
jueves, diciembre 27, 2007
Um natal muito gostoso...

viernes, diciembre 21, 2007
Ilha deTenerife
Uma vez mais fiz uma verdadeira peregrinaçao pelas agências de viagem online para encontrar um hotel num lugar bom, que fosse confortável e sem te cobrar os olhos da cara. A escolha foi excelente: Hotel de 4* H10 Tenerife Playa. Tinha lido um comentário de um cliente dizendo que o hotel era ótimo e se nos dessem o quarto 818 que era "la leche". Entao quando chegamos, pedimos este quarto. Nao estava disponível, e nos deram o 817 e percebemos que todos os 17 sao os quartos que estao bem na esquina e tem uma vista previlegiada tanto a izquierda (as famosas piscinas de Puerto de la Cruz na foto mais abaixo), como a praia à direita (a qual o 818 tinha como única vista). O melhor de tudo é que o nosso pacote era pra uma categoria inferior, a principio deveríamos ter ficado em outro quarto, pois o 817 é uma junior suite e deveríamos abonar uma diferença. O recepcionista foi com a cara da gente e nao nos cobrou a diferença!!! Quatro dias com meia pensao e ficou praticamente a metade do preço do hotel em Paris, que nao tinha direito nem a café da manha!! Se voltarmos, voltaremos a este mesmo hotel, pois pudemos sair pra caminhar por todo o centro, muito gostoso, sem ter que pegar o carro.
A temperatura da água das piscinas era de 22 e 24º e eu nao me atrevi a entrar, embora os ingleses, alemaes e russos que eram a maioría no hotel, estavam encantados!!
Pra compensar, havia uma jacuzzi com a água a 33º... oh maravilha!!!! Deu pra tomar sol e pegar uma corzinha. A sensaçao de estar esquentando e pegando um bronzeado ao ar livre, sabendo que em Barcelona estava a menos de 5º era reconfortante...rs...
Tivemos sorte e o sol e calor durou três dias. Somente no último dia, choveu muito e a temperatura baixou bastante. Aproveitamos para nao fazer nada, pois Joan já tinha terminado com o trabalho na segunda-feira mesmo. Me perguntaram se ele é arquiteto. Nao, ele é engenheiro industrial, mas o projeto da Universidade é para a construçao de uma área de investigaçao tecnológica que mais ou menos é a especialidade dele (a construçao, nao a investigaçao).
Com a minha câmera fotográfica ando fazendo imagens pra poder transmitir melhor o que as fotos nao sao capazes. Eu filmei do terraço do nosso quarto:
viernes, diciembre 14, 2007
Mamma Mía!!!




- Elizabeth (Elizabeth: The Golden Age), com Cate Blanchett e Clive Owen. Eu amo filmes históricos e Cate Blanchett é uma incrivelmente "buena" atriz (me parece que concorre ao Globo de Ouro este ano).
- Mr. Brooks, com Kevin Costner, Demi Moore, William Hurt. Excelente!!! É um thriller sobre um respeitado ejecutivo e pai de família e ao mesmo tempo um criminoso em série.
- E por último REC, uma produçao espanhola de terror: HORROROSA!!!!!! Pra quem gosta de terror, de passar susto um atrás do outro e ver muito sangue, é um prato cheio, mas para mim, é o que eu mais odeio em matéria de filme (digamos que eu fui "compelida" a vê-lo por uma certa filha cinéfila...rs)
Amanha cedo estamos indo à Tenerife (Islas Canarias) por quatro dias. O Joan foi convidado para participar numa mesa de jurado de um projeto de arquitetura para a Universidade local e vou junto para aproveitar o fim de semana num clima mais ameno, pois o frio aqui anda terrível. Pra ter uma idéia, sao quase 10 da manha e o termômetro marca 0,8º....
Beijos a todos e um excelente fim de semana!!
lunes, diciembre 10, 2007
Nao foi amor a primeira vista...
Nesta segunda vez, fui com a intençao de "captar" essa Paris que enamora ao mundo, essa magia, boemia, poesia, romantismo... e.... me apaixonei!!!
Apesar de fazer muito frio e chover praticamente sem parar, aproveitamos muito. Demorei muito pra encontrar um hotel legal num lugar estratégico e afinal, encontrei o Hotel Le Colbert, da rede Sol Meliá, que fica na esquina da Catedral de Notre Dame e às margens do Rio Senna: melhor impossível, com metrô e trem pertinho e a possibilidade de sair pra passear e jantar pela noite caminhando pelo bairro latino (porque os estudante da Sorbona falavam latin na época medieval)... um lugar cheio de vida, com muitos restaurantes e lojas.
O melhor de tudo mesmo, e eu recomendo, pois é o equivalente ao passeio de gôndola em Veneza, é o jantar num dos Bateaux-Mouches navegando pelo Senna, regado a champagne e vinhos francês e ao som do violino com músicas inesquecíveis ... é realmente mágico...
Após o jantar, voltamos caminhando para o Hotel e tivemos até o prazer de encontrar um grupo de jovens tocando sobre uma das pontes do Senna, o povo cantando, dançando.... e até nós entramos na dança...rs.... Pensei que este é daqueles momentos que na hora H, antes da morte, nos vem à lembrança como um dos momentos inesquecíveis que vivemos....
miércoles, diciembre 05, 2007
Au-revoir, aurrevoire... orrevoarrrrrrr... lo que sea

