domingo, marzo 09, 2008

Eleiçoes espanholas

Hoje votei para presidente pela primeira vez aqui na Espanha. Há quatro anos atrás eu ainda nao constava no censo eleitoral e nao pude votar. Há quatro anos atrás as eleiçoes foram precedidas pelo maior atentado terrorista em terras espanholas: morreram mais de 200 pessoas em trens madrileños. Os extremistas mulçumanos atacaram para interferir no resultado das eleiçoes, já que o governo do PP (Partido Popular) apoiou a guerra do Iraque enviando tropas espanholas apesar de todo o povo espanhol que ter se manifestado nas ruas em contra. As pesquisas apontavam a uma vitória do PP, apesar da guerra, mas depois do atentado, o Partido Socialista (PSOE) ganhou. Se tivesse votado, teria votado no Zapatero, nao porque eu gostasse mais dele que do Rejoy, porque na realidade nao gostava de nenhum dos dois, mas porque também tive medo de possíveis atentados como os de Madrid. O presidente Zapatero parecia haver sido pego de surpresa (acho que nao esperava ganhar) e parecia nao estar preparado pra ser presidente. Graças a Deus, durante estes quatro anos ele foi amadurecendo e pegando o jeito enquanto o seu rival, Rajoy, lider do PP passou os quatro anos atacando, atacando e sendo contra qualquer iniciativa do governo. Chegou a ser deprimente: tudo o que acontece de errado na Espanha, até se chove demais ou de menos, é culpa do Zapatero. Além disso, sendo um partido de direita, pouco a pouco foi transformando-se cada vez mais em extrema-direita.
Infelizmente, estas eleiçoes também foram precedidas por um ato terrorista mas desta vez, perpetrado pela ETA, no País Vasco assassinaram a um ex-vereador socialista para intimidar a populaçao e tentar influir no resultado das eleiçoes.
Hoje votei, e votei no Zapatero, porque ele demonstrou uma extrema paciencia frente a campanha suja e agressiva de um rival que nao apresentava nenhuma soluçao e só tratava de atacar com mentiras e mais mentiras. Ele sempre pediu a populaçao que fosse votar, mesmo que fosse no PP que, ao contrário, estava apostando pela abstençao pra poder ganhar. Eu nao suporto extremistas de nenhum tipo: nem de esquerda, nem de direita. Aqui na Catalunya também tem um partido de esquerda chamado Esquerra Republicana com um elemento patético chamado Carod Rovira que teria as mesmas possibilidades de receber o meu voto, que o Sr. Rajoy. Fico feliz, pelo visto, o povo espanhol nao se deixou levar pelos ataques mentirosos e radicais do PP: o Zapatero está ganhando e ganhando com uma margem muito maior que em 2004!! Eu acredito ter muito bom "faro" pra políticos. No Brasil, na briga Fernando Collor contra Lula, anulei meu voto pois nao era capaz de votar em nenhum dos dois... nao cai nas rédeas do Collor e jamais cai nas rédeas do Lula...

Aqui o sistema de votaçao é o tradicional: papel e envelopinho nas urnas. O voto nao é obrigatório e nao existe título de eleitor. O censo te envia à casa o local onde você deve votar e basta apresentar o teu documento de identidade. Os partidos vao te enviando cédulas e envelopes a casa, durante a campanha e você já pode levar o que você escolheu de casa. Senao, chegando no lugar de votaçao, que sao escolas como no Brasil, tem pilhas e mais pilhas de listas de canditados de cada partido. Você escolhe a lista do partido, coloca dentro do envelopinho e apresenta à mesa eleitoral. O engraçado é que para o senado, a cédula tinha 60 cm x 30!!! Dobrei, dobrei e dobrei e quase nao cabia no envelope!!! Tem partidos demais!!!! Apesar do sistema tradicional, a apuraçao é rápidíssima. Em menos de hora e meia após o fechamento das urnas, já foram apurados quase 50% dos votos... pudera, sao 35 milhoes de eleitores e votaram um 75%.... pouquinho, né?... quantos eleitores tem no Brasil???? rs...

8 comentarios:

Pedro Morgado dijo...

foi uma vitória muito importante e muito inteligente. O povo espanhol defendeu o Estado laico e a importância da não intervenção das confissões religiosas na governação dos países democráticos.

Anónimo dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Anónimo dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Virginia dijo...

Filomeno, o Rajoy prometia uma política anti-imigraçao completamente xenófoba e dura. Com certeza nao há imigrantes aqui que pudessem estar a favor dele. Se hj sao barrados brasileiros nos aeroportos, com o PP seria quase impossível entrar na Espanha.

Virginia dijo...

Outra coisa, é muito provável que o critério utilizado para repatriar brasileiros ou quaisquer latino-americanos nao seja o correto, mas a quantidade de imigrantes ilegais que vivem aqui é impressionante e todos entram como turistas. Alguma coisa tem que ser feita para controlar o acesso ilegal é óbvio, pois seria um caos se nao houvesse contrle. O que acontece é que sempre os justos acabam pagando por pecadores.

Anónimo dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Anónimo dijo...

Achei muito interessante a sua abordagem,Virginia.
Beijos!!

Anónimo dijo...

Al Señor Rajoy y a su esposa la dulce Doña Elvira Fernández Balboa les "ha tocado la lotería". La economía española va de cabeza a una crisis brutal, y quien tendrá que enfrentarse con la crisis será Zapatero.........