martes, marzo 06, 2007

Calçots, Dalí e Ganhadora do Oscar...


Cadaqués

Semana movidinha, a semana passada. Durante a semana fomos comer "calçots" no Cal Ganxo , num pueblo medieval chamado Masmolets. "Los calçots son una espacie de cebolleta tierna con cierto parecido con los puerros, que no ha desarrollado la vulva . Se trata de una hortaliza que despierta pasiones en toda Cataluña. Su elaboración y consumo no tiene ningún secreto, se necesitan: los calçots, una parrilla con brasa de leña para asarlos, salsa romesco y un buen apetito para intentar batir el récord de ingestión de la última calçotada."
Depois dos calçots servem uma tábua com carne feita na brasa... muito bom.... O restaurante funciona numa típica bodega de uma casa rural do século XVII, com vestígios góticos e conserva todo o encanto antigo.


Sábado estivemos visitando o Museu Dali , em Figueres. Fazia muito tempo que eu queria fazer essa visita, pois Salvador Dalí, para mim, é o "mais mais", ou seja, o melhor. É verdade que ele estava "como una cabra", mas com o talento que ele tinha, podia dar-se o luxo de ser tao louco como quisesse. Também foi muito lindo o amor, mais que amor, a verdadeira adoraçao, que ele tinha pela esposa, Gala, sua musa.



Depois de Figueres, onde Dalí nasceu, fomos a Cadaqués, onde ele tinha uma linda casa para passar o verao. Cadaqués é um dos pueblos mais lindos que eu já vi, é uma pequena jóia do litoral catalao, está bem ao norte, próximo a França.. Eu já havia estado em Cadaqués, mas foi uma visita bastante rápida. Desta vez conheci o farol do Cap de Creu, um lugar completamente selvagem e com muita paz. Também passeamos por Portlligat, uma praia de pescadores onde está a casa em que o Dalí vivía. Morando naquela casa, com aquela vista e aquela paz, acho que até eu pintava uma obra prima...rs...
Logo passeamos pelo centro e almoçamos por alí. Depois subimos a montanha pra explorar a natureza e ter uma vista magnífica da cidade.


O Joan dando instruçoes ao fotógrafo meio bêbado...rs...

Filme da semana: "La vida de los otros", que ganhou o Oscar de melhor filme extranjeiro. Mereceu. Achei excelente.


E o tempo nao é mais o mesmo, isso já estamos cansados de saber, mas eu, que amo o verao, e deveria estar feliz por estarmos a mais de 20 graus em pleno fim de inverno, na realidade estou muito preocupada, porque isso nao é "natural". Fevereiro costuma ser o mês mais frio aqui e este domingo pudemos tomar café da manha e almoçar no jardim, com o sol literalmente queimando a nossa pele. A Groenlandia está se derretendo, literalmente... acho que o Dilúvio pode ser coisa do passado e coisa de um futuro nao muito distante, e nao estou brincando...

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi Vizinha linda,

Estamos de volta, quando 'e que posso te ligar para a gente colocar a conversa em dia e te contar uma novidade...rs
Beijos carinhosos
Mari
Se eu nao tivesse viajado tanto esses dias bem que gostaria de ter feito esse tour com voces.

Anónimo dijo...

oi Virginia, feliz dias das mulheres pra ti.
Ai que vontade me deu de provar os tais "calçots". Antonio adora. Sempre que vamos a Barcelona não está na época certa para comer :(
Um dia conseguiremos! Lindo passeio você fez! Alias, agora começa a temporada de saídas, há tanta coisa bonita pra ver... Beijos e bom finde!

Anónimo dijo...

ah como eu tenho vontade de conhecer estes pueblos..rs

beijos e boa semana :D

Anónimo dijo...

Realmente é preocupante amiga, as calotas derretendo, os ursos polares quase morrendo de fome...Tá complicado.

Suas fotos e as da Sam estão belas demais, amei.
Tive o prazer de ver Salvador Dali em Londres e amei.
Bjokas

Anónimo dijo...

Vi, que passeio maravilhoso! Conheci Figueres e a Fundaçao Gala/Dali, mas ficou faltando Cadaqués... oh! my God!
Fotos divinas, viu!
Beijos saudosos.