viernes, noviembre 30, 2007
Matando a saudade da Adriana Calcanhoto


martes, noviembre 27, 2007
James Eduardo

viernes, noviembre 23, 2007

E amanha é sábado de novo... o tempo tá voando...
martes, noviembre 20, 2007
Inverno precoce
Nunca gostei do inverno, sempre preferi o verao, mas por incrível que pareça, estou começando a gostar: é muito mais aconchegante e tem muito mais a ver com a minha forma introspectiva de ser ou seja, bicho do mato... sou uma leonina com ascendente em câncer que adora estar em casa, muito mais que fora dela. Mas até pra passear o inverno é gostoso: é só se abrigar bem e sentir o ar gelado no rosto. Diz o Joan que é "saudável"... rs
Esta semana, por incrível que pareça, nao fui ao cinema. Eu e a minha companheira cinéfila estamos muito ocupadas com os estudos e no fim de semana tivemos outros programas, como por exemplo, o aniversário do Rafa, que nós conhecemos já há alguns anos através do Orkut e batizou-me a mim e a minha prole de "família Happy Flower"...rs....

domingo, noviembre 11, 2007
Barcelona é cultura...

Sábado estivemos visitando a Fundación Miró que fica em Montjuic, uma dos bairros mais bonitos de Barcelona. Por incrível que pareça, vivendo aqui há quase cinco anos, ainda nao tinha visitado nem a exposiçao

A exposiçao temporária que estao fazendo agora chama-se "Un cuerpo sin límites", com representaçoes de nús de vários artistas como Derain, Matisse, Picasso, Bacon, Giacometti, Chagall, Freud (nao é o psicanalista nao...rs...), Magritte, Staël, Klein, Tàpies e é claro, o próprio Miró. Bueno, o que vocês querem que eu diga? pois sou uma "inculta", porque fala sério, pra ver um corpo humano na maioria das pinturas, tería que estar num transe à base de alguma droga muito potente. Sinceramente, Miró demonstrou que tinha um talento incrível já aos oito anos. Até 1918, ele pintava coisas "normais": um corpo, era um corpo. Após este período a coisa foi ficando feia...e nos seus últimos anos de vida, nem se fale. Eu entendo que ele, assim como Picasso e outros, romperam com os estereotipos da época, mas acho que eles acabaram "chutando o balde". Porém, como "gênios" eles podiam fazer o que lhes dessem na telha. Tinha uma pintura gigante que eram maos sujas de tinta e literalmente, tinta jogada na tela (como com um balde).... mas quem sou eu para fazer crítica de arte contemporânea??? Por exemplo, este quadro chama-se "Cabello perseguido por dos planetas" (1968). ... bueno... me atrevo a publicar uma opiniao extremamente pessoal... admiro àqueles que se sentam em frente ao quadro e o analizam, encontram seu significado e admiram o trabalho do autor... mas este realmente, nao é o meu estilo preferido... quem sabe na próxima vida?? Salvador Dalí também e estava "como una cabra", mas acho as suas pinturas surrealistas fantásticas!!
Saindo de lá almoçamos num restaurante que tem uma vista fantástica da zona dos portos de Barcelona (creio que o nome é Miramar)e é claro, do lindo mar Mediterrâneo.
E pra completar o dia, fi-nal-men-te, fui conhecer a igreja Santa Maria del Mar, que é a "protagonista" de um dos melhores livros que eu já li: "La Catedral del Mar", de Ildefonso Falcones. (Durante la boda de Bernat Estanyol y Francesca Esteve aparece el señor del lugar y ejerce su derecho de "pernada" sobre la novia. Como consecuencia de los acontecimientos que este incidente desata, Bernat deberá huir tiempo después con su hijo a la ciudad de Barcelona. Arnau, su hijo, crece en la ciudad, a la sombra de la "catedral del mar", la iglesia de Santa María, que levanta el pueblo llano para todos los barceloneses, y allí vivirá toda suerte de avatares, venganzas, amores, bajas pasiones y desgracias... ) amei o livro, e a "Catedral"....



