domingo, noviembre 09, 2008

Desenvolvendo a sensibilidade...



Ontem passei o dia inteiro na escola, no que poderia ter sido um dia pesado e cansativo, mas que acabou sendo proveitoso e divertido: nada como fazer algo que você gosta e com que disfruta.
Mais de 30 homens e mulheres de diferentes idades, lugares e nacionalidades aprendendo a localizar ponto por ponto dos diversos meridianos do corpo. Na teoria você estuda cada ponto, as indicaçoes e contra-indicaçoes,vê a descriçao da localizaçao, assim como fotos e figuras do ponto exato entre tal osso, articulaçao, tendao, etc, a distancia entre uma coisa e outra, mas na hora de procurar o ponto numa pessoa de carne e osso, a coisa é muito mais complicada para os que nao vêm do ramo sanitário, pois embora tenhamos aula de anatomia e fisiologia, é tudo muito teórico e certamente nos custa um "huevo" lembrar-nos dos nomes dos troscentos ossos e músculos e mais "huevos" ainda localiza-los num paciente.

Estas aulas práticas sao excelentes por isso, porque nós mesmos somos objeto de estudo uns dos outros. Também é legal ter varios fisioterapeutas e médicos entre os companheiros, porque eles nos ajudam a aprender os truques pra aprender a tocar o corpo e localizar um osso, uma articulaçao ou músculo determinados.

A grande maioria das pessoas estamos tao acostumados a explorar o mundo externo e sequer conhecemos o nosso proprio corpo, nao temos a sensibilidade de tocar e "sentir" o que ele nos diz, porque certamente ele nos diz muitíssimo mais do que estamos acostumados a ver...

No hay comentarios: