é feriado em toda a Espanha, Santa Pilar) e tenho ao meu lado as pessoas mais fofas do planeta... ai, ai...

Ontem tive mais tres horas de aula de Tai Chi Chuan y Qi Cong. Gente, é uma verdadeira maravilha como você aprende a trabalhar a energia, transformá-la, recarregar as "baterias". Desde logo, a cultura chinesa é de uma sabedoria impressionante. Estou realmente encantada...

Bueno, e a todos vocês, um excelente fim de semana!

"Ni con millones de monedas de oro se puede recobrar un solo instante de la vida. ¿Qué mayor pérdida entonces, que la del tiempo gastado infructuosamente?
Chanakya Pandita 275 a.C India

jueves, octubre 11, 2007

Maldade gratuita, inveja...

Quem tem um blog público, está sujeito a tudo. Qualquer um tem direito de concordar ou discordar do que você escreve, senao, nao deveria ser público. Como já disse tantas vezes, o Blog foi feito para manter a minha família e amigos que estao longe, informados mais ou menos, das minhas andanças, do que faço ou deixo de fazer, pois escrever email ou ligar pra todo mundo, é tarefa impossível. De carona, acabei conhecendo a gente 10, amigos que sempre vao estar na minha vida, porque sao gente que vale a pena, além dos que ainda me faltam por conhecer pessoalmente. Claro, nem tudo sao flores, de vez em quando tem algum comentário maldoso, invejoso, pra tentar de atasanar um pouco. No balanço, é muito mais positivo que negativo, pois de todas as pessoas que conheci pessoalmente, só teve uma que foi uma grande decepçao pois é o tipo de pessoa que tem uma energia muito negativa e maldosa. Só isso, nao tenho intençao de escrever best sellers, ser nominada ao Blog dos Blogs, nem ter Ibope: nenhuma pretensao.
Portanto, JaumE, que se diz catalao que mora no Brasil e tem IP española: eu diria que você tá mais pra JAUMA e que tanta maldade gratuita, nao convence: se na falta de melhores blogs de brasileiros que vivem na Catalunya, você vem no meu, que é tao fútil, é meio contraditório, nao te parece? Sinta-se livre para nao voltar, nunca mais. Pessoas maldosas, negativas e invejosas nao fazem nenhuma falta, nem a mim, nem a ninguém, e desde logo, nao é pra pessoas como você que eu escrevo. Incrível o que os dicionários online sao capazes de fazer... "si tu ets català, jo sóc Angelina Jolie"...

Eu jamais entrei num blog para ofender, nem atacar a ninguém, muito menos anonimamente. Se nao estou de acordo com alguma coisa, comento sim, e com o meu nome e dados, pra saber que fui eu, mas com educaçao e respeito. Infelizmente, como no caso acima, a intençao nao é nenhuma crítica construtiva. Por isso, amigos meus, a partir de hoje vou moderar os comentários. Quem quiser dizer o que pensa, que dê a cara, senao, vai pro lixo.

A maldade é algo que eu jamais vou conseguir entender... pobre gente, muito tem que aprender ainda pra evoluir como ser humano...

miércoles, octubre 10, 2007

BOA FASE...

Depois de terminar de arrumar o cantinho (comprei um tapete bem gostoso pra me manter quentinha neste inverno que está às portas: agora, 9:46 da manha, 15,6º), o negócio foi mandar bala nos estudos, por isso o Blog ficou às moscas.
Trabalho entregue, ontem a primeira prova de Diagnóstico que pelas minhas previsoes, vai ser um 10... ojalá... depois de analisar a fundo as linguas mais asquerosas do planeta.... afe... Agora tenho que preparar outro trabalho, desta vez de anatomía e a próxima prova, dia 30... quem foi o divino que inventou nomes como "atloidoaxioidea" ???... sacanagem...

Pra completar a minha formaçao de Medicina Chinesa e ao mesmo tempo matar a minha vontade de Tai Chi, semana passada comecei um curso de dois anos de duraçao para a Formaçao de Professores de Tai Chi e Qi Gong (leia-se chicung). Isto chama-se juntar o útil ao agradável. O professor é muuuuito bom e os alunos de uma faixa etária bastante ampla. Ou seja que além de praticar Tai Chi, que eu amo, no futuro poderei dar aulas. Juntando tudo isso ao meu mestrado de Reiki que até hoje nao fiz uso, vou acabar abrindo um centro super Zen....rs... É sério, estou muito feliz por poder realizar sonhos de toda uma vida e fazer o que realmente gosto: nao há nada melhor...

Eu e a Nath temos visto uma infinidade de filmes pois nesta época há excelentes estréias.
Domingo, nós duas, o Joan e mais umas 500 pessoas, fizemos uma caminhada de 14 km saindo do lindo pueblo de Mura, e subindo pelo Paque Natural de Sant Llorenç del Munt. Foi bastante puxado, pois teve lugar que tivemos que subir com cordas... tenho agujetas (alguém pelamordedeus pode me dizer como se diz agujetas em português????), aquelas dores tremendas dos músculos que nunca trabalham e que num único dia você faz eles trabalharem pra um ano, sabe??? Mas valeu.. ainda mais porque apesar de tudo, eu e a Nath fomos as primeiras do pelotao...rs...

É isso aí. Relatório feito, voltamos à Anatomia do sistema muscular (que no meu caso, está fazendo-se notar...rs...)
Fui!!!