Acabo de voltar do cinema. Desta vez assistimos "Leones por corderos" (Lions for lambs) dirigido por Robert Redford, com Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Peter Berg, Andrew Gardfield.
viernes, noviembre 09, 2007
Almoço entre brasileiras...
Uma vez, há alguns anos, conheci a Mari pelo Blog (graças a isso estou prestes a ser titia...rs). Através dela, conheci a Cleide. Há poucos meses, fui contatada pela Marília, que estava prestes a vir de Sao Paulo para morar em Barcelona e acabou achando o meu Blog. Nos conhecemos logo que ela chegou. Na quarta-feira, a Marília me apresentou a Patrícia, que também se mudou pra cá este ano. Almoçamos no Shopping L'Illa e matracamos um montao: uma delícia!!! É por isso que eu nao consigo desistir do Blog, pois ele me traz muito mais alegrias que tristezas, graaaaças a Deus!!!

Após o almoço, como nao, peguei um cineminha com a Nathália. Desta vez fomos assistir "Cassandra's dream", o novo filme do Wood Allen, com Hayley Atwell, Colin Farrell, Ewan McGregor, Tom Wilkinson, Sally Hawkins. É da mesma linha do "Match point", (que eu adorei) e trata de ambiçao, ética, moral e consequências irreparáveis... Vale a pena.
martes, noviembre 06, 2007
Brincadeira
1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2ª) Abra-o na página 161;
3ª) Procurar a 5ª frase completa;
4ª) Postar essa frase em seu blog;
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6ª) Repassar para outros 5 blogs.
A minha frase é do livro "A arte da felicidade" (Dalai Lama e Howard C. Cutler):
"Quando geramos uma percepçao profunda da verdadeira natureza da realidade e eliminamos estados mentais conflitivos, tais como a ganância e o ódio, podemos atingir um estado mental totalmente purificado, livre do sofrimento".
Vaaaale, reconheço que trapeceei. Levantei e pequei um livro na estante, porque o livro mais próximo que eu tinha chama-se "Anatomía & Fisiología" de Gary A. Thibodeau e Kevin T. Patton, e a 5ª frase da página 161:
"Los órganos del sistema esquelético, los huesos, se definen por su tamaño, su forma y marcadores especializados y están organizados o agrupados en sus principales divisiones en el capítulo 8."
Tem dó, né???
lunes, noviembre 05, 2007
Início do tempo de hibernar...
Sexta-feira estivemos no Principado de Andorra, onde as estaçoes de esqui, lotadas no inverno, ainda estao vazias, pois nas montanhas somente há um leve toque de neve nos cumes. Em compensaçao, os bosques estao de tirar o fôlego, com suas mil cores...
Domingo, almoço em família em casa...
Tempo excelente também para pegar um cineminha. Esta semana fui ver "Fracture", um thriller psicológico fantástico. Nao se podia esperar menos, com Anthony Hopkins e Ryan Gosling. Excelente!!
lunes, octubre 29, 2007

Promesas del Este" (Eastern promises- Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel) é um dos filmes que eu assisti com a Nath nos últimos dias. É sobre o envolvimento de uma parteira com a mafia russa em Londres. Uma estória bastante crua e humana. Gostei.

