viernes, julio 17, 2009

Afinal, tudo dá certo...

Ontem estive no médico para tirar os pontos e saber o resultado definitivo dos ganglios sentinela e graças a Deus, realmente deram negativo, assim que nao terei que passar pela faca de novo… ufffff
Por outro lado, ele nos disse que teve uma surpresa quando me abriu, pois, além do tumor detectado nas mamografias, ecografias e biópsia, com a assustadora denominaçao “carcinoma ductal infiltrante, grado III”, encontraram um “extenso componente de carcinoma intraductal, grado III con necrosis, peritumoral”. Segundo ele, este segundo era pior, dos que criam “raizes”. Apesar disso, ele retirou tudo, com uma margem ampla, sem necessidade de fazer uma mastectomia.
Considero que este medico, Dr. Carlos Muñoz Ramos, salvou a minha vida, pois quando recorri a ele, se ele simplesmente houvesse se baseado no informe da ecografia que diagnosticava Bi-Rads III (massa não palpável com apenas 2% de probabilidades de ser maligno), certamente teria pedido pra eu repetir a mamografia+ecografia dentro de 6 meses e então seria tarde demais. Quando me examinou, disse que a ecografia não esclarecia nada e que havia algo que ele não estava gostando nada. Pediu uma biopsia urgente que ele mesmo agendou pra mim e quando fui buscar o resultado também urgente que ele havia pedido, ele já tinha agendado a cirurgia. Este é um medico como Deus manda, coisa bastante rara hoje em dia, infelizmente. Agora a parte dele praticamente está terminada, só tenho que voltar a vê-lo no inicio de agosto e dentro de um ano. Daqui pra frente quem tomará as rédeas no assunto será o oncologista que tenho marcado pra próxima 4ª-feira e que definirá o tratamento. Espero que seja tão bom medico como o Dr. Muñoz Ramos. O que é certeza é que farei radioterapia, embora a quimio, segundo o médico, o tipo de carcinoma que eu tive me enquadra no limite, então acho bastante provável que, por segurança, será necessário.
Mas o que importa, de verdade, é que eu me sinto muito bem, estou feliz, sim senhor e vou deixar pra sofrer quando for irremediável, nem um minuto antes, certo?
Antes de iniciar os tratamentos, agora no final de julho, iremos passar uma semaninha na ilha de Formentera, só pra relaxar e recarregar as baterias.

Com tudo isso que me passou, acho muito importante advertir do quao importante é fazer as mamografias anuais e estar sempre muito atenta a qualquer mudança na mama: nódulo ou depressao. Amamentar nao é sinônimo de imunidade contra o câncer de mama, já que amamentei durante 23 meses, mas sim diminui o risco. Se nao tivesse amamentado talvez teria sido mais grave, nao sei. O mais importante que qualquer coisa, é que é a melhor garantia de saúde para a criança, pois com o leite materno estamos "vacinando" aos nossos bebês, naturalmente. Olha só o meu caso: peguei catapora quando a Sam tinha 4 meses e foi violenta., tinha febre de 40 º e me doia o corpo inteiro. O médico me disse para parar de amamentar imediatamente e dar leite em pó pra ela, disse que nao deveria nem pegá-la no colo para na contagiá-la. Liguei para o pediatra e ele me disse: -"De jeito nenhum!!!! Se você parar de amamentá-la sim que ela vai pegar!!" Cortei uma camiseta velha para poder amamentá-la sem entrar em contato direto com a minha pele e resultado: ela nao pegou catapora, pois o meu leite tinha os anticorpos que garantíam a imunidade dela, naquele momento.

8 comentarios:

DO dijo...

Faz muito bem,Virginia. Tratar-se bem,ser feliz e aproveitar cada minuto é muito importante nestas horas.
Torcendo e orando muito por vc.

Beijos!

Sam dijo...

Ohhh, que historia linda a da catapora, mae... rsrsr!!
Te abu!!

Delma dijo...

Que bom, Virgínia

Fico muito feliz em saber que tudo ocorreu bem e que vc está feliz, apesar da barra pela qual passou.
Realmente, médico bom é muito difícil de encontrar...a vida parece ser meio banal para alguns médicos...meu pai está com um problema no pulmão que ninguém consegue descobrir, fica internado e devolvem ele sem ter se recuperado, então fica doente de novo e fica internado de novo, e por aí vai...
Boa viagem, bom descanso!
Beijos

Rbk dijo...

Incrivel, ne? Alem de passar por tudo o que passou, alem de ainda ter um caminho para percorrer, faz campanha pro-amamentacao!!!
Voce e admiravel.
Bj

citacastro dijo...

Vi,

Como eu queria estar ai do seu ladinho, mas assim que o meu passaporte chegar vou me organisar para estarmos indo para ai.
Voce esta tao linda com o seu novo corte de cabelo.
Linda demais
Beijos
Te amo

Anónimo dijo...

Virginia,
Estou muito feliz por voce! Que bom que deu tudo certo. Aproveite sua viagem.

beijos,

Marilia

anlene gomes dijo...

querida virginia, que bom que você está em boas mãos, isso nos dá muita tranquilidade! boa sorte e boas férias. beijos e boas vibes!

Ciça Donner dijo...

Vi, hoje já existe um estudo baseado na sua experiencia: criancas amamentadas quando a mae teve catapora desenvolve anti-corpos da doenca!

Mana, Deus solta esses anjos na terra e o destino se encarrega de coloca-los em nossos caminhos no momento certo é para nos dar a certeza de que tudo vai acabar bem!!!