lunes, junio 25, 2007

Ser imigrante (legal) na Espanha

Nem tudo sao flores, mas também nem tudo sao espinhos...
Estou cansada de ver gente reclamando de tudo e de todos pelo fato de ser imigrante aqui na Espanha. Eu nao tive que passar pelo que passa a maioria dos imigrantes com a burocracia para conseguir um visto de residência ou um "permiso de trabalho", pois logo que cheguei, a primeira coisa que fiz foi pedir a minha cidadania espanhola, pois os filhos de espanhois sao considerados "españoles de hecho". Esperei 11 meses e já tinha nas maos a minha "certidao de nascimento" espanhola. Entretanto, tive que correr atrás de papeis para as minhas filhas poderem vir morar comigo e sim que houve burocracia e incompetencia por parte dos funcionarios públicos que informaram mal, algum mal educado (que é uma exceçao, nao a regra), coisa típica de funcionário público em qualquer parte do mundo.
O que eu gostaria de falar é uma coisa que para mim é incrível. Minha filha, imigrante com permiso de residencia, conseguiu entrar no melhor curso de comunicaciones audiovisuales do país, para o qual a nota de corte era mais alta que para entrar em Medicina, sabem por quê? justamente por ela ser extranjeira. Certo, ela fez o vestibular e passou, mas apesar de ela conseguir uma boa nota, nao conseguiu a tal nota super alta, mas mesmo assim ela conseguiu entrar no curso porque havia uma única vaga reservada para extranjeiros (nao integrante da comunidade europeia). Vale. No Brasil, quanto custaria estudar na melhor faculdade um curso como este? Nao tenho nem idéia, mas em qualquer faculdade privada, uma fortuna, com certeza e em uma pública, quem consegue entrar??? Onde ela está é semi-privada, ou seja, o governo banca uma parte e o custo de um ano de curso é de uns 900 euros. Só que, mesmo ela sendo "imigrante", ela tem direito a pedir bolsa. Sim senhor, e com boas notas, este ano, ao invés de pagar para estudar, ela é que foi paga para estudar!! Deram uma bolsa para livros e transporte e nao teve que pagar nada!!!

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Uhuuuu viva eu!!

Anónimo dijo...

Que bom Virginia, fico muito feliz por vocês! Aqui a coisa é mais difícil...

bjos

Anónimo dijo...

Olá Virgínia!! Deixei um recado em seu blogger pela manhã, mas ao retornar agora à noite, percebi que o mesmo não consta. Gostaria de me certificar se foi apagado ou se você não o recebeu. Talvez não tenha gostado, se for este o caso peço desculpas.
Atenciosamente. Juliana/ Belo Horizonte-MG
julianamarinho19@hotmail.com

Gladys dijo...

Olá Virgínia, também sou Paulistana com doble nacionalidad española, pretendo ir para a España, estou providenciando a documentação necessária, para meu marido e filhinho, como é para entrar, e para conseguir emprego....por favor me escreva...abraços Gladys dominguezgla@gmail.com