miércoles, octubre 14, 2009

Cancer de Mama x Leite de vaca

O resultado do exame de sangue foi bom, as minhas defesas melhoraram e hoje é dia de quimio. A 4ª sessao, das 6 previstas. Pelo menos falta menos para terminar.
Esta semaninha de "regalo" foi como umas pequenas férias do tratamento e estive bastante bem, nao tao cansada como na semana anterior e sem dor nenhuma.
Aproveitei para ir ao cinema na 5ª a noite, ver a pré estréia do filme "Ágora", do Alejandro Almenábar, com a Rachel Weiss como protagonista e sai do cinema emocionada. Adoro Alejandro Almenábar, principalmente depois do "Mar adentro" e uma vez mais, ele nao me decepcionou. Agora vou assistir de novo, desta vez com o J.

Sei que este blog tem servido para alertar algumas mulheres sobre o câncer de mama e quero aproveitar para expor algumas informaçoes que podem ser úteis, além de algumas dúvidas que eu adoraria se alguém pudesse me esclarecer.

Estou tomando um complemento chamado "Echinaid Urto" à base de Equinácea, rica em vitamina C, além de acerola e outras plantas, para fortalecer o sistema imunitário. É muito bom e para vocês terem uma idéia, semana passada, quando fiz o exame de sangue e as minha defesas estavam baixas, fazia 3 dias que nao o tomava, porque tinha acabado.

Outra coisa que tem me deixado com a pulga atrás da orelha, é a relaçao do câncer de mama com o consumo de leite, ou lácteos no geral. Um companheiro do meu curso me disse para nao tomar leite de vaca porque podia ser responsável pelo aparecimento de tumores. Chegando em casa entrei diretamente no Google para procurar alguma informaçao a respeito e encontrei um monte! A mais fiável é a de uma cientista britânica que teve 5 tumores no seio e que se curou do último ao deixar de consumir lácteos: o tumor desapareceu. Leiam detalhadamente a reportagem AQUI. Segundo ela, as mulheres chinesas praticamente nao desenvolvem câncer de mama, porque na China nao consomem leite de vaca. Ao parecer, tanto o leite materno, como o leite de vaca, têm um hormonio de crescimiento, denominado IGF-1, que faz com que as células se dividam e se reproduzam. A concentraçao é muito mais alta no leite de vaca e lógico, ele é ótimo para os bezerros, nao para os humanos. Leia com atençao a reportagem porque tem muitíssima lógica. A minha acupuntora me confirmou este dado, mas disse que nao é necessário deixar de tomar leite, simplesmente tomar pouco. O meu médico oncologista, me disse pra continuar tomando leite sim, que estas informaçoes carecem de credibilidade e que logo teria problemas de falta de calcio... O fato é que eu adoro leite, sempre tomei muuuito leite (desnatado, com calcio)., entre duas e três canecas diárias e que na minha família nunca ouve casos de câncer de mama. Por via das dúvidas, nao estou tomando... o que faço??

Outra informaçao que tive foi sobre a Graviola. Dizem que é um potente anti-cancerígeno. Alguém sabe onde posso conseguir??

7 comentarios:

Naluh dijo...

Vi, a estória da graviola é furada! Foi alguém que inventou isso e não era nem a fruta, era chá da folha de graviola. Já o leite, eu não sei dizer muito mas vou tentar descobrir mais. Eu conversei com algumas pessoas, uma nutricionista inclusive, e ela acha que não tem nada a ver -e eu sou alérgica a leite!
Beijo e queijo!

anlene gomes dijo...

Virginia, acho perigoso deixar de tomar derivados lácteos. Acho que este tipo de pesquisa tem que ser repetida muitas vezes para que alguma conclusão de peso seja válida e aceitada na comunidade científica. Além disso, esta história das mulheres chinesas sempre entra em todas as explicaçoes. É como a caixa mágica que explica tudo, mas como podemos comprovar? Acho que temos outra cultura e nao vamos mudar nossos gens em uma geraçao ou deixando decomer isso ou aquilo.

Sempre tomei pouco leite e derivados e já tenho a tal osteopenia, embora seja um nível normal para minha idade. Agora tenho que cuidar pra nao aumentar.

Se tivesse que deixar, teria que substituir por alguma alternativa.

Bj e te cuida!

ChantMaria dijo...

Oi Virginia,

que bom que você está se sentindo melhor e que o tratamento já está chegando ao fim.

Nunca ouvi falar nisso do leite, tampouco da graviola. Em todo caso, eu seguiria a opinião do médico.

Beijão e boa semana

Rosangela dijo...

Olá Virgínia,
eu tomava muito leite, muito mesmo. Parei por recomendação da minha Homeopata aqui na Alemanha. A frase que ouvi dela (e de muitos outros) é que quem precisa de leite é bezerro, como você mesma disse. :) E, você sabia, que o ser humano é o único animal a ingerir leite de outra espécie? Eu parei de tomar leite, emagreci e me sinto muito melhor com a vida. Não sei se procede a informação sobre o leite ter um fator que aumenta a chance de se ter câncer. Mas devemos evitar todos os exageros. Todos. Se você consome tanto leite assim, eu acho recomendável mesmo você parar por um tempo. Eu até nem gosto mais como antes. De vez em quando tomo leite ou iogurte, mas agora é uma exceção e não regra na minha alimentação.

Estou torcendo desde o início para a sua recuperação. Boa sorte.

DO dijo...

Acho super importante vc dar estas informações,Virginia.

Qto à graviola,não é dificil de vc achar as folhas dela aqui em SP. Ou são as frutas??

Beijos!!

Elaine dijo...

Oi Virginia! Olha, na casa da minha mãe tem um pé enorme de graviola. Claro que estando do lado de cá do Atlântico,fica parecendo piada, mas se você quizer, te envio as folhas. Saúde, e um grande beijo. Elaine.

Joan Sala dijo...

Virginia, tenho dados sobre o fabricante de cápsulas de Graviola. O endereço do site é:
http://www.sunflower.com.br/espanhol/produtos/home.asp?cod=10
Lá há um endereço de email em que você pode solicitar o local mais próximo de sua residência para adquirí-lo. Boa sorte.