Estes dias lia uma reportagem numa revista de cinema, sobre as atrizes com mais de 40 anos. A Nicole Kidman é uma das poucas que tem trabalhado com regularidade. Outras, como Sandra Bullock (43), Meg Ryan (44), Demi Moore (45) ou inclusive a Julia Roberts (40?), aparecem de veeeez em quando. As que estao beirando os 50 entao, nem se fale... Enquanto isso, os coroas de 40, 50, 60 ou mais, continuam fazendo o papel de mocinho... mundo machista total...
Alguns domingos, o Joan vai com a filha almoçar na mae dele e eu vou almoçar com as minhas filhas. Ontem foi um deles. A Nath preparou o primeiro feijao dela pra mim. Em troca, eu levei a furadeira (e vinho) para pendurar cortinas, quadros e montar uma escrivaninha pro quarto dela... dominguinho produtivo. Sábado montei sozinha uma "libreria", uma estante para por os meus livros aqui no meu cantinho. Hoje, "agujetas" (dores musculares...rs... já aprendi) por todas partes.
Fim de mês, prazo limite para a entrega de trabalhos... vamos lá, maos à obra!
E pra vocês, uma excelente semana!
martes, octubre 23, 2007
Amar aprender...
Minha vida até entao era bastante movida... e continuou sendo: comecei o primeiro ano numa escola do Itaim Bibi, pois estava morando com o meu pai e a minha madrasta bruxa entao. Como o meu pai descubriu que eu nao podia chegar perto dele que ela vinha por trás e me beliscava pra eu sair de perto e me mantinha trancada num quarto o dia inteiro, ele ficou com "dó" e me mandou pra casa da minha tia, irma dele, na metade do curso. Entao, pra ir à escola, eu "viajava" de ônibus desde o Jd Sta. Branca, em Santo Amaro, até o Itaim, todos os dias. Peguei sarampo, fiquei um mês sem assistir às aulas e quase perdi o ano por faltas, mas a minha professora, Dona Bernadete, gostava muito de mim e falou pra minha mae que eu era a melhor aluna e nao ia me deixar repetir.
Na segunda série, mudança de escola, pra mas perto de casa: Igreja Verde. Ia andando, todos os dias, sozinha. Os meu primos estudavam em outra escola, municipal, que era muito mais legal e eu era louca pra estudar com eles. Neste ano, outra mudança de casa: fui morar com o meu tio, irmao do meu pai, mas continuei na mesma escola.
Terceira série, finalmente fui para a escola municipal que eu tanto queria, mas, na metade do ano, por motivos de trabalho do meu tio, tivemos que mudar-nos para o interior de Sao Paulo e toca na metade da terceira série, mudar de casa, cidade e escola de novo.
Na nova cidade, muito legal: os tres melhores alunos de cada classe ganhavam um premio em dinheiro do prefeito, numa caderneta de poupança e eu recém chegada, acabei ficando em segundo lugar e tive a minha poupança aberta. Pensei que ficaria nesta escola até me "formar", mas houve mudanças na secretaria de ensino e na 5ª série tive que começar em outra escola, estadual, mas próxima de casa. Sempre estudei em escola pública, e o nivel de ensino era comoo vocês já sabem e talvez por isso, nunca foi difícil ser a melhor aluna. Por motivos religiosos, nao tive nenhum incentivo para continuar estudando o colegial e só fui fazê-lo anos mais tarde, depois de casar e ter as minhas filhas. A idéia de fazer uma faculdade era entao, bastante complicada com duas filhas pequenas.
Quando me mudei para Mallorca, e as meninas já nao eram "tao" pequenas, resolvi me arriscar e prestar o vestibular para maiores de 25 anos. Todos diziam que era uma loucura, que a grande maioria reprovava. Eu nunca tinha estudado espanhol, nem história da Espanha, muito menos catalao, idioma do exame, nem literatura, arte, etc, etc.... Estudei tanto, mas tanto, mas tanto que no dia do exame, me sentia como uma esponja completamente enxarcada... nao cabia nem uma gota mais... Me senti a "zebra" no meio daquela sala lotada de espanhois e me perguntei: "o que é que eu estou fazendo aqui???"... tremia tanto que a minha letra saia horrível.... Exames de "Cultura Geral" onde entrava literatura e gramática catalana, entre outras coisas, " Lógica", lingua estranjeira (Inglês) e um exame específico sobre o curso que eu queria fazer, "Psicologia" e "Comentário de Texto", que pontuava mais. Nos avisaram que nao admitiam erros de gramática, pois quem nao sabia escrever, nao podia cursar uma faculdade e que se eles encontravam qualquer erro, nem se davam ao trabalho de continuar lendo: lixo.... ho...
Durante todos os meses que estive me preparando para os exames, mentalizei que eu ia aprovar. Imaginava o meu nome da lista dos aprovados. Quando alguém me dizia "e se....vc nao aprovar", eu dia que nao existia esta possibilidade: nunca pensei "e se..." eu pensava "quando eu aprovar"... me diziam que em caso contrário, a decepçao seria muito grande.... mas eu nao admitia pensar nesta possibilidade.
