domingo, noviembre 11, 2007

Barcelona é cultura...



Sábado estivemos visitando a Fundación Miró que fica em Montjuic, uma dos bairros mais bonitos de Barcelona. Por incrível que pareça, vivendo aqui há quase cinco anos, ainda nao tinha visitado nem a exposiçao permanente de um dos mais famosos artistas catalaes.

A exposiçao temporária que estao fazendo agora chama-se "Un cuerpo sin límites", com representaçoes de nús de vários artistas como Derain, Matisse, Picasso, Bacon, Giacometti, Chagall, Freud (nao é o psicanalista nao...rs...), Magritte, Staël, Klein, Tàpies e é claro, o próprio Miró. Bueno, o que vocês querem que eu diga? pois sou uma "inculta", porque fala sério, pra ver um corpo humano na maioria das pinturas, tería que estar num transe à base de alguma droga muito potente. Sinceramente, Miró demonstrou que tinha um talento incrível já aos oito anos. Até 1918, ele pintava coisas "normais": um corpo, era um corpo. Após este período a coisa foi ficando feia...e nos seus últimos anos de vida, nem se fale. Eu entendo que ele, assim como Picasso e outros, romperam com os estereotipos da época, mas acho que eles acabaram "chutando o balde". Porém, como "gênios" eles podiam fazer o que lhes dessem na telha. Tinha uma pintura gigante que eram maos sujas de tinta e literalmente, tinta jogada na tela (como com um balde).... mas quem sou eu para fazer crítica de arte contemporânea??? Por exemplo, este quadro chama-se "Cabello perseguido por dos planetas" (1968). ... bueno... me atrevo a publicar uma opiniao extremamente pessoal... admiro àqueles que se sentam em frente ao quadro e o analizam, encontram seu significado e admiram o trabalho do autor... mas este realmente, nao é o meu estilo preferido... quem sabe na próxima vida?? Salvador Dalí também e estava "como una cabra", mas acho as suas pinturas surrealistas fantásticas!!

Saindo de lá almoçamos num restaurante que tem uma vista fantástica da zona dos portos de Barcelona (creio que o nome é Miramar)e é claro, do lindo mar Mediterrâneo.

E pra completar o dia, fi-nal-men-te, fui conhecer a igreja Santa Maria del Mar, que é a "protagonista" de um dos melhores livros que eu já li: "La Catedral del Mar", de Ildefonso Falcones. (Durante la boda de Bernat Estanyol y Francesca Esteve aparece el señor del lugar y ejerce su derecho de "pernada" sobre la novia. Como consecuencia de los acontecimientos que este incidente desata, Bernat deberá huir tiempo después con su hijo a la ciudad de Barcelona. Arnau, su hijo, crece en la ciudad, a la sombra de la "catedral del mar", la iglesia de Santa María, que levanta el pueblo llano para todos los barceloneses, y allí vivirá toda suerte de avatares, venganzas, amores, bajas pasiones y desgracias... ) amei o livro, e a "Catedral"....






Acabo de voltar do cinema. Desta vez assistimos "Leones por corderos" (Lions for lambs) dirigido por Robert Redford, com Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Peter Berg, Andrew Gardfield.




Sao três cenários paralelos que ocorrem em tempo real e trata sobre a atuaçao dos EUA contra os talibans no Afeganistao. É claro que Robert Redford e Merryl Streep "bordam" com uma interpretaçao brilhantes e a mensagem do filme é tristemente realista. Gostei.

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Olá! Gostei muito de vir aqui, Vim pelo blog ramsessecxxi. Realmente Barcelona é muito linda!!!
E tudo envolve cultura!
Abraços e depois voltarei.
Lubarrel

Anónimo dijo...

É uma cidade muito linda mesmo,VIRGINIA.
Mas é uma pena que eu só lembre da grosseria do povo espanhol,heheheh

Beijão!!

Simone - Pique-Pega dijo...

Virginia, adorei seu blog. Estou indo a BArcelona proximo mes, e encontrei aqui dicas maravilhosas, obrigada e grande beijos,
Simone

Hands of Time dijo...

Estou a ler esse livro "A Catedral do Mar" ainda não vou a meio mas está muito interessante! Montjuic amei!