domingo, junio 28, 2009

CANCER DE MAMA

Um dos meus grande e eternos defeitos, foi guardar tudo pra mim, minhas tristezas e decepçoes, por medo a magoar as pessoas envolvidas, para nao "criar" problemas.

Pois hoje levantei com vontade de botar a boca no mundo, porque sinto necessidade de desabafar, pois talvez quando todo o mundo saiba, as coisas tornem-se realmente reais...

Eu amamentei as minhas filhas num total de quase dois anos: 10 meses a Sam, que já começou a andar a esta idade e queria mais era correr, e 13 meses a Nath, que queria mais o colo da Mamy e ficar cafungando perto de mim. Eu, maravilhada, porque nao há nada, NADA, neste mundo mais lindo e gratificante doque amamentar o teu bebê. Com isso, sempre tive a ilusao de que era imune ao câncer de mama, pois algo sempre li a este respeito: mito.

Desde os 38, venho fazendo mamografias anuais. Elas sempre saem muito densas e necessitam ecografias para que o médico possa analisar melhor.

O fato é que na minha mamografia de rotina, em dezembro passado, apareceram uns micro-cistos em ambas mamas, que nao estavam lá no ano anterior. O médico da ecografia me disse que era como se um grupo de amiguinhos houvessem decidido se juntar, ilegalmente, mas que isso nao queria dizer que a intençao era montar um grupo terrorista. Falou que eu deveria repetir a mamografia (mama direita) em seis meses. A ginecologista disse que nao era nada, mas, por via das dúvidas, para consultar com um especialista em patologías mamárias do Hospital General de Catalunya. Ele também disse que no momento nao havia porque se preocupar, e já fez o pedido de mamografia e ecografia para 6 meses depois.

Em março, mais ou menos, notei uma pequena depressao na parte inferir do seio direito. Achei super estranho e pesquisei. Na pesquisa encontrei este como um dos signos de alarme de um possível tumor. Além disso, apalpando, comecei a sentir um caroço, e dor.

Voltei a ginecologista, ela pediu outra ecografia. Desta vez, o médico era outro e eu nao gostei nada dele, porque nao abriu a boca pra dizer nada. Demorou muito e me deixou morta de medo, mas no final, colocou no diagnostico, Bi-rads 2, que, pesquisando, também fiquei sabendo que significa presença de algo benigno. A ginecologista disse pra nao me preocupar e fazer a mamografia prevista em junho.

Mas, o caroço cada vez mais palpável e dolorido...

Agora em junho, fui repetir a mamografia da mama direita e a ecografia, conforme previsto. O médico da ecografia era o mesmo. Falei pra ele que dava pra sentir o caroço, ele apalpou antes da eco. No final, ele colocou diagnóstico Bi-rads3, que significa uma mínima possibilidade de ser maligno. Pesquisando, de novo, vi que o Bi-rads 3 refere-se a "massa nao palpável"... mas se o meu é perfeitamente palpável!!! Ele viu!!! Bom, fiquei preocupada, mas nao tanto como o J, que insistiu para eu adiantar a consulta com o especialista que estava prevista para 6 de julho.

O especialista, médico muito bom, disse que a ecografia nao dizia praticamente nada e ao me examinar, disse que tinha alguma coisa que ele nao estava gostando nada e pediu uma biópsia urgente. Fiz a biópsia na sexta-feira de manha e nesta quinta-feira fui vê-lo pra saber o resultado. Ele disse que já tinha o resultado e que, infelizmente, nao era bom. É realmente um tumor, pequeno, mas malígno. Disse-me que inclusive já tinha reservado hora pra minha cirurgia, que será dia 8 de julho. Vao retirar somente o tumor e através de um exame chamado sentinela, que será feito no dia anterior a cirurgia, quando eu ingresse no hospital, os ganglios linfáticos afetados, que logo serao analisados e, conforme o resultado, saberemos se a estória para por aqui ou se estará só começando.

Falou da necessidade de radioterapia e, dependendo, quimio.

Muita coisa pra absorver num único momento.

Licença de um mês, pra cirurgia, mas uns seis meses para tratamento.

Este verao creio que nao vai ter praia...rs...

Estou morrendo de medo, por dentro, mas ao mesmo tempo, ainda nao me parece real, sabe? estou como que "em suspenso".

Minha vida começou bastante atribulada, passei por coisas de novela durante minha infancia e adolescencia, mas desde que me fiz adulta, tomei as rédeas e sempre decidi o meu caminho. Levo uns anos muuuuuito bem. Algumas pessoas até me dizem, com uma inveja sadia... mas eu, de alguma maneira, estava esperando o momento de que alguma coisa fosse mudar e ter que começar a lutar, de novo.... só nao sabia qual seria a missao, desta vez. Aí está e como é algo completamente novo e inesperado, ainda estou estudando quais sao as armas que devo usar... é preciso aprender durante o caminho, porque eu nao tenho nem idéia!!

