viernes, agosto 24, 2007

Los Arcos y San Sebastián



Clique nas fotos para ampliá-las. A pochada estava uma delícia!


Festa de "Los Arcos"

Sexta, sábado e domingo da semana passada estivemos nas festas de um pueblo de Navarra, chamado Los Arcos. Este pueblo faz parte da rota francesa do Caminho de Santiago e além dos visitantes e participantes da festa, a cidade também estava cheia de peregrinos. Participamos do almoço coletivo onde o Ayuntamiento (prefeitura) prepara uma comida típica, la pochada, em grandes calderoes. Todos os vizinhos preparam mesas ao longo da rua principal e trazem mais pratos, vinhos e bebidas. Aqui, como nos Sanfermines em Pamplona, todos se vestem de branco, com o lenço vermelho amarrado no pescoço e uma faixa também vermelha, na cintura. Após o almoço, sao colocadas barreiras de proteçao em todas as saídas desta rua onde comemos, até uma praça. Eles soltam "vaquillas" pela rua e os mais atrevidos correm com e delas. Logo, na praça, alguns especialistas tentam colocar argolas nos chifres das vacas, que claro, bravas e assustadas, tentam chifrá-los. Depois de um tempo, abrem a porteira, entram uns bois grandes, bonitos e mansos, e a vaquilla sai atrás deles, deixando a praça. Nesta festa, ninguém machuca nenhum animal, ao contrário, teve um corredor encurralado que levou uma chifrada e teve que ser operado. É uma festa bonita de se ver, pois é uma tradiçao de geraçoes e geraçoes.

De lá, fomos pra San Sebastián, no País Vasco. Uma linda cidade, com a famosa "Playa de la Concha". O probleminha é que nao sabíamos que lá também estavam comemorando as festas da cidade e a cidade estava completamente abarrotada. Tentamos comer as famosas "tapas" em alguma taberna vasca, mas estava tudo tao cheio que desistimos e fomos jantar no hotel, que fica no Monte Igeldo e tínhamos uma vista de tirar o fôlego do mar Cantábrico e San Sebastián. As 11 da noite, uma queima de fogos sen-sa-cio-nal que durou 20 minutos e nós pudemos ver da varanda do quarto do hotel, sem multidoes, na paz...


Vista de San Sebastián desde a varanda do quarto do Hotel Monte Igeldo

Almoçamos em Tudela com o grupo de engenheiros com quem Joan faz todos os anos uma rota em bicicleta, alguns acompanhados de suas esposas que fazem o trajeto no ônibus e ficam a espera deles no destino. Ainda nao me atrevo a ir, porque nao estou preparada para subir montanhas em bicicleta e também ficaria entediada de ir de ônibus. Desci os mais de 300 km dirigindo sozinha até Barcelona, para esperar a minha amiga Chantal que viria passar a semana comigo... amanha conto como foi nosso encontro e coloco fotos, mas já adianto que a minha intuiçao nao falhava: ela é uma gracinha de gente. Estou muito feliz de, finalmente, tê-la conhecido pessoalmente, pois ela foi uma das minha primeiras amigas virtuais, desde o comecinho do Além do Atlântico, em 2003.








1 comentario:

Anónimo dijo...

San Sebastian é linda memso, né?! Para mim é uma das pérolas da Espanha!
Saudades de vc!
Ah, y felicitats!
Beijo e queijo!