lunes, marzo 26, 2007

Queimada viva


Ando lendo muito ultimamente e acabo nem comentando sobre cada livro, mas o último que li, DEVE ser comentado: "Quemada viva", contado por Souad, uma menina que foi queimada viva, por ordem dos próprios pais, aos dezessete anos, para "lavar a honra" da família. É tao chocante e tao absurda a vida que ela, e sabe Deus quantas meninas e mulheres sofrem (porque nao se pode dizer que elas vivam) no mundo inteiro. Li que cada ano sao registrados mais de cinco mil novos casos e muito permancem no anonimato.
Nascer mulher em muitos países, é uma maldiçao. A própria Souad viu como a mae matava aos bebês logo após o nascimento (sete), por serem meninas.
Elas só servem para trabalhar como escravas desde que nasce o sol, até altas horas da noite, à base de surras e maltratos. O próprio pai dela, que deu uma surra nela que quase a matou porque ela colheu um tomate verde, sim, pasmem, dizia que ela valía menos que uma cabra, porque a cabra, pelo menos dá leite.

Souad era uma menina completamente ingênua, que jamais recebeu o menor gesto de carinho dos pais (nem de ninguém) que o pai nao deixou casar-se com um pretendente aos 15 anos, porque ela nao podia casar-se antes de uma irma mais velha que ela. Ela se apaixonou pelo rapaz e com medo de perdê-lo e com a promessa do casamento, "cedeu". Quando ela ficou grávida, ele a abandonou, mesmo sabendo que estava condenando-a a morte, ela e o filho também. É muito forte, mas ela sobreviveu milagrosamente e resolveu contar a sua história para que o mundo saiba a verdade.
RECOMENDO.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Faz um tempo vi um documentário sobre as mulheres na India e Paquistão, e elas são tratadas exatamente assim.
Infelizmente a situação da mulher no mundo no momento está terrível. No Brasil não é diferente. Imagina que hoje em Recife houve mais uma passeata contra a violência doméstica praticada contra as mulheres. Tudo isso porque nesse final de semana foi registrada a 77a morte de uma mulher, neste ano, em Pernambuco.

Anónimo dijo...

tá anotado!