jueves, enero 10, 2008

Música

Organizando um pouco meus CDs, dei de cara com o Guilherme Arantes e me deu vontade de matar a saudade... Coloquei o Cd enquanto me vestia e fui subindo o volume, subindo, subindo e cantando, cantando... rs... "Amanha, será um lindo dia..." e me lembrei da novela Dancing Day's, me lembrei dos meus 13, 14 anos, da escola, dos amigos.... lembrei que quando tinha uns 12, ganhei em algum lugar um poster enorme do Guilherme, com as letras das músicas de maior sucesso. Pendurei na parede do meu quarto, novo, recém pintando, com durex atrás e fui pra escola. Quando voltei o poster tinha desaparecido e nunca soube porque nem pra onde....
"Cuide-se bem...." "Pra que ficar juntando os pedacinhos, do amor que se acabou... bye, bye, so long, very well...." "... Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, a meia noite à meia luz, sonhando... daria tudo por meu mundo e nada mais..." "Terra, Planeta Água, Terra, Planeta Áaaaaaaagua... " nesta já tinha 15, foi daquele festival de MPB....

Tem gente que nao é nada musical. Eu sou muuuito musical, embora nao tenha voz pra cantar (mas dizem que sou bem afinadinha), sempre amei ouvir, tirar a letra das músicas em inglês, ficar horas pondo somente as músicas que mais gosto, de todos os discos que tinha. E de certa forma, sempre que ouço uma música, minha memória me transporta pra aquela época, como "Don't leave me now" do Chicago. Sempre digo que é a música mais linda da minha vida e nao tem nada a ver com ninguém... só lembro que tinha isso, 12, 13 anos e que jogava voley na frente de casa com o meu mano Nathan alguns amigos dele e as vizinhas e eu era a mais nova.... sempre que ouço a música, me transporto pra lá.... Quando ouço "Mania de você" da poderosa Rita Lee, me vejo no fim da oitava série, em 1979, sentada na calçada da escola, em frente a padaria, tomando uma coca-cola gelada...
E tem também aquela música que marca uma pessoa. Por exemplo, quando conheci o Tony, meu primeiro marido, pai da Sam e da Nath, ele era o maior gatinho e cantava na banda da cidade, que era famosa em toda a regiao pois faziam bailes em uma cidade cada fim de semana. A primeira vez que passei por onde o conjunto ensaiava, ouvi "Bem simples" do Roupa Nova e parecia o próprio cantando. Pedi pra minha amiga pra entrarmos e me apaixonei no mesmo instante ao vê-lo cantar.... "Tudo bem simples, tudo natural, um amor moreno, fruto tropical..." rs.... Anos mais tarde o Michael Bolton também deixou uma marca eterna... "how am I suposed to leave without you..............." (suspiro profundo...rs)

Quantas vezes ouvi o disco do A-Ha, quando a Nath era apenas um bebê???? Deus!!! Milhoes!!! "Hunting high and low.... Take on me......... Stay on these roads....................."

E logo, conforme as meninas iam crescendo, além de eu influenciá-la nos gostos (a Nath é apaixonada pelo Elton John, como eu.... as duas adoram Roupa Nova.....rs.... etc.), elas também iam exercendo a influência delas no meu: Take that, e pasmem, até Back street boys!!!!rs.... isso depois de acompanhá-las ao show no Anhembi e ficar 7 horas em pé (devia odiá-los...rs....). Mas também coisa de qualidade, como Alanis Morrisset, por exemplo.

O ideal é que num casal os dois tenham o gosto musical o mais parecido possível, porque senao é um grande problema na hora de selecionar os CDs para a viagem... e a viagem pode ser um tortura para ambos... rs... Quando conheci o Joan, fiquei encantada de encontrar no carro dele CDs da Enya, Dido, Zuchero e The Cranberries e nao, nao eram da "ex"...rs...
Há pouco tempo me apaixonei pelo "Cold play", graças as meninas e ao filme "Obsessao" com "Scientist": maravilhosa. Gravei um CD. Outro dia, após ter deixado o Joan sozinho todo o dia, quando cheguei ele me disse: "-Achei um CD com umas música excelentes. Tem uma que eu ouvi um montao de vezes. Olha só..." e colocou pra eu ouvir "Scientist"....rs... vira e mexe ele coloca pra gente ouvir.

É, a música é esencia na vida. Nao é nao??? E voltando ao velho (velho mesmo...rs) Guilherme: "Pra nunca perder esse riso laaaargo, essa simpatia estampada no roooostoooo...."

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Maee, adorei esse post!!
Realmente muitas dessas musicas que vc citou me fazem lembrar de quando eu era pequena e vc ficava ouvindo seus discos enquanto eu pululava pela sala ou brincava com as minhas barbies... e hj em dia sei todas as do roupa nova, guilherme arantes... etc etc... nem sei como aprendi as letras. Só sei que um belo dia resolvi ouvir o cd e surpresa!!! sabia todas! rsrs...
Tambem sou assim... aamo musica (acho que tá no sangue, né?) e cada uma me lembra uma época, um momento, uma pessoa diferente...

ai ai...

(que melancolia, neh??? rsrsrs... mas melancolia boa!)

Beijuu mae!!

Anónimo dijo...

Lendo seu post descobri que não sou nada musical ehehehe acho que nunca fui, não sou de colocar cds para tocar enquanto faço outras coisas, não tenho um rádio sempre ligado, só no carro ou no ipod para escutar no ônibus indo para o trabalho, deve ser bom ter recordações assim, e deixar ainda mais coisas para os filhos, ainda é tempo de mudar eheheheh Beijinhos e feliz ano novo

Anónimo dijo...

Mamita linda! eu lembro quando fui no show do Roupa Nova e das quase 20 musicas q tocaram eu sabia 18. Foi impressionante pq eu nao sabia q sabia, ta ai, eu aprendi na sua barriga!!!! hehehehehe
beijo, te amooooo
(Tudo bem simples... tudo natural...)

Anónimo dijo...

Ah, música é bom demais! Minha paixão começou na família, todos os meus tios tocavam um instrumento: violão, bateria, cavaquinho etc. Eles todos aprenderam de ouvido!Até hoje me arrependo porque não aprendi a tocar violão...

Também tenho músicas que me marcaram. Algumas marcaram tanto que nem posso ouvir, senão vem tudo.

Linda, te devo uma cartinha, ela vai chegar, vai demorar um pouquinho, mas preciso de tempo pra escrever com carinho :) Rimou!

Beijão procê!

Anónimo dijo...

Ola´, tbm adoro Roupa Nova e desde pequeno influenciei meu irmao que tem apenas 10 anos, quando o Roupa Nova gravou o primeiro acustico fomos no show e todos ficaram espantados de ver um garoto de 8 anos cantando todas as musicas... amo, amo, amo...
Camila Messias