10 comentarios:

Nathalia dijo...

Te amo mamita! acho que ta todo mundo ainda em stand by, como se fosse irreal... é esquisito pra gente, nao consigo nem imaginar pra vc como deve ser. Mas pelo menos você sabe que tem uma terapia segura: doses de beijos abraços e amor à dar com pau :) essa terapia é infalível!! te amu!

Fernanda dijo...

Querida, tem mto tempo que não venho aqui. Na verdade, estava limpando meus "favoritos" qdo resolvi conferir seu blog. Queria dizer que ja passei por isso ano passado, qdo descobrimos que minha mae tinha um aneurisma. De um momento para outro, uma noticia dessas muda completamente a sua vida e de seus familiares. Alternamos picos de esperança e desesperança e hj tenho a felicidade de ter minha mae saudavel e perfeita ao meu lado. O que eu quero dizer é: seja forte! Nada é mais poderoso que nosso cérebro, nossa energia. Tenho certeza que tudo dará certo e vc continuará sendo essa mulher linda, inteligente e que sempre coloca as pessoas pra cima. Beijao e se cuida.

Delma dijo...

OI Virgínia

Acompanho vc e suas lindas filhas há pelo menos uns 5 anos...sempre muito silenciosa, mas hoje resolvi escrever...
Fiquei chocada e muito sentida com esse seu desabafo...(engraçada, esta empatia sem explicação!). Só posso te dizer que é uma batalha difícil e intensa, mas que tem cura! E vc me parece que é uma pessoa que sempre se cuidou, e, do fundo do coração estou torcendo para que vc supere essa avalanche de emoções e lute. Nunca deixe de acreditar, mesmo que as pessoas digam o contrário.
Força, estou torcendo por vc!
Um abraço bem apertado!

Virginia dijo...

Obrigada a todas vcs! Fico feliz por receber o carinho destas minhas amigas "silenciosas" rs... Um beijo muito grande!

anlene gomes dijo...

Querida Virginia! Bola pra frente que isso é mole pa tu! É vapt vupt e se acabou, tem cura, passa e você é uma mulher linda e corajosa, curiosa e que se cuida muito! Estou aqui, se precisar, chama! Beijos

Rbk dijo...

Virginia,
sinto muito que voce esteja passando por momentos tao dificeis e dolorosos. No entanto, voce descobriu no comeco, tem cura e voce vai vencer mais essa. Voce e uma pessoa afortunada, tem pessoas que te amam muito bem pertinho, pessoas que te admiram virtualmente, etc, etc.
Voce estara em nossas oracoes.
Bjs

nora borges dijo...

te amo.conte comigo.
te ligo amanhã.
beijos

Villa dos Bordados dijo...

Olá Virginia,
Moro aqui no Brasil e a quatro meses também procurei um ginecologista por causa de um caroço. Ele achou que não era nada mas, fiz um ultrasom para tirar a preocupação da cabeça,porém o resultado não foi o esperado e ele me encaminhou para um mastologista, após exames e a confirmação de que era cancer de mama, busquei uma segunda opinião - para mim foi bom ouvir outro médico.
Para encurtar a história, hoje está completando 27 dias que fiz a mastectomia seguida de uma plastica para reconstrução da mama esqurda.
Quero dizer para você que cancer de mama tem cura - depois que desbobri que tinha a doença conheci várias mulheres com historias de finais felizes.
A cirurgia é o inicio do tratamento, é ela que extirpar doença, mas quimioterapia - eu vou ter que fazer - a radioterapia e a terapia com hormonios são os tratamentos que garantem a cura, evitando que alguma célular perdida ache um endereço indesejado.
Faça tudo o que seu médico indicar ao pé da letra, se sentir dúvida procure uma segunda opinião.
Busque apoio na família, nos amigos, na terapia - ótimo para esta fase eu estou fazendo e tem me auxiliado muito - e nas terapias alternativas, eles são bons apoios para se chegar no objetivo - ficar curada.
Boa Sorte e não desanime.
BJS
Hortensia

Anónimo dijo...

Virgínia:
Apesar de ter estado em falta muito tempo com a leitura de blogs, não foi com tristeza que li este post. É porque, pelo que já li neste blog, vc é uma grande mulher e vai superar isso tudo.
Um grande beijo da 'vizinha'.
Adriana - Portugal

Virginia dijo...

Obrigada a todos vcs. Se Deus quiser, tudo vai dar certo. Um beijo grande e até a volta!