Demorou pra sair o resultado... ai como demorou. Um dia a minha prima, que também tinha feito o exame, me ligou dizendo que os resultados tinha saído e estavam expostos no campus. Peguei meu carro e sai voando pra lá, com um nó na garganta do tamanho de um bonde... e no meio de todos os nomes de espanhois com seus números de identificaçao espanhois, lá estava o meu... Voltei pra casa chorando, chorando durante todo o caminho e agradecendo, agradecendo... e agradecendo... Foi assim que comecei minha faculdade de Psicologia numa universidade estrangeira....
Hoje estou encarando um novo desafio. Ontem a minha filha me perguntou onde estava com a cabeça de me meter a estudar Medicina Chinesa: eu amo o que estou estudando!! Estudar o corpo humano me deixa verdadeiramente assombrada: nós somos um milagre!!! Vocês sabem todo o processo e mobilizaçao necessários tao somente para mover o nosso dedo mindinho???? e o nosso coraçao continua batendo, continuamos respirando, estejamos conscientes disso ou nao... Nao existe máquina mais complexa nem mais maravilhosa... e sinceramente, nao posso entender como alguém pode acreditar que isso é uma obra do acaso... "Quem" projetou esse milagre que somos nós, é Graaaaande.... muito "Grande"...
lunes, octubre 22, 2007
Um dia "D"
Há 5 anos atrás, neste mesmo dia, começava uma mudança radical na minha vida. Uma ilusao mais que no final nao se viu cumprida: os nossos sonhos geralmente vao muito além da realidade... mas nao me arrependo, pois tudo o que viví, todos os momentos, bons ou maus, nao tem preço e à custa de decisoes tomadas por mim mesma, aprendi... A única coisa que eu "apagaria", seria a dor, sentida e causada.... porque nao sei o que dói mais, se ser machucado ou machucar... porém, sem a dor: como vamos aprender??
jueves, octubre 18, 2007
Principios Inspiradores de una Filosofía Personal de Vida
- Busca en ti mismo la fuerza del propósito, la fe en la propia regeneración. Tu divinidad te espera. Esfuérzate en hallarla y actualizarla.
- Practica en todo momento la religión universal del bien sin distinción de creencias, de clases, de partidos, de intereses, de nacionalidades, de razas, de reinos de la naturaleza.
- Relega al olvido tus faltas y limitaciones pasadas, para renacer con renovados estímulos a una vida mejor. Entonces, tácitamente serás merecedor de la invisible ayuda.
- Practica la simpatía y adquiere el hábito del contento a través de todas las circunstancias. Decídete a realizar el leve esfuerzo de prescindir de los pequeños defectos. Lucha con todas tus fuerzas contra la depresión, la tristeza, el tedio, el mal humor. Combate los métodos dominantes de acritud y grosería e imponte la condición de ser siempre y con todo el mundo, amable.
- Procura dar todas las facilidades posibles a los demás. Ayúdalos a descubrir su camino más noble y a seguirlo. Haz de la generosidad de pensamiento y acción tu ley silenciosa.
- Proponte firmemente no censurar a nadie, ni aún de pensamiento. ¿Qué sabemos de las verdaderas causas de los actos ajenos?. Esfuérzate por el contrario, en comprender.
- Adopta una divisa solar de alegría, a todas horas. Entonces la luz oculta que guía el mundo te la incrementará y te sorprenderán a ti mismo los resultados.
- Procura no auto-exaltarte ni auto-compadecerte. O sea, no pensar demasiado en ti mismo, si no es con el fin de perfeccionarte.
- Invoca la armonía como fórmula de salud integral, de equilibrio del cuerpo y del espíritu. Porque la armonía es la ley suprema del Universo.
- Irradia con humildad tu mensaje viviente de belleza, de espiritualidad y de paz, en un mundo atormentado, materializado, desorientado. Él necesita de tu eficaz contribución. Ofrécesela. Ofrécele tu mente positiva, tu cuerpo puro, tu aura armoniosa, tu contentamiento irradiante, tu fe sin límites en la bondad de la vida y en las leyes que conducen a un alto fin, la evolución humana.
Venerable Kalu Rimpoche
lunes, octubre 15, 2007
Filmes e mais filmes


Na quarta assisti "Un Plan brillante" (Flawless), com Michael Caine e Demi Moore. Ambientada nos anos 60, vale a pena pela atuaçao do Michael Caine e pela trama bastante bem montada, com suspense até o final.
Outros filmes das últimas semanas:

"La extraña que hay en tí" (The brave one), com a maravilhosa Jodie Foster, achei excelente. Ela faz o papel de uma locutora de rádio de Nova York que sofre um ataque brutal num parque, onde o noivo morre e la fica em côma. Quando ela se recupera, converte-se numa justiceira.

"La gran estafa" (The Hoax), com Richard Gere, também muito boa, sobre o escritor Clifford Irving que inventa que está escrevendo as memórias do Howard Hughes (ainda estava vivo e desaparecido) e realmente escreve o livro, para conseguir popularidade.
Agora tem dois que estou morrendo de vontade de assistir: "La huella" (Sleuth), com Michael Caine e Jude Law e "Promesas del Este" (Eastern promises) com Viggo Mortensen e Naomi Watts... Naaaaaaaaath, vamos???? rs...