martes, enero 22, 2008

Entre cinema e anatomia... e Ken Follet

Entrando na reta final do meu primeiro ano de Medicina Tradicional Chinesa. Acabram as aulas e agora tenho uns 15 dias pra me preparar para os exames finais e já começo a entrar em pânico porque é muuuuuuuuuita matéria e os exames sao todos no mesmo dia...

Vida de estudante nao é facil nao, ainda mais a estas alturas do campeonato, mas apesar disso, estou bastante satisfeita e ao contrário do final do primeiro semestre quando eu me sentia mais perdida que cachorro em dia de mudança, no final deste semestre sou um cachorro que, pelo menos, já encontrou a casa e espero nao me perder novamente.

Ano que vem, além da teoría, começaremos as aulas práticas e no segundo semestre, os estágios na clínica da escola.



Entretanto, a vida continua e assisti a dois filmes que nao me convenceram muito. O primeiro, "Expiación" (Atonement), do Joe Wrigt, com Keira Knightley. Pelo que soube hoje, teve várias indicaçoes ao Oscar. É um filme bem bolado, com uma linda fotografia, mas chega a ser bastante entediante e lento. O segundo filme, é "El amor en los tiempos del cólera" (Love in the time of cholera), com o incrível Javier Bardem (nominado ao Oscar, mas nao por este filme, óbvio). Definitivamente as estórias o Gabriel Garcia Marques nao combinam comigo. Apesar da linda fotografia e do excelente ator que é o Javier Barden, o personagem e a estória sao um desperdício para o talento dele.



Além dos filmes, também fomos ver a exposiçao "Bodies - The exhibition" que certamente vocês já ouviram falar pois é uma exposiçao que gera muita controvérsia e também porque já esteve no Brasil e em vários países. Trata-se de cadáveres dissecados de forma que toda a água dos corpos é extraída e substituida por um material chamado polímero. Embora sejam corpos reais, tem um aspecto bastante plástico, e nao é nada mórbido (a parte dos fetos é mais "forte", quando você pensa nos abortos). A exposiçao está dividida entre os vários sitemas do corpo humano, incluindo o nervoso, ósseo, respiratorio e reprodutivo entre outros, e em muitos órgaos como o coraçao, o cérebro, pulmoes (inclusive um de fumante, pretinho da silva). É interessante pois te permite ver como funciona cada órgao e como funciona o teu corpo por dentro. Pra mim, que tenho uma prova de anatomia ferrada dentro de pouco, nem se fala...rs.... valeu a pena!!




Mas a maior loucura que eu fiz nos últimos dias, apesar da falta total de tempo, foi ler "Un mundo sin fin" do maravilhoso Ken Follet que é a continuaçao de "Los pilares de la Tierra". Sao quase 1200 páginas que eu consegui ler em 10 dias, apesar da determinaçao de esperar até fevereiro, quando terminassem os exames finais e eu pudesse ler tranquilamente, nao pude resistir. Peguei pra dar uma lidinha nas primeiras páginas e aí já estava perdida, tive que continuar até o final. Foram dez dias de viagem pelo tempo e só através da leitura isso é possível (por enquanto). Valeu a pena os 18 anos de espera entre o primeiro livro e este pois ele nao perdeu o dom de te levar através do tempo com inteligencia e magia. Aqui você pode ler um pequeno trecho em espanhol. Vale a pena!!

3 comentarios:

anlene gomes dijo...

Virginia eu nem li o primeiro, mas espero fazer como você, só que vai ser em dose dupla!
Olha só, vm aqui pra te fazer um convite: vamos fazer um encontro de brasileiras dia 9, sábado. Vai ser um "cha-contro". Seria tão bom se você pudesse vir... uma ponte aérea básica, vapt-vupt, topas? Beijos

Anónimo dijo...

Virginia, passei hj o dia inteirinho lendo seu blog.Aqui no RJ está uma chuvinha, então, fuçando na net, achei o seu. Estaremos de mudança para a Espanha em abril/maio, meu marido está num processo de transferência no trabalho, e confesso que fiquei apreensiva com essa "nova vida". Medo de adaptação, morar num país estranho, sem conhecer ninguém, etc. Poxa, mas vi que as brasileiras conseguiram se encontrar e que vc fez amizades sinceras aí fora. Q legal! Gostaria primeiro de te pedir uma ajuda: provavelmente, estaremos indo para Barcelona, mas eu tinha vontade de morar num lugar mais calminho, e não na agitação de um centro, ou de uma cidade grande. Vc me recomendaria alguns lugarejos próximos, nas redondezas, mas que também não fique distante de tudo? E vc conhece sites de aluguel de casas/apartamentos que poderia indicar? Muito obrigada, e fique com Deus. Beijos.

Anónimo dijo...

Gostei das dicas,VIRGINIA.
Beijão e um otimo fds a vc

http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br/